GP 70º Aniversário F1: Grande vitória de Max Verstappen
Max Verstappen termina com o domínio Mercedes! O holandês superou os Mercedes e assegurou a sua primeira vitória de F1 de 2020, no Grande Prémio do 70º Aniversário da Fórmula 1. Lewis Hamilton foi segundo, na frente de Valtteri Bottas, depois de passar o seu colega de equipa já perto do fim da corrida. Charles Leclerc (Ferrari) foi quarto na frente de Alex Albon (Red Bull). A Pirelli tinha razão e trazer pneus mais macios para esta segunda corrida de Silverstone, já que a corrida foi bastante animada.
Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) obteve uma sensacional vitória em Silvertsone ao escolher uma estratégia completamente diferente do resto do pelotão ao arrancar para a corrida com pneus duros, e mesmo tendo que se sobrepor ao engenheiro, que lhe pedir para diminuir o andamento por causa do aquecimento dos pneus, o holandês respondeu-lhe que não queria guiar como uma Avó e assim fez. Basicamente, o holandês não quis pilotar como uma Senhora com a idade do Grande Prémio que deu o nome a esta corrida: 70º Aniversário!
Verstappen prolongou ao máximo a primeira paragem nas boxes, quando liderava porque os dois Mercedes já tinham trocado de pneus, quando regressou foi passado por Valtteri Bottas, mas por pouco tempo, depressa se desenvencilhando do finlandês, rumando a uma sensacional vitória na primeira corrida do ano que não é ganha pela Mercedes.
Enquanto o Bottas e o Hamilton trocaram para os pneus duros nas voltas 13 e 14, respetivamente, Max Verstappen ficou em pista até à volta 25, afastando-se dos Mercedes, uma vez que estes começaram rapidamente a ter dificuldades com os seus pneus novos. Resumindo, a tática da Red Bull resultou na perfeição.
Lewis Hamilton venceu a sua luta particular com Valtteri Bottas, ao passar o finlandês a duas voltas do fim, depois de ter trocado de pneus quando liderava a corrida, já perto do fim, caindo para quarto. Ainda foi a tempo de recuperar chegando ao segundo lugar, mas já sem ‘voltas’ para ir buscar Max Verstappen, que só esteve seis voltas com os pneus médios, voltando novamente aos duros.
O facto do Verstappen ter sido o único piloto do top 10 a começar a corrida com os pneus duros, foi uma decisão que se revelou crucial, uma vez que tanto o homem da pole, Valtteri Bottas como Lewis Hamilton, tiveram problemas com os pneus de composto médios. Seja como for, esta estratégia só resultou, por causa de um piloto como Verstappen.
Bottas foi terceiro depois de não ter conseguido manter o seu companheiro de equipa atrás de si, já que tinha pneus 10 voltas mais ‘velhos’. Muitos problemas teve a Mercedes com as bolhas nos pneus. Correr com muito calor é uma oportunidade para os adversários da Mercedes.
Charles Leclerc (Ferrari) terminou a corrida no quarto lugar, à frente do Red Bull de Alex Albon e do Racing Point de Lance Stroll. O seu companheiro de equipa, Nico Hulkenberg, partiu do terceiro lugar, mas ainda não foi desta que conseguiu um pódio. Foi sétimo, uma posição muito digna para quem esteve de fora tanto tempo.
Os Racing Point de Lance Stroll e Nico Hulkenberg terminaram em 6º e 7º lugares, respetivamente, com o alemão a cair para trás de Stroll depois de um pit stop tardio. Segundo a equipa comunicou no Twitter, sentia vibrações e sem a paragem nas boxes poderia não terminar a corrida.
Esteban Ocon foi o único Renault nos pontos, ao terminar no oitavo lugar, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo ter feito um pião e caído significativamente na classificação, terminando apenas na 14ª posição. Lando Norris (McLaren) e Daniil Kvyat (AlphaTauri) fecharam o top 10 dos lugares pontuáveis.
Pode parecer estranho, mas ainda não tínhamos falado de Sebastian Vettel! Foi mais um dia triste para o alemão. Partiu em 11º, terminou a corrida em 12º. Dez um pião na primeira volta depois de passar por um corretor, caiu para o fundo do pelotão. Pouco mais se ouviu falar dele, a não ser a repreender a equipa por uma questão de estratégia.
Carlos Sainz foi 13º depois duma corrida muito modesta para quem tem nas mãos um McLaren. Kimi Raikkonen subiu até ao 15º lugar depois de ter começado a corrida em 20º. Logo a seguir ficou colocado o Haas de Romain Grosjean. Kevin Magnussen abandonou. Antonio Giovinazzi 17º, enquanto que o duo da Williams, George Russell e Nicholas Latifi, fecharam o pelotão.
Mais informação dentro de momentos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Alguém pode explicar porque é o Hulkenberg foi às boxes uma terceira vez e o Stroll não?
Não sei explicar. Pareceu-me uma estupidez!
Porque o Hulk queixou-se de forte vibração na traseira e pelos vistos o Stroll não.
Problemas físicos, pescoço provavelmente (?), já nos treinos falou dessa hipótese. Lembrar q nunca se conseguiu afastar do filho do papá, jamais 2 segundos de diferença.
Na transmissão da RTL perguntaram ainda durante a corrida ao Otmar Szafnauer o porquê da paragem extra e ele disse que o Hulk queixou-se de forte vibração na traseira e a equipa não quis arriscar.
Entao já agora o Nico Rosberg e o Danner riram-se quando o Wasser lhes pediu opiniao
Eu apenas estou a dizer o que ouvi, o Nico queixou-se de forte vibração na esquerda traseira e é fácil comprovar quem tiver RTL é só puxar atrás e ouvir, volta 47.
YESSSS!!!
Grande corrida, grande vitória do Max. Deu para ver que a única equipa capaz de derrotar hoje a Mercedes foi a “equipa pirelli”. Cumprimentos
Sim, a mesma Pirelli que à uns anos atras (julgo 2012011) permitiu uns testes de pneus exclusivamente para a Mercedes (logo a seguir so G P Barcelona), tipo secretos, quando nao eram permitidos.
Se eram secretos como e que sabes disso?
ahahah Testes? Quais testes?, é tudo teorias da conspiração, se o hexa campeao, modelo de virtudes , até estava nas américas nessas datas, e alem do mais nao usa capacetes e fatos de competição brancos ….?
Pensei que era a noticia a dizer que tinham mesmo feito os testes, fiquei desapontado oh
https://www.google.com/amp/s/www.record.pt/modalidades/motores/formula-1/amp/mercedes-em-tribunal-devido-a-teste-com-pirelli-826029
Oh!
E deu o que isso mesmo? Bola…esperem la…tambem controlam os tribunais…pois e esqueci-me oh
Mas obrigado pelo trabalho de ir buscar uma noticia que eu ja sabia…valeu pela tentativa
https://www.google.com/amp/s/www.f1mania.net/f1/57995-fia-conclui-que-mercedes-obteve-vantagem-injusta-com-testes-com-a-pirelli/
Amigo deu bola isso… ja tinha dito no post anterior ….esquece la isso, testes secretos como voces dizem ta a f1 cheia…descansa bem de noite.
Primeiro estas em negação, depois afinal havia testes mas deu em nada, depois houve penalização mas continua a não a haver nada… enfim, um típico fan da Mercedes, nada de novo…
Não sou so eu, consulta o As, quanto ao suposto secretismo, e como tudo, devis srr mas nao foi, ” cambada ” de jornalistas heim.
Mas espera foi esse teste que deu 7 anos de porrada da mercedes nos outros? Queres falar desse tipo de coisas? E que a mercedes ainda fica a dever e muito a redbull e ferrari… queres mesmo ir por ai? E outra coisa eu quando falo de alguma coisa e porque sei as coisas escusas de procurar noticias amigo, deu bola e a unica coisa que me importa, se no passado coisas piores nao importaram porque e que me vou importar agora? Calma…e comprimido debaixo da lingua mais 2 anos pelo menos …te logo
Sem espinhas, sempre a fundo, tal como a F1 devia de ser…
A Mercedes ainda nem sabe o que lhe aconteceu. Claramente alguma coisa falhou para os pneus falharem assim tanto. Até o Leclerc com mais não sei quantas voltas É um carro muitíssimo inferior conseguiu acompanhar o Bottas durante várias voltas. De qualquer forma para a semana devem voltar à normalidade e conseguir as duas primeiras posições.
Fantástica corrida do Verstappen, a demonstrar porque é considerado o mais forte piloto do grid! Até levou o Hamilton à beira de um ataque de nervos, o tal que dizia que queria mais competição…mas revelou o seu já habitual mau perder questionando em direto via rádio, a legalidade da pressão dos pneus do Red Bull. A cara do Toto (dono disto tudo) no final da corrida dizia tudo, ainda o vemos a ir directo ao departamento da Pirelli ou Liberty Media, exigir a mudança dos compostos.
O “wingman” da Mercedes, lá teve de parar mais cedo para escudar o Verstappen…depois viu-se no que deu. Ainda por cima sabendo de ante mão, que os Red Bull estariam a gerir melhor o desgaste dos pneus.
Ele não parou para escudar Verstappen, ele parou porque a Mercedes quis… não foi por Verstappen ter parado, foi apenas coincidência terem parado juntos
Já sabemos que o seu comentário só serve para nos tentar convencer ou esfregar na cara de que o Verstappen é melhor que o Hamilton. Contudo, a corrida de hoje não dá para os comparar. Foi uma questão de pneus, e de tática. Vamos esperar por Barcelona agora. Pode ser que consiga a sua primeira vitória anti-Hamilton. Boa sorte!
Não dá para comparar? Um Piloto que leva talvez o terceiro carro mais rápido à vitória, contra a equipa que dá 1 segundo…repito 1 segundo em qualificação às outras? Na Mercedes não seria de admirar que batesse consistentemente o Hamilton, só não vê quem não quer. Não chamasse o Bottas às boxes tanto cedo para a segunda paragem, o Hamilton hoje tinha sido terceiro.
Grande treta RogerM. Percebe o suficiente de corridas para analisar devidamente o que se passou hoje. Mas ok, continue a atirar areia para os olhos. Então isto não foi uma corrida de pneus e de tática de pneus? Simplesmente a Mercedes não pôs os duros a funcionar como a Red Bull. É bastante óbvio.
O Toto foi logo a correr falar com a FIA para averiguar a legalidade da pressão de pneus da Red Bull. Só dai se vê o mau perder dos mesmos.
Sim, têm mau perder e só se podem queixar deles próprios.
Ao longo do fim de semana não testaram devidamente os pneus duros com as novas pressões. Trabalharam mal… não gosto muito de queixinhas, a menos que haja algo muito claro. Estão a proceder mal.
Uns “trabalham”…outros fazem “truques”…vá-se lá entender os fanáticos das palas por aqui. Os tais que acreditam que a Xerox Racing Pont de uma temporada para a outra, tem carro quase para lutar por pódios, apenas através de fotografias.
Daniel sousa nao sei se es novo por ca a comentar mas depressa vais entendet que ha aqui uma mao cheia de artistas que ignorar e a melhor coisa a fazer, so tas a perder minutos de vida acredita 🙂
Já deu para perceber bastante, mas estou certo que no ano passado era mais pró Vettel.
Ainda por cima só vêm corridas quando lhes interessa. Quando perdem, dizem que foram apanhar sol e tal e coiso…certo Rmelão?
E qualquer uma que tenha um carro para ganhar ao hamilton, se fosse o grosjean era o grosjean, qualquer um serve…e nao e so este artista ha mais por aqui
Grande corrida de Verstappen e da RedBull que acertaram na estratégia de uma forma brilhante. Mais uma grande corrida de Leclerc que começa de oitavo cai para décimo e ainda acaba em quarto. Destaco ainda Ocon que parte de décimo quarto é faz uma grande corrida. O pior disto tudo é que acho que isto foi uma excepção porque os Mercedes não vão andar a rebentar pneus todas as corridas
Concordo, exceto com a última parte (ser o pior…), mas cada um defende a sua dama! Cumprimentos.
Boa estratégia da Red Bull e muito boa vitória do Max, Lewis a minimizar os danos, quando não se pode ganhar tem que se ser segundo, nunca fui com ele mas até dá pena ver o Vettel a penar, mas também não podia faltar o errozinho da praxe.
Lol, desvia lá as atenções para o Vettel. A Mercedes foi humilhada pela Red Bull com o terceiro carro mais rápido hoje. Até o Toto, depois das suspeitas do Hamilton quanto à pressão dos pneus da Red Bull, foi logo a correr fazer queixinhas à FIA.
Em 30 comentários até agora 8 são teus é obra, para quem a semana passada desapareceu, vais bem lançado.
Hoje vais bater o recorde de posts.
Ou seja para ti um piloto dizer via rádio “se calhar ele tem menos pressão nos pneus do que nós” é chorar? És mesmo pequenino.
Vê lá se deixas os outros comentarem, tal é a tua excitação hoje, pode ser que para a próxima voltes a desaparecer.
Hoje o “pateta da aldeia” fala que “os pontos é interessam”. No outro fim de semana, preferia vangloriar a corrida do Hamilton com o carro ais rápido, sem a ameaça do seu “Wingman”. O que vale a ti é os bots com contas falsas, a distribuir pontos.
Se há aqui pateta e mentiroso és tu, como sabes o que disse a semana passada? Se nem por aqui apareceste? Háaaaaaaa espera lá até deves ter aparecido mas como o melão era tão grande nem comentaste, qual rato a ver o que os outros escrevem mas o melão não permitiu que comentasses, digno do rato que és.
Eu lembro-me do que o Rmelão disse. Vou o início da corrida e depois foi gozar o maravilhoso dia de sol de verão. Depois vou os resultados e apareceu aqui a comentar no dia seguinte. Hoje viu a corrida toda e até comentou a meio da mesma. Mentiroso maior não há!
A Mercedes é humilhada quando fica em segundo e terceiro! Não sou simpatizante da Mercedes mas estes comentários são de frustrado inveterado. Você não se cansa de estar errado, semana após semana. E diz você que os outros é que são maus perdedores!
Este fórum tem aqui uns belos casos de doenças mentais.
Sim, tal qual como a RB fez quando a Mercedes apresentou o DAS. Você é que se humilha a si mesmo com os comentários ridículos que anda por aqui a fazer.
Enfim, grande vitória do Max e estratégia perfeita da RB. Era bom que trouxessem alguma luta à Mercedes daqui em diante, mas não vai ser fácil.
Não ligue ao RogerM que quando alguém consegue bater o Hamilton ele fica com a “franga” aos saltos, mas não se pode dar muita importância.
Grande lição da Red Bull à Mercedes. Estratégia impecável e o Max a dar tudo, sim porque poupar é para as “Avós”. Grande corrida do Leclerc também, a fazer durar os pneus ao nível de um Perez. A Racing Point deve ter mandado parar o Hulkenberg para ele não ficar à frente do filho do patrão (O dinheiro não compra qualidade).
Penso que é consensual, pelo menos para os imparciais Max e o piloto mais rapido desta geraçao e o piloto mais rapido da Grid foi uma grande vitoria da equipa e dele. O redbull nao se compara ao Mercedes em Chassi e se formos falar da PU entao nem cheiram e muito inferior. Magnifico ver a evoluçao do Max em gerir pneus e ritmo de corrida ao longo dos anos cada ano esta melhor, velocidade nunca lhe faltou. Uma palavra para Bottas nao merecia hoje ficar atras do Hamilton enquanto esteve com a mesma estrategia rodou sempre no ritmo do… Ler mais »
Mais depressa havia competição, não com a Pirelli, mas de a FIA tivesse os “mesmos no sitio” e investigasse como a Mercedes dá 1 segundo em qualificação às outras equipas, e depois em corrida não consegue fazer o mesmo.
Eu penso que eles tem muito downforce no carro os Mercedes so que a PU deles e tao potente que compensa o arrasto. Agora acho que toda a gente sabe no paddock que a PU da Mercedes tem os tais truques que tanto diziam que a Ferrari teve no passado penso que vai demorar a descobrir mas quando descobrir as coisas voltam a nivelar em qualificaçao.
Um das teorias…repito…teorias…que se falava. Era o de existirem compartimentos ocultos nos Mercedes e Ferrari, que permitiam o armazenamento de óleo. O que a Ferrari possivelmente já não utiliza, por ter tido o carro minuciosamente escrutinado. Há quem chegasse ao ponto de falar, nas garrafas de bebida para os Pilotos, de maneira a passar as inspecções de pesagem.
E a teoria de usarem as garrafas de bebida dos pilotos iria de encontro à “teoria da conspiração”, que explica porque são rápidos em qualificação, e não em corrida. Pois o conteúdo das garrafas dificilmente são testadas pela FIA.
És um aluado “teorias?” tu conheces essas teorias mas a FIA não, vai-te tratar que o sumo de melão está a afetar-te a cabeça, diz-me uma coisa, parece que a Mercedes já resolveu o problema de por vezes os motores “fumarem” o que achas que fazem agora? Queimam óleo invisível ou será que o Hamilton e o Bottas andam argaliados e vão urinando para o motor?