Fórmula 1 vai experimentar um novo sistema de qualificação em 2023

Por a 30 Abril 2022 11:22

A Fórmula 1 vai experimentar um novo sistema de qualificação, no máximo, em duas das sessões do próximo ano. As mudanças ocorrem nos jogos de pneus disponíveis nesses fins de semana e a obrigatoriedade das equipas usarem determinados compostos durante as 3 fases da qualificação. 

A experiência resulta da decisão unânime da Comissão de Fórmula 1 da FIA reunida na última semana e que pretende reduzir o número de pneus utilizados durante o fim de semana de corridas. 

Na prática, equipas e pilotos terão de usar o composto duro dos pneus da Pirelli durante a Q1, o médio na Q2 e os pneus macios apenas para a Q3. Se chover, como é óbvio, qualquer composto pode ser utilizado.

Depois de retirada este ano a regra que impunha que os dez primeiros na qualificação começassem a corrida com os pneus com que estabeleceram o tempo mais rápido na Q2, atualmente as equipas são obrigadas a reservar um conjunto do composto mais macio para a Q3, e este composto é obrigatório durante toda a qualificação quando é fim de semana com corrida sprint. 

A ideia é cortar em dois conjuntos de pneus para piso seco nesses dois fins de semana que ocorre esta experiência, enquanto nada muda nos pneus intermédios e de chuva. 

A Fórmula 1 e FIA querem obter dados reais sobre esta possibilidade e como tal, em torno dessa proposta vão tentar realizar mais experiências com o formato do fim de semana de corrida a médio prazo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Muito a FIA gosta de mexer nas escolhas de pneus…
Se querem reduzir o nº de pneus num fds… acho que se deve começar pelos próprios pneus e por quem os fabrica… com pneus que se “autodestroem” em 10 voltas… meter condicionantes nos pilotos não vai resolver nada…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Mexer nos pneus é tranquilo desde que os regulamentos sejam para ser cumpridos….

Cabrio_Guy
2 anos atrás

É só inventar e complificar, mais nada! De desenvolvimento a sério nem falam.

JAIMICKX07
JAIMICKX07
Reply to  Cabrio_Guy
2 anos atrás

Complicar, não : SIMPLIFICAR !!! Agora é que é a bagunça total, – com n tipos de pneus, misturas, x voltas com cada um, uma confusão total, – e com custos acrescidos , relativamente ao modelo proposto,- que acho até , mais sério ….

JAIMICKX07
JAIMICKX07
2 anos atrás

Ora até que enfim, uma medida sensata, para simplificar, e… conter custos !

JAIMICKX07
JAIMICKX07
2 anos atrás

E devia haver apenas 3 tipos de pneus: Slicks, Internédios, e Chuva, – ponto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado