Fórmula 1 X MotoGP: 20 segundos de diferença por volta

Por a 29 Setembro 2016 15:03

Gerhard Berger questionou as regras da Fórmula 1 de 2017 e referiu ser o MotoGP a modalidade mais espetacular hoje em dia nos desportos motorizados, acrescentando “mas na verdade são 20 segundos mais lentos por volta”. É verdade, fazendo uma comparação rápida entre o MotoGP e a Fórmula 1 em termos de tempos por volta, os F1 são os ‘tais’ 20 segundos por volta mais rápidos. Em Austin, o MotoGP ‘fez’ 2m03.188s este ano e a F1 ‘fez’ 1m36.014s em 2014, pois a corrida de 2016 ainda não se realizou e a qualificação de 2015 foi à chuva. Em Barcelona, o MotoGP fez este ano 1m43.589s, a F1, 1:22.000 e no Red Bull Ring, o MotoGP obteve 1m23.142 e a Fórmula 1, 1:07.922, sendo que aqui a diferença é menor pois há menos curvas. Logicamente, quanto menos curvas, menor a diferença, sendo que a grande diferença é que os F1 curvam muito melhor.

ACELERAÇÃO

0 a 100 km/h: é um pouco complicado de comparar, pois com tanta potência não é fácil para qualquer um deles. O F1 patina e no MotoGP os pilotos não conseguem deixar a roda frontal no chão. Contudo, ambos têm uma performance parecida, podendo atingir a marca de 100 km/h em torno dos 2,6s.

0 a 200 km/h: este é um ‘território’ do MotoGP. A cerca de 180 km/h, a eletrónica toma conta de um carro de F1, enquanto o piloto de MotoGP pode trabalhar no acelerador. O F1 chega lá em 5,2s, mas a moto precisa apenas de 4,8s. 0 a 300 km/h: Aqui, a moto de MotoGP precisa de 11,8s, mas o monolugar requer somente 10s6.

VELOCIDADE MÁXIMA

Dani Pedrosa obteve o melhor tempo de classificação para o GP da Catalunha de 2014 com o tempo de 1min40s985. A sua velocidade final no fim da reta foi de 341,8 km/h, enquanto a Ducati de Yonny Hernandez foi ainda mais veloz com 344,7 km/h. O recorde total foi o de Andrea Iannone: 349,6 km/h com uma Ducati em Mugello.

AERODINÂMICA

A moto de MotoGP tem dois problemas: é pequena, mas não tem hipótese com um F1, que tem uma aerodinâmica bem mais sofisticada. O carro pode ter mais tração pelos pneus mais largos e, sim, pela aerodinâmica. O monolugar consegue realmente voar em curvas de alta velocidade. Em algumas curvas o piloto de F1 precisa apenas tirar o pé do acelerador enquanto o piloto de MotoGP precisa de travar muito tarde. A aerodinâmica é tão forte na F1 que aos 300 km/h um carro andaria tranquilamente virado ao contrário num túnel pois gera apoio suficiente para isso.

TRAVAGEM

Um carro de F1 não tem rivais neste aspeto e é capaz de gerar forças até 5G. Sem asas, flaps e afins, a moto de MotoGP não tem como competir em curva. O monolugar é mais estável graças a um centro de gravidade muito baixo e melhor tração, enquanto a moto fica com a traseira no ar durante a travagem e isso significa que a moto precisa de travar 200 metros antes, e o piloto precisa usar todo seu corpo enquanto trabalha com o guiador e os pedais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Espectáculo: Moto GP 99 – 0 Formula 1

Miguelgaspar
Miguelgaspar
8 anos atrás

De referir ainda que, este ano, no MotoGP jà houve 8 vencedores diferentes em 14GPs, 4 equipas oficiais jà ganharam GPs, 2 equipas satélites também jà ganharam… Nas qualificações è normal ter mais de 10 pilotos separados por menos de 1 segundo… ultrapassagens ( e contra-ultrapassagens) de cortar a respiração. E jà agora referir que o MotoGP tem a maior referencia no desporto motorizado actual ( e uma das maiores de sempre): Valentino Rossi. Quando a F1 apresentar dados idénticos, entao pode voltar a dizer que è a referencia, atè là… manda o MotoGP.

driver-on-track
driver-on-track
8 anos atrás

que comparação estupida …. tentando puxar a F-1 da lama onde está…. mas não adianta toda a gente sabe que Motogp dá 10 a 0 a esses carrinhos a pilhas….. que qualquer puto com algum talento guia.

nuz18t
nuz18t
8 anos atrás

Numeros interessantes, bom artigo! Gostos nao se discutem, actualmente gosto mais da F1, precisamente pelos numeros e tecnologia! Tambem gosto e sempre gostei do MotoGP, e estes estao de parabéns por terem tempos tao equilibrados, mas tambem nao vamos exagerar, é que chega ao fim ganham sempre os mesmos, e viu se no final da época passada que o MotoGP tambem tem os seus podres… Cps

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  nuz18t
8 anos atrás

O que aconteceu no Moto GP no ano passado aconteceu na F1 em 1989. Podres estão por todo o lado.

Binha
Binha
8 anos atrás

Isto é marketing desesperado sem duvida, para desviar atenções do Moto Gp que enxovalha e humilha o ex pináculo Formula 1! Moto GP é uma modalidade completa com, 3 categorias, muito mais perigosa, Pilotos fazem toda a diferença, polémicas dentro da pista, tudo pode acontecer com pilotos de motos inferiores a ganhar corridas e claro ganhou adeptos como nunca se viu. A Formula vale se pelo seu passado até meio da temporada de 2003 nada mais há acrescentar, a decadência continua a imprerar há demasiados anos, e este foi mais um ano de total aborrecimento onde somos continuamente brindados com… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado