Fórmula 1: Racing Point considerada culpada
A Racing Point foi multada em 400.000 euros e vai sofrer uma dedução de 15 pontos no campeonato de construtores após ter perdido o protesto da Renault contra as condutas de arrefecimento de travões do Racing Point RP20. De recordar que a Renaut interpôs protestos contra a Racing Point nos Grandes Prémios da Estíria, Hungria e Grã-Bretanha, e a FIA decidiu juntá-los e dar o seu veredicto após aturadas investigações.
Após a reunião dos Comissários Desportivos, na quarta-feira, o veredicto da FIA foi hoje conhecido, com a Racing Point a ser considerada culpada. A FIA decidiu multar a Racing Point em 200.000 euros por cada carro inscrito no Grande Prémio da Estíria, e deduziram 7,5 pontos por carro, dizendo que relativamente aos dois Grandes Prémios seguintes, também protestados, a penalização inicial era “proporcional à violação do processo de concepção, que levou à violação dos regulamentos e que a sanção é suficiente para o Grande Prémio da Hungria e para o Grande Prémio da Grã-Bretanha”. Como se percebe, a pena é aplicada à Estíria, nos dois seguintes a Racing Point teve apenas uma reprimenda.
Esta penalização em pontos faz cair a Racing Point um lugar, passando a estar cinco pontos atrás da Renault, no campeonato dos construtores. Pelos vistos, a Racing Point vai continuar a utilizar os componentes.
Uma desclassificação foi excluída porque a violação do desenho quebrou apenas o Regulamento Desportivo e não o Regulamento Técnico.
O protesto da Renault teve como base as condutas de arrefecimento de travões, que se tornaram uma ‘peça listada’, componentes que uma equipa deve projetar, para a época de 2020. Isto criou uma situação invulgar, pois embora os regulamentos proíbam expressamente a troca de peças ou dados de desenho para ‘peças listadas’ entre concorrentes, em 2019 isso era legal. A Racing Point adquiriu as informações sobre as condutas de travão do Mercedes W10 de 2019 no ano passado e argumentou que utilizou essa informação para conceber os seus próprios componentes, a partir do zero. Mas, recebeu dados CAD da Mercedes. Basicamente, o mais difícil estava feito!
Os Comissários Desportivos decidiram que isto era legal, mas disseram que a Racing Point sabia que a concepção das condutas de travão para 2020 seria vista como ‘peças listadas’, por isso, “não podia ser concebida utilizando os modelos CAD das condutas de travão do W10 da Mercedes”. Com mais pormenor, o atual desenho das condutas de travão dianteira do Racing Point foi considerado uma evolução do que a equipa correu o ano passado, mas a FIA concluiu que o conceito da traseira do RP20 se baseava no que a Mercedes tinha produzido.
Foi também ordenado à Mercedes que fornecesse as condutas de travão dianteiras e traseiras do seu W10 para que os Comissários pudessem fazer uma comparação com as peças do RP20, mas a equipa vencedora do campeonato em 2019 foi ilibada de qualquer consequência.
A Racing Point tem agora 24 horas para decidir se apela da decisão ou não.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Karl Ragnini
7 Agosto, 2020 at 11:16
Era demasiado obvio! a Mercedes sabia o negócio que estava a fazer, pelo que deveria também ser penalizada, masss…..
Miguel Patrício
7 Agosto, 2020 at 11:34
Exactamente, se a Mercedes disponibilizou esses dados à Racing Point deveria ser penalizada tambem, porque se a Racing Point os obteve de forma legal, entao teve a colaboração da Mercedes. Em graus diferentes mas ambos culpados, embora qualquer penalização atribuida à Mercedes seja irrelevante devido á sua supremacia.
Mas atenção, não será só os travões, há mais……
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 11:35
Mas a Mercedes devia ser penalizada porque? Se a Mercedes forneceu os desenhos em 2019 quando o mesmo era permitido, exactamente como a Ferrari fez com a Hass e se as condutas passaram a fazer parte das peças listadas em 2020, a RP é que não devia ter usado as peças este ano, mesmo não sendo iguais, note-se que a FIA diz que são uma evolução não exactamente iguais, logo que culpa tem a Mercedes? É exactamente como se a Hass continua-se a usar as condutas fornecidas pela Ferrari apesar de ter passado a ser proibido, que culpa tinha a Ferrari?
speedy68
7 Agosto, 2020 at 12:22
Pois é, será o mesmo caso com a Haas ? aturar a frustração dos Ferrarístas dá-me um gozo, por causa da total falta de coerência e de argumentos … e o acordo a respeito dos motores do ano passado ? quem tem telhado de vidro, não devia atirar pedras 🥴🥴🥴
Paulo Garcia
7 Agosto, 2020 at 17:23
Peço desculpa, mas não tinha lido o seu comentário
João Bernardo
7 Agosto, 2020 at 11:37
a mercedes fez o negocio em 2019 tudo legal, a RP é que utilizou em 2020 o que ficou ilegal da parte da RP, não da Mercedes
mariojscosta
7 Agosto, 2020 at 13:18
Mas a Mercedes fez o negócio com a Racing Point em 2019 quando era possível comprar esta peça por outras equipas.
Paulo Garcia
7 Agosto, 2020 at 17:22
E a Haas quando apareceu?
deltaswptgmail-com
7 Agosto, 2020 at 11:54
Esta decisão da FIA é uma vergonha. Claro que eu imaginava que nem fossem penalizar o que quer que seja mas, poderem utilizar na mesma os componentes? Punem apenas para 1ª corrida? E à Mercedes não acontece nada?
A F1 merecia que a Renault e a Honda saíssem deste circo!
Korpios
7 Agosto, 2020 at 11:56
Que penalização de merd. Recuperam esses pontos rápido.
Formula Mercedes
simr
7 Agosto, 2020 at 12:12
Quem costuma ser copiado costuma reclamar neste caso a Mercedes nunca protestou, porque será?
jo baue
7 Agosto, 2020 at 12:20
A trafulhice foi tão grande que a FIA, q eles dominam, através do Tombazis teve a pouca vergonha de dizer em publicoque se esqueceu de verificar as entradas de ar dos RP em março !!
Murray Walker
7 Agosto, 2020 at 23:35
Tem toda a lógica. O Dream Team da Ferrari (Todt, Tombaziz, Brawn) mudaram de equipa. Traidores!
gearless02
7 Agosto, 2020 at 12:15
É ilegal… são multados… são penalizados em pontos… mas podem continuar a usar os componentes…nem por cá se conseguia fazer melhor!!
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 12:33
Pois mas foram multados e penalizados, já a Ferrari com os motores ilegais o ano passado foi penalizada em quê mesmo?
gearless02
7 Agosto, 2020 at 12:43
leia lá a notícia de novo e perceba de que equipa se trata…
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 12:47
Por aquilo que leio na notícia, nem devia ter sido penalizada.
ManelDasBombas
7 Agosto, 2020 at 13:49
Há pessoas idiotas, e depois há pessoas como você.
A Ferrari não foi penalizada? Como é que explica a perda de performance dos motores do ano passado para este ano, quando não eram permitidas actualizações?
Acha mesmo que a Ferrari passou pelos pingos da chuva nesse caso? Está à vista de toda a gente, só não vê quem não quer. A Ferrari foi penalizada, apenas o acordo não foi tornado publico, mas as consequências são evidentes.
Campos
7 Agosto, 2020 at 14:39
Muito bem escrito. Certamente que motor “ilegal” no carro deste ano e a Ferrari estava a lutar de igual para igual com a Mercedes!
Pois o carro foi projectado para uma determinada potência da UM e de repente essa potencia diminuiu e a performance do carro é que vemos nos GP`s até agora disputados.
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 17:56
Manda muitas bombas mas acerta pouco, se a Ferrari estava ilegal como está a vista de todos, tinha que ser multada e sofrer perda de pontos e com isso perda de lugares no mundial, e com isso dinheiro que iria para outras equipas e ainda perdia performance, entendeu? Ou é preciso fazer um desenho?
ManelDasBombas
7 Agosto, 2020 at 18:55
Não é preciso fazer desenhos, é só comprar a outra equipa…
Lá por a Ferrari não ter sido formalmente penalizada, não significa que qualquer outra equipa que cometa ilegalidades não o deva ser.
A FIA não fez boa figura no primeiro caso, concordo em absoluto, mas agora fez ainda pior!
Mas para alguns, como você, só há problema quando é a Ferrari o prevaricador. Já quando são os outros, tudo é desculpavel porque a Ferrari fez isto e a Ferrari fez aquilo.
Faz lembrar os adeptos de futebol, quando uma equipa é apanhada em trafulhisses não pode ser castigada porque outro qualquer fez parecido e não aconteceu nada…
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 20:19
Não podia estar mais enganado, em todos os comentários que faço quando esta em causa ilegalidades sempre disse, está ilegal penalize-se MAS SEJA QUEM FOR, tenho duvidas que outros comentadores (mais avermelhados) digam o mesmo, basta ver quantos apontam o dedo a FIA por ter feito parte do que lhe competia, mas os avermelhados cá do burgo queriam que continuasse tudo na mesma para “haver mais luta” pensamento estúpido, veja lá um video publicado mais abaixo pelo José Marquez e diga o que acha das entradas de ar dos Hass e dos Alpha Tauri, e aqui a comparação não é do ano passado para este mas sim de carros todos deste ano.
[email protected]
8 Agosto, 2020 at 1:10
Não desenhe nada por favor! Você nem a escrever se faz entender quanto mais a desenhar!
Cágado1
7 Agosto, 2020 at 12:27
O título é um bocado ilusório. Na realidade foi uma decisão salomónica, a RP copiou, mas pode continuar a usar; violaram o regulamento desportivo, mas não o técnico. Que grande trapalhada! Ou violaram, ou não violaram; ou é ilegal e não podem continuar a usar,. ou é legal e podem continuar a usar. Tentar descalçar a bota deixando toda a gente feliz normalmente não deixa ninguém feliz. Pelo que leio, se violaram um e não violaram o outro, há um buraco na sua escrita, no seu alinhamento. A culpa é da FIA e não tem de penalizar ninguém. Ainda que, como dizem, a técnica tenha permitido à RP desviar recursos para outra área e recolher daí benefícios.
Para os inúmeros foristas que disseram desde o início que sabiam que as peças eram cópias, faço notar que o que diz o acórdão é que ficou provado que as condutas da frente não são cópias e que as de trás não são também uma cópia, mas uma evolução pequena do desenho que não podia ter sido feita sem acesso a este. Revejam lá os vosso conceitos e recalibrem a visão raios-x. Saltar para conclusões sem ter todos os dados nunca foi uma boa ideia.
Rúben Bruno Jesus
7 Agosto, 2020 at 12:52
Você deu 1 tiro nos pés! “Com mais pormenor, o atual desenho das condutas de travão dianteira do Racing Point foi considerado uma evolução do que a equipa correu o ano passado, mas a FIA concluiu que o conceito da traseira do RP20 se baseava no que a Mercedes tinha produzido” . Por ser uma evolução não quer dizer que não tenham tirado partido da concepção=acto de conceder, dos Mercedes ou seja é uma “cópia sim” mas com evolução! Caso contrário não seriam penalizados.
Cágado1
7 Agosto, 2020 at 13:39
Não tenho mesmo paciência, para quem torna o debate numa disputa. Eu não ando aos tiros com ninguém, quanto mais nos meus próprios pés.
Um cópia é por definição igual. Se é evolução, não é igual, portanto não é cópia. O que foi considerado foi como sendo baseado em propriedade intelectual da Mercedes e como tal não podia ser feito.
jo baue
7 Agosto, 2020 at 12:29
Se no ano passado receberam os desenhos das tomadas de ar da MB ( e os trafulhas a gozarem o pagode com a estória das fotografias) porque era permitido, nao quer dizer q o pudessem usar este ano pois o projecto é da MB , é fruto do trabalho em CAD desenvolvido pelos técnicos desta !!
Cágado1
7 Agosto, 2020 at 12:41
Os “trafulhas”nunca argumentaram com as fotos para as condutas de ar dos travões, apenas para o resto. Quanto às condutas o que disseram foi que tinham 866 desenhos delas que provavam que eram seu projecto. Isto foi na maioria comprovado, só que se provou tb que as traseiras foram feitas com base nas traseiras da Mercedes, ainda que desenvolvidas posteriormente. Não são cópias, mas beneficiaram de R&D de outros, o que foi considerado ilegal.
Lisboa
7 Agosto, 2020 at 12:58
Esta penalização vai ser apenas o princípio, a Renault está a preparar-se para exigir a total investigação aos Racing Point, centímetro a centímetro, tal como aconteceu à McLaren em 2007.
A Racing Point vai acabar por ser excluída (em relação aos pontos para o Mundial de Construtores) e pagar ainda muito mais em termos de indemnização e será obrigada a mudar o carro ainda este ano.
Com isso, o Perez que fique descansado que vai permanecer na RP, mas agora a lutar com a Williams.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
7 Agosto, 2020 at 15:19
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos
[email protected]
8 Agosto, 2020 at 1:16
Eu investigava tb a Mercedes e acabava de vez com a F1 actual para a fazer renascer competitiva como era antes. Isto é igual ao wrestling.
Jose Marques
7 Agosto, 2020 at 13:05
Prezados…
Vejam o vídeo da notícia oficial da explicação da penalização. https://www.formula1.com/en/latest/article.breaking-racing-point-deducted-15-points-and-fined-heavily-as-renault.7j9tsLSAm7rXnWHxH1Uy9c.html
Ou eu estou cego ou então maluco, mas a comparação dos dutos está mais clara a cópia da HAAS e da Alpha Tauri para com as suas congêneres Ferrari e Red Bull do que RP com a Mercedes…
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 13:32
Muito bom o vídeo, se os RP são “iguais” o que dizer dos Hass e Alpha Tauri, vamos ver o que dizem os entendidos…..
Jose Marques
7 Agosto, 2020 at 13:53
A explicação do próprio comentador do vídeo diz que o da RP é notoriamente uma cópia da Mercedes de 2019 e que as soluções da Haas e Alpha Tauri são cópias dos conceitos, mas claramente são distintos da origem… por isso disse que eu devo estar cego ou maluco.
João Pires Antunes
7 Agosto, 2020 at 15:04
A Mercedes deveria ser penalizada em muitos milhões, assim como a Racing Point. 400.000€ para o Stroll sãotrocos, e 15 pontos (7,5 por carro) é ridículo. Na próxima prova já ultrapassam putra vez a Renault. Assim, tal como aquando de outras ilegalidades, vale a pena prevaricar.
inoferreira
7 Agosto, 2020 at 15:30
Eu acho que mesmo sem ter qulaquer tipo de culpa a Mercedes devia ser irradiada para sempre da F1.
[email protected]
8 Agosto, 2020 at 1:18
E você deste fórum!