Fórmula 1 pode ter ‘sprint’ race’ com grelha invertida
A Fórmula 1 está a considerar fazer a experiência de grelha invertida nos primeiros eventos, numa espécie de corrida-sprint que iria determinar a grelha de partida para a ‘Main Race’.
Numa reunião entre a Liberty Media, a FIA e as equipas, na sexta-feira, a Liberty propôs a ideia de utilizar uma das corridas ‘back to back’ no Red Bull Ring e se houver autorização, Silverstone, para testar uma corrida de sprint no sábado de forma a determinar a grelha de partida para a corrida de domingo.
A grelha de partida para a ‘sprint race’ de sábado seria estabelecida pela ordem inversa da classificação do campeonato, sendo que como se pode calcular, há ainda muitos detalhes por estabelecer. Os resultados da corrida de sprint formariam a grelha para o Grande Prémio.
Há muito que a F1 pondera esta hipótese, que tem muitos apoiantes e outros tantos opositores.
As segundas corridas nos circuitos em que se repetirem eventos, seriam feitos de forma convencional, através duma sessão de qualificação. Desta forma, as duas corridas consecutivas no mesmo local com apenas uma semana de diferença poderiam ser mais facilmente diferenciadas – e dariam à F1 alguns dados valiosos sobre se o formato valeria a pena para o futuro.
A parte interessante da questão seria ver na ‘Sprint Race’ de sábado os melhores pilotos e equipas a arrancar da parte de trás da grelha com tudo o que tem de espetáculo a sua tentativa de chegar o mais à frente possível. Claro que um sistema destes no Mónaco, por exemplo, seria quase inútil.
A ideia teve o apoio total da FIA na reunião, mas de acordo com os regulamentos, apenas pode ser concretizada com o apoio unânime de todas as dez equipas.
Embora não tenha sido realizada uma votação formal na sexta-feira, uma votação preliminar sugeriu que apenas uma equipa desaprovou a ideia da experiência, mas todas elas se comprometeram a analisá-la mais detalhadamente antes de voltarem a nova votação na próxima semana.
No ano passado, Ross Brawn, ponderou tentar este formato em algum evento extra-campeonato, mas as circunstâncias invulgares criadas pela pandemia e o efeito que teve no calendário da F1 tornam agora a experiência mais facilmente possível. Resta aguardar pelas decisões.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
o meu filho tinha um videojogo chamado “speed freaks” que os concorrentes lançavam bombas uns aos outros! Também é uma ideia!