Fórmula 1: FIA impõe lei do chinelo…

Por a 20 Julho 2017 10:16

Tal como sucedeu muitas vezes no passado, duma reunião do Grupo Estratégico da Fórmula 1 voltou a não sair qualquer decisão, o que não é propriamente uma novidade e por isso, contra a vontade de nove das dez equipas de Fórmula 1 a FIA impôs o Halo para ser introduzido na disciplina já no próximo ano.

Não é por acaso que nove das dez equipas de F1 não o querem, é que apesar de contribuir muito para a segurança dos pilotos, esteticamente é horrível e vai afastar muita gente. Duma só vez a FIA consegue ‘correr’ com mais adeptos da F1 do que, talvez a Liberty já terá conseguido recuperar nestes meses de trabalho.

A FIA alega motivos de segurança, e quando isso sucede não tem que “passar cartão” a ninguém, simplesmente decide. É verdade que a FIA já tinha avisado que se não houvesse acordo e se as equipas continuassem a protelar a questão, ela própria decidiria, o que fez, e desse modo os seus responsáveis ficam de consciências tranquila quanto a um possível acidente. Contudo, como é lógico, o Halo protege em muitas situações, mas não em todas, e por exemplo o acidente que sofreu Felipe Massa em 2009 na Hungria não pode ser evitado pelo Halo.

A GPDA concorda que o Halo não é perfeito em termos visuais, mas entende que a este aumento de segurança não significa menos espetáculo e refere ainda que os pilotos aceitam os argumentos da FIA, apesar da estética horrível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

15 comentários

  1. kiotto_9

    20 Julho, 2017 at 10:27

    Mas banem as caudas de tubarão (que na minha opinião, em muitos casos nem são horrendas)

  2. Speedway

    20 Julho, 2017 at 10:32

    Decisão muito errada,que só vem confirmar que por detrás disto tudo deve haver muitos lobbys e que a segurança é apenas um tapa olhos. Pode vir a matar a F1, e logo agora em que os carros finalmente têm um look agradável.
    Se houver acidentes…culpem os de Paris!
    Cada vez mais me convenço que a FIA é algo que está a mais nisto tudo. É um órgão caduco que vêm dos…finais do século XIX(!!!), e que se auto arroga a pôr e dispôr dos regulamentos da F1.
    As equipas deviam unir-se todas e fazerem uma F1 organizada por elas.
    Como se faz na América por exemplo.

  3. MVM

    20 Julho, 2017 at 10:42

    Não sou especialista em policarbonatos nem em aerodinâmica, mas não seria possível resolver o problema da distorção dos objectos, se o escudo formasse uma curva mais gradual? Muitos F1, até aos anos 80, tinham pára-brisas transparentes e ninguém se queixava de fenómenos ópticos(embora seja certo que a sua área era consideravelmente menor). E o outro problema de que o Sebastian Vettel se queixou – a turbulência que empurrava a cabeça para a frente – não poderia ser resolvida com um rebordo no topo do escudo protector, uma espécie de deflector Gurney? Não me parece que o Halo vá afastar espectadores, mas vai certamente diminuir o apelo visual dos carros e duvido que tenha a mesma eficácia protectora do escudo.

    • Não me chateies

      20 Julho, 2017 at 14:04

      Os pilotos de caça não se queixam, agora só porque o campeão do mundo das queixas ficou tonto… levem lá com o campeonato do mundo FIA de chinelos.

    • Frenando_Afondo™

      20 Julho, 2017 at 16:30

      O que pergunto é: se o Halo é feio e o outro provoca distorções, porque não usam a solução da RB? Que é basicamente uma folha de policarbonato em curva e não uma bolha, logo não provoca distorções desta última solução.

  4. Murray Walker

    20 Julho, 2017 at 11:08

    Eu se fosse piloto temia conduzir com aquilo à minha frente. Duvido que aguente todos os impactos possíveis e imaginários. No dia em que devido a um impacto forte aquilo se partir e entrar pela viseira do piloto a dentro, vai ser horrível.

  5. Jabba

    20 Julho, 2017 at 11:54

    Eu acho que está na altura de criarem uma F1 no simulador, porque assim temos 100% de segurança.
    Depois os Homens que se juntem e criem uma F1 a sério!

    • Não me chateies

      20 Julho, 2017 at 14:02

      É o futuro. Mais próximo que imaginam, não carros eléctricos, nem carros autónomos. A comunidade gaming já tem campeonatos, ponham os melhores pilotos a competir com os melhores gamers, com tecnologia CGI.

  6. ro19071725

    20 Julho, 2017 at 12:16

    Porquê o “halo” ser preto (que logo aí estéticamente é rejeitado) e porque não transparente?… já agora, este “apendice” é para protecção do piloto… e se algum “detrito” dum monolugar entrar entre as renhuras do mesmo?…

    • kiotto_9

      20 Julho, 2017 at 12:46

      Ranhuras do mesmo?! Tás a ser muito simpatico, porque aquilo nao são ranhuras mas sim buracos.
      Mas respondendo à tua pergunta, o acidente do Massa na Hungria acontecia à mesma com este “chinelo”

      • ro19071725

        20 Julho, 2017 at 15:10

        Ok chama-lhe – buraco – mais me ajudas na minha opinião… quanto ao acidente do Massa, com o “vidro” mais alto, não acontecia, o mesmo em relação ao Ayrton (á prova de bala claro)

  7. Não me chateies

    20 Julho, 2017 at 13:16

    Acabou para mim, passo a ver Futebol.

  8. Frenando_Afondo™

    20 Julho, 2017 at 16:32

    A FIA vem falar das barbatanas de tubarão, que são muito feias! Têm de ser banidas! Que fizeram estes novos monolugares para aumentar a velocidade em curva e também dar um ar mais “rápido” aos mesmos, para ficarem mais apelativos, mais bonitos!

    …Depois aprova o chinelo… Ok FIA, vai dormir, estás bebêda…

    E porque não usar a solução da RB? Se o chinelo é feio e não protege contra tudo e o escudo em bolha provoca distorções, então porque não usam a solução da RB?

  9. Sr. Dr. HHister

    21 Julho, 2017 at 10:43

    ****-**, **** que pariu esta *****, *******! Agora que os carros são esteticamente apelativos, espetam-lhe um chinelo em cima, e provavelmente a protecção, de todas as propostas, a que menos protege. Já o disse trinta vezes, mas vou repetir; os engenheiros da FIA são anormais! Esta gente é anormal, não há outra solução.

    • anotheruser

      25 Julho, 2017 at 22:54

      A mensagem da FIA (“Se conduzir não beba”) deveria ser
      Começo a achar que deveria ser também “Se engenharia não beba”.
      …mas lá se ía a queima das fitas e o festival de morcegos a vomitarem-se todos a entrar pelas urgências a dentro.

      Já agora podiam associar este chinelo ao mítico capacete com duas latas de cerveja acopladas.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado