Fórmula 1: FIA confirma multa à Red Bull por infração ao limite orçamental
A Red Bull terá de pagar 7 milhões de dólares de coima por ter violado o limite orçamental de 2021, além de um decréscimo de 10% no tempo disponível no desenvolvimento aerodinâmico do monolugar de 2023, confirmou a Federação Internacional do Automóvel. A sanção resulta do Acordo de Aceitação de Violação (ABA – ‘Accepted Breach Agreement’) entre as duas partes.
A FIA revelou que a Red Bull excedeu o limite orçamental em 1.6%, mas, seriam menos de 0.4% se a estrutura de Milton Keyne tivesse apresentado corretamente a submissão de um crédito fiscal.
A multa de 7 milhões de dólares está excluída do limite orçamental deste ano, mas pior é o facto de ter o seu tempo de túnel de vento e CFD reduzido nos próximos 12 meses. A equipa foi já coroada campeã do mundo de construtores e por isso, teria 70% do limite de tempo para o desenvolvimento aerodinâmico do monolugar – como parte de uma escala de tempo para dar àqueles que se encontram no fundo do campeonato mais tempo de desenvolvimento – passando assim, a ter apenas 63% nos próximos meses (70% x (1-0.10) = 63.0%).
A FIA explicou que os fastos adicionais incluíram áreas como o catering, contribuições para a segurança social e um erro administrativo no cálculo dos custos da Red Bull Powertrains, num total de 13 pontos em que a entidade federativa alerta que serão necessários ajustes nas contas da Red Bull.
No comunicado da FIA pode-se ler que a Red Bull “agiu de forma cooperativa ao longo do processo de revisão e procurou fornecer informações e provas adicionais quando solicitadas atempadamente, que este é o primeiro ano da aplicação integral do Regulamento Financeiro e que não há nenhuma acusação ou prova de que a RBR tenha procurado em qualquer altura agir de má fé, desonestamente ou de forma fraudulenta, nem escondeu intencionalmente qualquer informação da Administração do Limite Orçamental”.
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Para uma estrutura como a Red-Bull, 7 milhões são peanuts, trocos de algibeira e para quem tem o carro mais bem desenvolvido, um corte de 10% não vai afectar em muito o próximo ano. Em conclusão, não foi mais que uma palmada na mão por parte da FIA. Para mim, que estou fora do poder de decisão, a multa deveria ser 10x o montante ultrapassado e com a mesma a ser contabilizada para o tecto máximo no próximo ano. Assim, quem gastasse 5 milhões, já saberia que a multa era de 50 milhões e que em vez de 145 milhões… Ler mais »
Crime compensa sempre quem pode jogar nos bastidores já a contar com quem desconfie, no final da época seguinte… Andamos todos a enganar-nos uns aos outros.
Foram as equipas que decidiram este tecto orçamental, as regras e as punições e a opção de negociação.
Ora finalmente alguém a confirmar o que escrevemos desde a 1ª hora! ! Sobre as regras, por exemplo, sabes o que acontecia se a RB não fizesse esta transção com a –fia? Era julgada por um comité que juntava represntantes de 5 equipas aversárias…
95 M dissuasor? Então e se a Red Bull voltasse a constituir mais 2 ou 3 sociedades comerciais em 2023 ?
Como em qualquer sociedade ou instituição reguladora, quem faz as regras cabe-lhe verificar se as mesmas são respeitadas e obviamente, cabe aos regulados arranjarem forma de “fugir” ao controlo. A FIA criou regras, mas não criou penalizações e estas últimas são inventadas e impostas conforme lhes dá na real gana após serem detectadas infrações. Se você for apanhado a 200km na autoestrada, você sabe muito bem qual vai ser a sua pena, pois as mesmas já estão definidas. Neste caso em concreto, a Red-Bull foi apanhada a 200km na A1 e a GNR passou um multa de 7€ e tirou-lhe… Ler mais »
Anedota do ano. Horner e Marko a esta hora estão a brindar com um bom copo de champanhe. Devem estar a frente no desenvolvimento aerodinâmico e com Verstappen esses 10% ainda são mais anedota. A multa em dinheiro então nem merece comentário de tão ridícula
Mercedes nunca jamais simpatisarei, mas estes, que até eram uma equipa “decente” Pelo menos nesta fase em que a Ferrari anda a “arrumar a casa” para dar resposta, a RB entrou no lote dos interesses de quem quer, pode e manda. Chamem-lhe i que quiserem, mas a Indy tem em mais de metade das provas vencedores diferentes… é á americana, é… . mas não existem estas vergonhas. Esse excedente financeiro já entrou na construção e desenvolvimento do carro de 2022 e possivelmente de 2023… A ver vamos, já que este ano, com tanta polemica só o carro de max é… Ler mais »
Esta lei do controle do dinheiro é e será sempre alvo de todas as suspeitas, queixas e remoques, consoante os meninos que andarem a brincar na frente, na velha máxima do ” chama-lhes a eles, antes que te chamem a ti”.
