Fórmula 1: Será Hungaroring favorável à Red Bull?
A Mercedes dominou completamente as duas primeiras corridas da temporada, mas o Grande Prémio da Hungria, que se disputa no próximo fim-de-semana pode representar um desafio maior para os carros de Brackley.
Não foram eventos perfeitos para a estrutura do construtor de Estugarda, mas a passagem pelo Red Bull Ring – onde se realizaram os Grandes Prémio da Áustria e da Estíria – foi bastante proveitoso, saldando-se em duas vitórias, duas pole-positions, um segundo lugar e um quarto.
Estes números permitem à Mercedes liderar confortavelmente o Campeonato de Construtores, com oitenta pontos contra trinta e nove da McLaren que é a segunda classificada, ao passo que Valtteri Bottas comanda o Campeonato de Pilotos com quarenta e três pontos, mais seis que Lewis Hamilton e mais dezassete que Lando Norris, o terceiro classificado.
É evidente que o W11 é uma máquina infernal capaz de dar aos seus pilotos as ferramentas para esmagar a oposição, como o próprio Max Verstappen pôde constatar no passado fim-de-semana, dado que, sempre que aumentava o ritmo, Hamilton, que liderava, respondia sem esforço, frustrando qualquer tentativa do holandês da Red Bull.
A superioridade do monolugar de Brackley tem como ponto fulcral a sua unidade de potência, que depois de anos em que a Ferrari liderou, voltou a ser a bitola da grelha de partida.
Segundo, registos de GPS, o V6 turbohíbrido da Mercedes ostenta, em média, mais vinte cavalos de potência que o da Honda, conseguindo ainda usar o seu ERS durante mais tempo, graças a uma gestão mais eficaz da potência eléctrica.
Por outro lado, tem também um consumo ligeiramente inferior que a unidade de potência nipónica, o que lhe permite arrancar para uma corrida de trezentos quilómetros mais leve e, menos peso representa performance.
A superioridade do componente que se monta entre o chassis e a caixa de velocidades do W11 permite usar asas que proporcionam mais apoio aerodinâmico, sendo a seu maior arrasto vencido pela superior potência do V6 turbohíbrido de Brixworth.
Estas características permitiam a Bottas e a Hamilton serem mais rápidos que os Red Bull em recta e serem os que mais rapidamente desenhavam as curvas de alta do traçado do Red Bull Ring.
Por seu lado, os monolugares de Milton Keynes, muito embora nervosos nas curvas de baixa, eram os mais rápidos nestes pontos do circuito austríaco, graças à sua suspensão com braço inferior “multilink”.
Este poderá ser um trunfo em Hungaroring, onde no próximo fim-de-semana se disputa o Grande Prémio da Hungria.
O traçado magiar tem poucas rectas dignas desse nome, sendo um desfilar a alta velocidade de curvas de baixa velocidade, características que assenta que nem uma luva no Red Bull RB16 Honda, o que poderá permitir a Verstappen lutar ombro a ombro com Bottas e Hamilton.
Para além disso, a prova húngara costuma ser a mais quente do ano, o que aliada às baixa velocidades que a pista proporciona, cria dificuldades no escoamento do ar quente criado por travões e unidade de potência.
O ano passado a Mercedes passou sérias dificuldades com as elevadas temperaturas, tendo tentando resolver esse problema no W11, mas na segunda sessão de treinos-livres do Grande Prémio da Estíria, disputada com mais 50ºC no asfalto austríaco, a vantagem que o carro de Brackley ostentara no temperado fim-de-semana anterior evaporara-se.
Para além disso, a fiabilidade das unidades de potência do construtor germânico não está ainda comprovada, com problemas de motor nos Racing Point e Williams a ditar abandonos e, com o calor com que Hungaroring poderá presentear equipas e pilotos, estas questões técnicas poderão ser exacerbadas.
Neste momento, as temperaturas previstas para o Grande Prémio da Hungria não são muito elevadas, 26ºC, mas sem nuvens a pista pode chegar facilmente perto dos 50ºC, e isto poderá ser o suficiente para que Verstappen seja o homem a bater em Hungaroring.
Em 2019 o holandês conquistou a pole-position e só foi batido por Hamilton na corrida devido a uma estratégia arrojada da Mercedes, veremos se este ano a Red Bull terá resposta para a sua rival…