Fórmula 1: Porque é que a Ferrari está tão mal?

Por a 30 Agosto 2020 09:01

A Ferrari atingiu na Bélgica um novo máximo negativo e infelizmente para os adeptos da Scuderia, esse é o novo normal. Nos últimos anos assistiu-se a uma recuperação da Ferrari, que foi, de longe, sempre a equipa que mais incomodou a Mercedes, mas as consequências do seu ‘qui pro quo’ com a FIA o ano passado relativamente à ilegalidade da unidade motriz, tirou competitividade à Scuderia, e também às suas clientes na motorização, Haas e Alfa Romeo. Mas os problemas da Ferrari vão muito para lá do motor.

Na Bélgica, evitaram por pouco o embaraço de ver os seus dois carros eliminados na Q1, e ver a lendária equipa em 13º e 14º numa pista onde dominaram no ano passado continua a ser uma grande surpresa. Então, o que se está a passar?

A resposta simples não é muito boa. O melhor piloto de um carro vermelho ficou a 1.696s do melhor registo na qualificação. A Ferrari foi a única equipa da grelha a ter um carro mais lento em Spa do que no ano passado. Para que se perceba melhor a extensão do drama, a Williams foi uns impressionantes 2.424s mais rápida do que em 2019. Por muito pouco não perderam um, mas sim dois carros na primeira fase da qualificação pela primeira vez durante a era turbo-híbrida da F1. Já se percebeu que não é só o motor. Bem para lá disso. O SF 1000 é muito pouco estável e a grande questão é porque é que isso está a acontecer? E a Ferrari não sabe. Só na reta de Kemmel perdem 12 km/h face ao ano passado. Portanto, a falta de potência é um problema.

Para compensar essa falta, tentaram retirar força descendente ao carro. Com isso não conseguem colocar os pneus na janela certa de funcionamento e isto significa que os pilotos estão sem aderência no carro, tanto na travagem como em aceleração e isso, naturalmente rouba-lhes confiança e tem um forte impacto no desempenho. A Ferrari é a equipa mais lenta no sector intermédio de Spa. Conclusões: A Ferrari tem agora o pior motor dos quatro, e sendo verdade que o SF1000 é mais refinado em termos aerodinâmicos que o seu antecessor, o que permitiu a Charles Leclerc ir ao pódio duas vezes esta época, a verdade é que o conceito do carro é um falhanço.

Seja como for, Spa é uma pista com dois setores que apresentam curvas de alta velocidade e um sector intermédio mais enrolado a a pedir boa aerodinâmica, e isso só amplifica os problemas da Ferrari, porque não tem margem para um carro equilibrado para os três setores. Portanto, Spa e Monza, são terríveis para a Ferrari. Há outras pistas menos penalizantes para a equipa, mas o risco de terminar o campeonato em sexto é real e se isso suceder, a Scuderia regride 40 anos. Foi em 1980 a última vez que a equipa foi sexta classificada no Mundial de Construtores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jem
jem
4 anos atrás

Há um detalhe que em parte justifica este mau resultado da Ferrari. É que como para hoje se prevê chuva, a Ferrari optou por colocar mais carga aerodinâmica no carro, sacrificando a qualificação e apostando na corrida. E isso foi visível pois os Ferrari perdiam muito nos setores 1 e 3, os mais rápidos, e menos no setor 2. Portanto se chover, como se prevê, é possível que vejamos a Ferrari num bom plano e outros com maiores dificuldades. Se não chover, vai ser uma desgraça para a Ferrari.
São palavras do Binotto, não inventei nada.

anotheruser
Reply to  jem
4 anos atrás

Binotto a empurrar o problema para a frente.

demolidor19
demolidor19
Reply to  jem
4 anos atrás

Hahahahahaha

garantia4
garantia4
Reply to  jem
4 anos atrás

Não deixas de ter razão, mas mesmo no sector mais lento perdem muito. Vendo o gráfico da % do acelerador – quando é q o autosport permitirá anexar ficheiros?- na Q3 a curva Pouhon os 2 mercedes fizeram-na a 100% , 293 km/h, o Max a 86%, 292 km/h e o Charles a 60%, 284 km/h.

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  jem
4 anos atrás

Mais uma vez ficou demonstrado que as trapaças que havia escondido na unidade motriz no ano passado eram muito graves e pior a propria FIA sabia de tudo e escondeu de todos. agora o resultado está a vista de todos foi a única equipa que nao obteve melhor tempo em relação ao ano passado a juntar a tudo isto os péssimos profissionais que tem no momento 11seg para fazer uma substituição de pneus ?! A mercedes fez 5.7 para mudar os dois carros pior… é impossivel

odri57
odri57
Reply to  jem
4 anos atrás

Sonhador, a Ferrari está mesmo mal não são só as afinações para o molhado ou seco

can-am
can-am
4 anos atrás

Para encontrar algo semelhante, só talvez na longinqua época de 1973 onde também passaram por uma fase má com carros que não saiam bem, mas que depois até lançaram as bases para o domínio que eles vieram a ter nos anos seguintes. Como sempre disse, isto é um “castigo” por muita coisa que só eles e a FIA sabem… e que não querem que os outros saibam, e que muitos, como eu, foram criticados, por “ter a mania de perseguição à Ferrari”. De outra maneira isto não se explica. O tecto orçamental, se vier a ser apertado e cumprido, também… Ler mais »

jem
jem
Reply to  can-am
4 anos atrás

Acredito que tem razão na parte que diz respeito ao tal acordo secreto. Se o secretismo no início ninguém compreendia, parece que os resultados que a Ferrari tem obtido são a melhor resposta. Parece que o que a Ferrari fez foi de tal forma grave, e foi-o porque adulterou a verdade desportiva refletindo-se em resultados e vitórias, que a FIA eventualmente terá confrontado a Ferrari com uma desqualificação do campeonato e uma multa gigante, sendo que a própria desqualificação envolveria a perda das dezenas de milhões de dólares de prémios. E provavelmente a Ferrari para não só não perder os… Ler mais »

odri57
odri57
Reply to  can-am
4 anos atrás

A F1 é a Ferrari e sem ela nunca será a mesma coisa.
Está conversa parece a conversa futebolista de alguém que todos conhecem.
Ninguém faz favores a Ferrari ela não precisa

anotheruser
4 anos atrás

Não sendo eu adepto da Ferrari (antes pelo contrário) considero ser de relevar os efeitos da Covid-19 em Itália, nos funcionários da Ferrari e familiares destes. Não me parece que tenham sequer hipótese de aproveitar teletrabalho. Isto associado ao que se sabe sobre acordos secretos, desorganização, excesso de funções do Binotto, dúvidas sobre real competência de alguns, gestão da questão Vettel/Sainz no Inverno, falecimento do Marchione, afastamento do Arrivabene.
Enfim: tempestade perfeita para lados de Maranello.

831ABO
831ABO
4 anos atrás

O que me choca, neste artigo, é, em primeiro lugar, a sua superficialidade; depois, em lugar de fornecer explicações (assim respondendo à pergunta formulada no título), faz apenas uma enumeração dos problemas dos carros – e não, note-se bem, da equipa. Nunca vai à raiz dos problemas e limita-se a colocar o enfoque na prestação dos carros. A Ferrari está mal porque não encontrou ninguém que soubesse dar continuidade ao trabalho de reestruturação iniciado por Sergio Marchionne e interrompido pela morte prematura deste último. Não só não o encontrou como se divertiu a desfazer tudo o que o italo-canadiano fez.… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
Reply to  831ABO
4 anos atrás

Lol.. 5 negativos…
Ou é 1 psicopata + 4 clones ou são mesmo 5 …

“A Ferrari mais parece um navio comandado por incompetentes”… não parece ! É mesmo…

A Ferrari não necessita de aprender nada com a Mercedes, a Ferrari já teve uma estrutura capaz de dominar o campeonato… a Ferrari apenas necessitava de escolher pessoas que acrescentassem valor ao existente… mas não o fez nem faz…
Basta olhar para o Camilleri… é o Filipe La Féria da industria automóvel…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RedDevil
4 anos atrás

Exceptuando a gestão Todt/Brawn a Ferrari nunca teve estrutura de campeã nos últimos 40 anos. Enquanto a gestão estiver entregue a italianos não vão conseguir nada.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Lagaffe
4 anos atrás

A gestão Todt durou 14 anos… começou em 93 e terminou em 2007… ou seja, há 13 anos atrás tinha, e nessa altura a Mercedes ainda se chamava Honda…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RedDevil
4 anos atrás

Exacto. nunca mais deram espaço para um trabalho como o do Todt. Queimaram o Domenicalli em lume brando porque era uma gajo amável. E depois seguiu a festa a la italiana. Disse 40 anos para ser simpático. Até podiam ser 60 e daí só o Montezemolo e o Todt aguentaram o barco.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  831ABO
4 anos atrás

Que fez o Marchionne pela equipa Ferrari?? Nomear o Arrivabene? Despedir o Allison? Instituir a política de se falhas morres?
Não ponho em causa o seu sucesso como CEO da Fiat. São inegáveis. Mas na Scuderia Ferrari os resultados da sua gestão são muito limitados.
A Ferrari é gerida como se fosse um clube de futebol, parece o sporting. (Com todo o respeitos aos amigos sportinguistas). Olho na estrutura que fez o Brawn na Mercedes e como o Toto conseguiu expandir e olho na gestão da Red Bull. Tudo sem andar fazer dança de cadeiras.

anotheruser
Reply to  Lagaffe
4 anos atrás

Allison não foi despedido: rescindiu após falecimento da esposa e toda a dinâmica familiar que se alterou.

Sim, a Ferrari precisa de direção de punho de ferro. O mais parecido que teve foi com o Marchione e Arrivabene que se fosse preciso duplicavam o Binotto:………..

…..rachando-o ao meio.

RedDevil
RedDevil
4 anos atrás

Os problemas que a Ferrari enfrenta desde o início de 2019 (muito antes das questões relativas ao motor) têm todos natureza semelhante… estão técnicamente “perdidos”…
Começou logo na Autrália e continuou toda a época, exceptuando 4 ou 5 corridas… o Binotto não consegue definir um “conceito” decente, nem encontrar os “caminhos” para a equipa desenvolver o carro…

MiguelCosta
MiguelCosta
4 anos atrás

O carro é mau, qual é a novidade! Também concordo em parte com os foristas que afirmam que a questão do acordo secreto é uma das coisas relevantes nesta exagerada quebra de forma de um ano para o outro, agora discordo com aqueles que acham que o problema é a não renovação do contrato do Vettel e que a culpa passa a ser do Leclerc que não sabe desenvolver carros e afiná-los e o Alemão sabe, disparate completo, na minha opinião e apenas é uma descarga de “raivinha” porque o piloto favorito deles, alem de dispensado é agora uma vitima… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  MiguelCosta
4 anos atrás

Você tem imaginação, isso não se lhe pode negar. Até inventa adeptos do Vettel que se «transferem» para o Sainz, os quais só existem na sua cabeça.
Quanto às «raivinhas», foi você que escreveu um comentário inteiro a falar do Vettel num tom que provavelmente imagina ser sarcástico (quando é só parvo), apesar de o assunto nem sequer vir a propósito do artigo que estamos a comentar. Se isso não é «raivinha»…

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  831ABO
4 anos atrás

Ainda bem que enfiou o barrete, porque você é daqueles idiotas que menciono. Basta ver a quantidade de pontos negativos que tem os seus comentários aqui no forum.

831ABO
831ABO
Reply to  MiguelCosta
4 anos atrás

Mas que bem, que educadinho!
Sabe que mais? Fique lá com os seus insultos e meta-os no local que melhor lhe aprouver.

Patucho10
Patucho10
4 anos atrás

É melhor perguntar ao Binotto ? Bem ele disse que ia haver surpresas para este GP SPA,…..

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  Patucho10
4 anos atrás

Rica surpresa!! Pior era dificil…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado