Fórmula 1: George Russell espera que medidas da FIA ajudem Mercedes em Spa
A diretiva técnica da FIA para tentar controlar o efeito oscilatório nos atuais monolugares de Fórmula 1, assim como as alterações do regulamento técnico para 2023 com o mesmo propósito, não foram bem recebidas por algumas equipas. Com Ferrari e Red Bull à cabeça do “pelotão” crítico às alterações, a Mercedes pode ser a maior beneficiada ainda este ano.
Enquanto Mattia Binotto admite estudar todas as possibilidades para impedir as alterações planeadas pela FIA, o piloto da Mercedes George Russell, admitiu que pode dar uma ajuda extra à sua equipa para a corrida de regresso após as férias, em Spa-Francorchamps.
“Acho que não há dúvida de que Ferrari e Red Bull levaram os regulamentos ao limite a esse respeito [oscilações] e nós, como pretendido, respeitamos”, disse o piloto britânico à Sky. “Isso pode aproximar outras equipas de nós. Temos muita confiança em nós mesmos e acreditamos que estamos a fazer um ótimo trabalho. Não há razão para não estarmos na discussão [dos primeiros lugares]”.
No entanto, o piloto da Mercedes avisa que “não há garantia” que as alterações exigidas pela diretiva técnica da FIA e que entrará em vigor na Bélgica, possa alterar o desempenho dos carros das equipas da frente, tendo esperança que as melhorias no W13 possam continuar a ter efeito em pista. “Se continuarmos nesse caminho, definitivamente estaremos na luta”, explicou Russell.
Em relação à luta entre Max Verstappen e Charles Leclerc, Russell é da opinião que ambos os pilotos “estão em um nível semelhante de momento, mas realmente sinto pena de Charles porque está a fazer um ótimo trabalho e teve muito azar. Max e Red Bull são sempre bons, semana após semana”, concluiu.
Sempre à espera de uma ajudazinha dos regulamentos
As palavras de Russel falam por si. A Mercedes fez uma das mais bem concertadas campanhas para forçar a FIA. a mudar a regulamentação para seu beneficio e prejudicar quem fez bem o seu trabalho desde o principio. As váriadissimas intervenções nas conferencias de imprensa, as palavras dos pilotos (sobretudo Hamilton) no Cockpit e que culminaram com aquela saida do carro a coxear (saliente-se que foi o unico piloto até hoje a ter aquele tipo de problema), tudo foi feito para mudar a opinião publica. Pelos vistos ganharam…
“Acho que não há dúvida de que Ferrari e Red Bull levaram os regulamentos ao limite a esse respeito [oscilações] e nós, como pretendido, respeitamos”. Está mal traduzido, o Russel estava a falar dos fundos flexíveis não das oscilações.