Fórmula 1: Segurança à frente de beleza
A FIA planeia introduzir maiores espelhos retrovisores para 2023 com vista a aumentar o campo de visão para a retaguarda. Desde o GP do Canadá, as equipas têm vindo a testar novas soluções. Em Zandvoort, várias equipas competiram com os novos espelhos, que não assentam exatamente de forma elegante no aspeto do carro. Mas os adeptos terão de se habituar a eles.
A FIA está a levar a segurança cada vez mais a sério. Os pilotos têm vindo a relatar que com os novos carros, o seu campo de visão para a retaguarda é limitado. “Na área de 135º graus para trás, a visão é severamente limitada”, relata o Diretor Técnico da FIA Nikolas Tombazis. Aparentemente, já quase que aconteceram colisões devido a esse aspeto.
Por conseguinte, a associação confiou às equipas o teste de novos espelhos para resolver o problema para 2023. Uma equipa já tinha experimentado um espelho curvo, de tamanho normal em Montreal. Enquanto a superfície côncava cobre uma área maior, os pilotos queixavam-se de que os carros no interior pareciam mais pequenos. Isto pode levar a um julgamento errado da distância.
A Mercedes já tentou utilizar espelhos maiores com Lewis Hamilton em Spa. A Alpine, McLaren, Red Bull e Haas seguiram em Zandvoort. Os protótipos dos espelhos têm 220 milímetros de comprimento e 60 milímetros de altura. Isso significa 50% mais área do que antes.
Os espelhos maiores também limitam a posição onde podem ser montados no carro. “Temos de evitar que o piloto veja menos à frente, porque o espelho está no seu campo de visão. Há apenas uma pequena janela onde este se encaixa”, explica Tombazis. A estrutura completa, incluindo o suporte, tem 423 milímetros de largura e 187 milímetros de altura. A solução não é bonita, mas a segurança vem em primeiro lugar.
A solução ainda não é perfeita. Lewis Hamilton queixou-se de que a visibilidade para a retaguarda ainda não melhorou muito e piorou para a frente.
Os testes podem, portanto, continuar nas próximas corridas. A solução final ainda não é totalmente clara.