Quem mais ganhou e perdeu em Silverstone
Não é difícil perceber quem mais ganhou e quem mais perdeu na visita da F1 a Silverstone. Sendo Lewis Hamilton o mais claro beneficiado com o triunfo na prova britânica, justificando-o plenamente. O vice-Campeão do Mundo teve ainda o ‘bónus’ de ver o seu principal rival perder ainda mais pontos com um surpreendente furo mesmo no fim da corrida.
Um fim de semana perfeito para um autêntico ‘Hammertime’, pois o britânico da Mercedes soube também recuperar e até dilatar a vantagem depois de um período de ‘Safety Car’ que o poderia colocar sob pressão de Kimi Raikkonen. Hamilton conseguiu também o feito de aproximar-se do record de ‘pole-position’, ficando agora a apenas uma do número conseguido por Michael Schumacher.
No campo dos ganhadores terá de se incluir também Valtteri Bottas, que de uma posição claramente desvantajosa, ao largar da nona posição da grelha de partida, soube recuperar posições não arriscando para lá dos limites e parando nas boxes na altura certa, com naturais méritos para a sua equipa. Ainda que os percalços dos pilotos da Ferrari tenham também contribuído para o segundo posto final do finlandês.
Daniel Ricciardo foi também um claro ganhador em Silverstone, pois os problemas que teve na caixa de velocidades na primeira sessão de qualificação fizeram-no arrancar de penúltimo obrigando-o a uma recuperação que apenas lhe permitia pensar em pontuar. O australiano geriu muito bem os seus pneus super macios para depois, quando tinha macios montados no seu RB13 pudesse atacar e deixar para trás os Force India. Isto, sem esquecer que também ele beneficiou do furo tardio de Sebastian Vettel.
No lote dos ganhadores da prova britânica teremos que incluir também Nico Hulkenberg, que com um Renault que muito lentamente mostra progressos conseguiu emergir do meio do pelotão para, primeiro tirar partido de uma excelente qualificação, e depois executar com mestria uma corrida em que capitalizou cada oportunidade para igualar o seu melhor resultado. Isto apesar de pela frente ter encontrado ‘obstáculos’ difíceis de superar, como Ricciardo ou Esteban Ocon.
A Ferrari destaca-se claramente no campo dos derrotados do fim de semana. É que se em teoria a equipa de Maranello tinha tudo para se sair bem em Silverstone, claramente os pneus desta vez não funcionaram bem nos SF70H, que no início do campeonato pareciam ser os monolugares que melhor geriam os novos pneus da Pirelli. Por agora permanece um mistério o que contribuiu para que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen sofressem furos numa fase tão tardia, e porque razão isso sucedeu numa pista como a britânica. O alemão surge no topo dos perdedores sobretudo pelo que lhe aconteceu em termos de campeonato, ficando por saber se foi apenas um incidente de percurso e se na Hungria, onde a qualificação é tão crucial, se poderá repetir o bom desempenho que teve noutras ocasiões.
Má operação teve também a Toro Rosso, mas por fatores que só se podem imputar aos pilotos e não a fatores externos. A auto eliminação é das piores coisas que podem acontecer na F1, e embora possa não haver unanimidade de quem foi a culpa pela colisão em Becketts certo é que tanto Carlos Sainz Jr como Daniil Kvyat perderam uma boa oportunidade para somar pontos face a rivais como a Williams, Renault ou Haas, que continuam a ser as equipas do seu campeonato.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A corrida não vi,mas o que fica essencialmente é aquele canhão de 1.26.600 nos treinos coma pista ainda pouco seca. Nesta pista viu-se bem o gap que estes novos monolugares têm face às gerações anteriores. Em relação ao titulo de pilotos só os ingénuos é que podem pensar que o Hamilton vai a partir de agora ter um passeio até ao fim do campeonato. Este regulamento e este campeonato foi “desenhado” para proporcionar um equilíbrio entre a Mercedes e a Ferrari, para o bem do espectáculo e dos negócios, e é assim que vai continuar, porque todos sabemos que isto… Ler mais »
Continua a chorar até ao fim….
Hamilton tem que manter o foco que o campeonato ainda vai ser muito difícil. Essa conversa do “passeio” até fim do campeonato vem, principalmente, dos fãs do Vettel que ficaram ligeiramente desanimados pela diferença ter ficado reduzida a apenas um pontinho… Cumprimentos
Destacava também pela positiva o fim de semana do Max que nas últimas três corridas não tinha conseguido sequer terminar. Este resultado vai certamente renovar-lhe a confiança e estou seguro que vai arrancar para uma excelente 2a metade da época.
E o Hulkenberg, que fez uma excelente corrida.
O Hulk foi destacado no artigo!
Gostei muito de ver a corrida do Max, a maneira como ele conseguiu impedir a ultrapassagem de Vettel fazendo com que o alemão tivesse que parar mais cedo que o esperado, foi muito bom e de grande piloto. Cumprimentos
Vettel foi o que mais pontos perdeu, mas não o considero um “perdedor”, teve um furo na pior hora e com isso perdeu vários pontos, mas não podia ter feito muito mais, assim que têm de perceber o que correu mal, porque não foi um acaso, foi nos dois monolugares e mais ou menos na mesma volta… Logo, ali há um problema.
Afinal a história do Vettel trabalhador, operário, que testou os pneus( ao contrário do Hamilton preguiçoso ) e cujo “feedback” foi fundamental para a Ferrari conhecer os pneus, é uma grande treta…já nem leio ninguém referir isso, como as coisas mudam! Cumprimentos
Depois à aqueles, que se mantiveram iguais a si mesmo ! Honda, F.Massa, Kvyat, Palmer…