Fórmula 1: Ralf Schumacher espera que Alpine não interfira na carreira de Oscar Piastri
Depois da “nega” de Oscar Piastri ao anúncio unilateral da Alpine que o piloto australiano seria o substituto de Fernando Alonso na equipa, o antigo piloto de Fórmula 1 e agora comentador na Sky Alemanha, Ralf Schumacher espera que a carreira do jovem na disciplina não sofra interferências. Estando ligado a rumores muito fortes de um contrato com a McLaren para 2023, Piastri deverá fazer o seu caminho fora da estrutura francesa que o apoiou em parte da sua carreira nas fórmulas juniores, Schumacher considera que o erro foi da Alpine em ter deixado escapar o piloto e que tem de respeitar os desejos do jovem para o seu futuro.
“[Oscar] Piastri fez tudo bem”, disse Schumacher à Sky. “Agora só podemos esperar que os derrotados – neste caso a Alpine – não coloquem obstáculos no caminho do rapaz. Piastri estava com eles, tinham tudo na mão, tudo o que tinham de fazer era dar-lhe um contrato”.
Para o antigo piloto da Williams, Toyota e Jordan na Fórmula 1, bastava aos responsáveis da Alpine terem questionado Alonso mais cedo e o problema não se tinha dado toda esta “embrulhada”.
“Sinto muito. Eu gosto de Otmar [Szafnauer], mas ficará desapontado com o seu próprio desempenho, por não ter percebido a questão do Alonso e por não ter um plano B. Isso é o embaraçoso de toda esta saga. Consequentemente, tem de se culpar de si próprio. Oscar não fez nada de mal. No fim de contas, a Alpine poderia ter questionado Alonso mais cedo e ter deixado claro a Piastri que contariam com ele no futuro”.
Sobre a possibilidade de Piastri ter aceitado um lugar na McLaren para a próxima época e não ter esperado pela decisão da Alpine, Schumacher explica que “teria feito o mesmo se me tivessem oferecido um emprego”.
Concordo