Hoje em dia é impossivel controlar o dinheiro nas suas diversas formas.(Estados e policias não o conseguem, etc). Aero oficial com menos tempo! Há tantos caminhos…para chegar a Roma! É apenas mais uma para ficar bem no palco mediatico.
Que palhaçada.
O crime compensa e de que maneira.
O corte no desenvolvimento vai doer mais do que a multa, mas só no próximo ano saberemos o impacto desta punição. Esperava um corte maior mas, pelo menos, o resultado da investigação e o castigo foram conhecidos.
Grande farra deverá estar a instalar-se na sede da RB… Se a Ferrari fizer o mesmo em 2023, vamos ver a punição… Espero que vença muito justamente e “contra tudo e contra todos” ( como diz o outro) … Neste caso com razões.
Deixe de ser venenoso e comente como gente.
Concordo, até porque neste caso a punição foi conhecida e não se resolveu por acordo secreto. Podemos discutir se o valor ou penalização deveriam ser maiores ou não agora não devemos é usar este tipo de situações para no futuro branquear quem não cumpra usando um exemplo errado.
Toda a razão. E é isso que é indecente, 2 pesos e 2 medidas, com sempre os mesmos a serem favorecidos. E os proprietários da Ferrari ( a que tem o direito de veto andavam ai a gritar os indignados) caladinhos…
Es um otario venenoso. Nem comentar sabes. Tas no desporto errado
Naturalmente para equipas ricas, qualquer multa é sempre minimizada, por isso, sim, o corte no desenvolvimento vai doer mais, mas na prática poderão ter ganho para os dois anos e possivelmente para o próximo, pois o carro será uma evolução deste. Acho pouco o corte, deveria ser superior e assim afectar o futuro de forma que doesse a sério, já que não tem efeitos retroactivos…. Existirá sempre suspeição, quando foi o acordo com a Ferrari, não foram claros, ao menos agora foi tornado publico, assim é um passo em frente. Vamos ver se alguma equipa vai considerar o risco de… Ler mais »
Um desporto destes, transforma-se num brincadeira … Como Há equipas que comem isto!… 7milhoes são as 2 jantaradas na conquistas de 3 títulos … 2021+ (2) 2022… Perderam a dignidade se é que ela existiu alguma vez…
Um desporto destes, transforma-se num brincadeira … Como Há equipas que comem isto!… 7milhoes são as 2 jantaradas na conquistas de 3 títulos … 2021+ (2) 2022… Perderam a dignidade se é que ela existiu alguma vez… Enquanto estes aldrabam a seu belo prazer e ganham títulos, do 4
classificado para baixo é só prejuízos, pois investem até onde podem e nada ganham… Vergonha
FI(ASCO)= RED BULL
Tanta azia que para aqui vai e eu nem sou fã da Red Bull, expectável! Ainda têm a lata de se queixar da penalização à Ferrari em 2019, quando nos 2 anos seguintes ficaram com um motor limitado em potência que os atirou para longe dos Mercedes e Red Bulls que desde 2015 a 2018 andavam a lutar pelos primeiros lugares, no ano a seguir em 2020 ficaram em 6º e perderam imenso dinheiro, só isso, queriam acabar com a Ferrari mas a Ferrari é mais forte e merece respeito! Gostava de ver os comentários se fosse contra a Mercedes… Ler mais »
Magnífica pena, p’ro ano era ninguem cumprir o teto orçamental, gostava de ver que penas a fia aplicava.