Fórmula 1, GP Arábia Saudita: Sergio Perez surpreende e conquista pole position

Por a 26 Março 2022 19:09

Sergio Perez (Red Bull RB18) bateu os dois Ferrari e o seu companheiro de equipa, Max Verstappen, e obteve a pole position para o GP da Arábia Saudita, com o tempo de 1:28.200s, a sua primeira da carreira e a primeira de um piloto mexicano na Fórmula 1.

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) ficou a 0.025s do tempo de Perez e Carlos Sainz (Ferrari F1-75) foi terceiro, a 0.202s do pole sitter.

As surpresas na qualificação foram muitas, desde a pole position de Perez, o quarto lugar da grelha de Max Verstappen e também, a eliminação de Lewis Hamilton na Q1.

Esteban Ocon foi quinto, George Russell sexto à frente de Fernando Alonso e Valtteri Bottas. Pierre Gasly e Kevin Magnussen fecharam os primeiros lugares da grelha de partida da corrida de amanhã.

A sessão de qualificação foi interrompida duas vezes com bandeiras vermelhas, uma delas em resultado do acidente grave sofrido por Mick Schumacher, que segundo as últimas informações, foi transportado para o hospital apenas para exames complementares, estando à partida, fisicamente bem.

Q1: Mercedes em choque

George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) foram os únicos pilotos a saírem para a pista com pneus médios, com pneus macios a serem montados em todos os outros carros. O piloto britânico teve sérias dificuldades em manter o controlo do W13.

Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) foi o primeiro piloto a estabelecer uma volta rápida na Q1, com o tempo 1.30.425s.

Enquanto os dois pilotos da Ferrari estavam nas suas primeiras voltas rápidas, Max Verstappen utilizava novamente a estratégia de fazer duas voltas de aquecimento antes de lançar a volta rápida. Antes que o neerlandês conseguisse registar algum tempo, Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) perdeu o controlo da traseira do Williams FW44 e bateu nas barreiras de proteção do circuito de Jidá, obrigando à interrupção da sessão com cerca de 11 minutos para o final da Q1. 

Quando a sessão recomeçou, os dois carros da Mercedes voltaram à pista com pneus macios, mas Russell tinha o melhor registo no setor 1 com os médios antes da bandeira vermelha. 

Yuki Tsunoda (AlphaTauri AT03/Red Bull) foi chamado à box devido a um problema no AlphaTauri AT03. Recordamos que o carro do piloto japonês sofreu troca de vários elementos da unidade motriz antes da sessão de treinos livres 3. A equipa explicou ao piloto que era uma questão com o combustível. 

Com os pilotos a melhorarem as suas marcas, Max Verstappen saltava para o topo da tabela de tempos, seguido de Sergio Perez (Red Bull RB18) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari), mas a Ferrari demonstrou bom andamento e Charles Leclerc (Ferrari F1-75) subiu para segundo atrás do líder naquela altura, Carlos Sainz (Ferrari F1-75), com o registo 1:28.855s. 

Na Mercedes, Russell fez melhor que Hamilton na primeira tentativa, subindo ao quarto lugar enquanto o seu companheiro de equipa tinha apenas o 13º tempo da Q1. 

Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) conseguiu uma boa volta e subiu ao sexto lugar, baixando pouco depois para o oitavo lugar da tabela de tempos. Quem não conseguiu melhorar foi Hamilton que a menos de dois minutos e meio do final da sessão, estava em 16º, num lugar de eliminação. 

Hamilton melhorou o seu tempo e subiu para 15º, mas em posição de risco. Instantes depois, Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes) fez um tempo mais rápido que o britânico e com isso, o sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, foi eliminado na Q1, enquanto o seu companheiro de equipa era o quarto mais rápido da sessão. 

Ficaram de fora na Q1, Lewis Hamilton, Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes), Nico Hulkenberg (Aston Martin AMR22/Mercedes), Nicholas Latifi (incidente) e Yuki Tsunoda (problemas no carro). 

A última vez que Lewis Hamilton foi eliminado na Q1, não devido a penalizações ou acidentes, foi o GP da Grã-Bretanha de 2009. Há quase 13 anos.

Q2: Acidente grave de Mick Schumacher

Na Q2, Mick Schumacher foi o primeiro piloto a estabelecer um tempo rápido, melhor que o seu colega Kevin Magnussen, mas foi prontamente batido por Lando Norris, George Russell (com pneus médios usados), Sergio Perez e Charles Leclerc. O monegasco fez o tempo de 1:28.883s. 

Carlos Sainz saltou para o terceiro lugar da tabela de tempos e na primeira tentativa de Max Verstappen, conseguiu apenas o terceiro tempo mais rápido, a 0.062s de Leclerc. 

Valtteri Bottas conseguiu estabelecer o sexto melhor tempo, mas mais lento que Fernando Alonso, enquanto Guanyu Zhou ficou a quase meio segundo do companheiro de equipa e no 11º lugar. 

A cinco minutos do final da sessão, Mick Schumacher bateu forte no muro de proteção do traçado e obrigou a nova bandeira vermelha e interrupção da sessão. 

Nesta altura da sessão, Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), Lance Stroll, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) estavam em zona de eliminação. 

A paragem foi demorada, porque depois de retirado Mick Schumacher do monolugar, foi necessária a troca de parte do muro de proteção de Jidá. 

Após a sessão recomeçar, Lando Norris (8º) e George Russell (7º) não melhoraram os seus tempos por volta, mas Carlos Sainz conseguiu o melhor tempo da Q2, com 1:28.686s, menos 0.094s que Leclerc.

Ficavam eliminados os dois McLaren, com Norris na frente de Ricciardo, seguidos de Zhou, Schumacher e Lance Stroll. A McLaren ficou de fora na Q2, mas notam-se algumas melhorias.

George Russell passou para a Q3 à justa, passando em 10º por 0.033s, na frente de Norris.

Q3: O primeiro mexicano na pole position

Charles Leclerc, Max Verstappen e Carlos Sainz foram os primeiros pilotos a saírem para a pista. O neerlandês ultrapassou Leclerc na volta de aquecimento para ter pista limpa, mas voltou a completar duas voltas antes de lançar a volta rápida. 

Leclerc e Sainz mediam força nos setor 1, no setor 2, com os melhores registos a dividir entre os dois pilotos da Ferrari, mas foi Carlos Sainz a colocar-se no topo da tabela de tempos, estabelecendo o tempo de 1:28.402, deixando Leclerc a 0.044s. 

Sergio Perez saltou para o terceiro lugar a 0.152s, enquanto Max Verstappen ficou a quase meio segundo no primeiro setor e a volta estava arruinada, ficando no sexto lugar da tabela de tempos, atrás de Sainz, Leclerc, Perez, Esteban Ocon e Fernando Alonso. 

George Russell que não tinha saído na mesma altura dos adversários, apenas completou uma volta rápida, subindo ao quinto posto, a 0.702s do tempo de Sainz e separando na altura os dois pilotos da Alpine. 

Valtteri Bottas não fez melhor que Russell, ficando a 0.095s do tempo do seu substituto na Mercedes, mas na frente de Alonso. 

Na última tentativa de volta rápida, Leclerc bateu o registo no setor 1, enquanto o seu companheiro de equipa não melhorou o seu tempo. O monegasco voltou a melhorar no setor 2 e assinou a melhor marca na altura, mas Sergio Perez veio com tudo e surpreendeu os homens da Ferrari, passando para a liderança da tabela de tempos e conquistou pole position para a corrida do GP da Arábia Saudita, com o tempo de 1:28.200s. Max Verstappen melhorou o seu registo, mas ficou com o quarto melhor tempo, atrás de Perez, Leclerc e Sainz. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
2 anos atrás

Pole espectacular!… Tudo surpresas…. Quem fez a pole, quem a poderia ter depois dos treinos livres, quem ficou em quarto lugar… Quanto á prova, qualquer um dos 4 pode vencer a não ser que “caia alguma coisa do céu!….” – quanto aos meus comentários televisivos, mantenho o que sempre tenho dito. Temos prova.

Phil1971
Phil1971
2 anos atrás

Grande Pérez a muito merecia um resultado destes. E o Sainz muito bem a mostrar ano após ano que não chegou aqui apenas pelo nome como alguns afirmavam. Esta fórmula 1 faz lembrar os bons anos

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Grande volta do mexicano, não foi mau para a Ferrari nada está perdido, temos a corrida de amanhã para ganhar partimos de 2º e 3º à frente do campeão do mundo, nada mal! Primeira pole da carreira em 10 anos do Checo já merecia claramente, grande piloto muito underrated! Ocon grande qualificação ele adora esta pista em 5º à frente do Mercedes do George Russell, e Alonso com 41 anos também não esteve nada mal! Grande Haas e Alfa Romeo mais uma vez na Q3 graças à qualidade soberva de Bottas e Magnussen! Temos F1, depois de 8 anos de… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Olha! O Gui fez um comentário curtinho 🙂
Já agora, o que é “soberva”? 🙂

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
2 anos atrás

Ora experimente pensar que o Gui é o frenando_afondo. Tudo ganha um sentido.. Até este comentário curtinho de hoje em que se “esqueceu” de falar do Lewis. Pudera… lol

Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Mas o Gui não é o frenando_afondo. Esquecer-se de falar do Hamilton não é grave, infelizmente não havia muito que falar.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

O estimado tem uma certa paranóia com nicks fantasma…

*RPMS*™
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O forista Lagaffe anda distraído em relação a coisas que já se passaram aqui neste fórum…

Cumprimentos

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Não é distração, é mesmo menosprezo.

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Passou-te procuração?
Basta (re)ler os textos com assinatura Gui. Está lá tudo. Desde os tiques linguísticos em inglês (q não consegue largar) até à preocupação em disfarçar ( mas mal) quem está por trás ao fazer de repente elogios completamente descontextualizados ao Alonso.E, acima de tudo, no meio daqueles textos loucos, sempre, mas sempre, o supremo cuidado de jamais atacar o adorado HAM. A MB sim, até para o desculpar.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Não. Tu é que já me acusaste do mesmo.
E realmente importa alguma coisa?

Last edited 2 anos atrás by Lagafe
Cágado1
2 anos atrás

Já no Bahrein se tinha notado que com estes carros o Pérez estava muito mais perto do Verstappen nos treinos. Agora a pole. Chapeau! Acredito que o maior peso e a forma mais fluída com que tem de ser guiados se adapta mais ao seu estilo, daí o salto. A verdade é tb que o Leclerc não fez o seu melhor sector no último sector da sua volta, com um diferença tão pequena, talvez tivesse sido suficiente. Espera-nos uma grande corrida para amanhã outra vez, se tudo correr bem.

Last edited 2 anos atrás by Cágado1
garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

O F1-75 é ainda o mais equilibrado. Tem mais carga aerodinâmica, teoricamente uma vantagem em termos de consumo de pneus para amanhã . O RB está mais “descarregado”, fala-se numa diferença de 3% quando normalmente se conta em décimas, por isso a maior velocidade de ponta e a pole do tapatio (= natural de Guadalajara) Checo, que arriscou tudo desta vez.

*RPMS*™
2 anos atrás

Excelente qualificação!

Perez o herói do dia. Ultima volta demolidora.
Bem a Ferrari e os seus dois pilotos, com Leclerc a ser um pouco mais rápido.
Verstappen hoje a ser superado pelo seu companheiro de equipa, no entanto, a posição que ocupa ainda é boa para a corrida.
Bem a Alpine e os seus dois pilotos a ficarem nos 10 primeiros.
Russell a superar, por larga margem, o seu veterano companheiro de equipa.
Bottas, Gasly e Magnussen também estiveram bem.

Venha lá esta corrida e boa recuperação para o jovem Schumacher.

Cumprimentos

Phil1971
Phil1971
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

.

Last edited 2 anos atrás by Luis Filipe
Phil1971
Phil1971
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Sinceramente não entendo os pontos negativos por um comentário destes. Não vejo qualquer linguagem imprópria ou insultos

jacinto-18
2 anos atrás

Até agora seis comentários. É a prova provada que muitos que se “passeavam” por aqui era só para ver F1 com um só vencedor. Falando de coisas sérias a F1 assim é que está bem, parabéns ao Pérez. Amanhã, seja uma corrida sem incidentes, esta pista por muito que não se queira falar é perigosa.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

É mais prova provada que o fórum do AS é democrático e qualquer um pode escrever disparates.

Charutus GT
Charutus GT
2 anos atrás

Estranho o “desaparecimento” de tanta “Malta” neste forum e Gente com muita actividade aqui no “burgo” !!!! muito estranho…as vezes ate com muito “humor”!! perderam o interesse na F1?

Pity
Pity
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

Foram jantar, daqui a bocado já aparecem.

Pity
Pity
2 anos atrás

Grande volta do Perez, deixando toda a malta surpreendida, já que tem a fama de não ser um piloto de qualificação. O quarteto foi o mesmo da semana passada, mas com a nuance Verstappen a ser apenas 4º. Será que tinha na memória o erro do ano passado? Vamos voltar a ter amanhã uma luta Red Bull x Ferrari e esperemos que os motores Honda (ou serão Red Bull?) se aguentem. A propósito, hoje calhou a fava ao Tsunoda, o único que se tinha salvo no Bahrein. Ocon voltou a bater Alonso, mas a Alpine não está nada mal. Bottas… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Pity
2 anos atrás

Ocon voltou a bater Alonso?
Estava convencido que na última qualificação tinha sido o Alonso que tinha batido o Ocon…

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

E na corrida, como foi?

*RPMS*™
Reply to  Pity
2 anos atrás

Sim, mas esta corrida ainda não aconteceu. Em qualificação está 1-1.
Na corrida veremos se Ocon bate novamente Alonso, ou não…

Cumprimentos

RogerM
RogerM
2 anos atrás

Grande pole do Pérez. Mas na corrida é a contar, com a Ferrari forte em ritmo de corrida, se o Pérez for suplantado pela dupla da Ferrari, lá terá de ceder posição ao Verstappen. Como já havia dito acerca de alguns fanboys do Hamilton e Mercedes em êxtase com o duplo abandono da Red Bull, agora calhou ao Hamilton. Que como já era expectável, ainda sofre com o fraco desempenho do carro, que eventualmente será resolvido ao longo da temporada. Enquanto isso, lá vai a Ferrari faturando. Enquanto a fiabilidade da Red Bull é ainda uma incógnita. As melhoras para… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Grande Pérez e desastroso Hamilton.
Agora não é por uma pole que o Checo é melhor que o Max nem é por uma quali que o Hamilton deixou de ter habilidade. O mais interessante é o próprio não entender o que está errado no caso. Recorda-me imediatamente o inferno que o Vettel passou com o Leclerc. Bem sei que é prematura comparação.
Esperemos que a Red Bull dê liberdade ao Pérez para fazer a sua corrida e não o condicione com trocas de pneus desnecessárias ou em desacordo com o seu estilo natural.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado