Fórmula 1: FIA aperta ‘truques’ nos motores
Depois de tudo o que se passou com a Ferrari o ano passado, e já aconteceu também noutras alturas, a FIA está a colocar um foco muito grande no ‘fecho’ das áreas cinzentas que as equipas de F1 podem estar a preparar-se para explorar neste arranque de campeonato.
Os diversos truques feitos nas unidades motrizes dos Fórmula 1, vão ser agora ainda mais complicados, pois a FIA está a trabalhar para não deixar ‘buracos’ nos seus regulamentos. Casos como o que sucedeu com a Ferrari o ano passado, vão ser mais difíceis de acontecer.
E essa atenção vai direta para duas áreas específicas: queima de óleo e sensores de potência ERS. Os regulamentos deste ano já previam regras mais rigorosas, com a FIA a impedir as equipas de utilizarem óleo como combustível, obrigando-as a um limite de consumo de óleo de 0,3 litros por 100 quilómetros de funcionamento. Agora, a FIA pretende fazer controlos rigorosos sobre a forma como o óleo é medido e vai selar os sistemas antes de os carros rumarem à pista. Outro foco de atenção será na utilização de produtos químicos petrolíferos que possa ser utilizados como aditivos de combustível.
No que à recuperação de energia se refere, a FIA está a mudar a forma como verifica a distribuição da energia elétrica recuperada pelo ERS, ao colocar um sensor mais ‘robusto’ nos carros. Como se sabe, as equipas andam sempre à procura de formas de “dar a volta ao texto” e na maioria dos casos esticam os limites a seu favor, numa ‘guerra’ interminável entre a FIA e as equipas. É uma espécie de jogo do “Gato e do Rato”.
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Muitissimo engraçado que enquanto a Mercedes tem mais 30 cv ninguém se lembrou de establecer limites destes. E houve ANOS para o fazer. Sempre que a Ferrari ganha uma vantagem eles correm todos a aplicar medidas destas. Já assim foi com a queima de óleo que depois se percebeu que a Mercedes fazia o mesmo, mas que foi ultra regulada mal se suspeitou que a Ferrari o fizesse. Que escândalo
Nunca ouviu a expressão “mais vale tarde do que nunca”? Pessoalmente, acho que os regulamentos são cada vez mais castradores da imaginação dos engenheiros, não lhes deixando espaço para criarem algo. Mas são os regulamentos que existem, terão de ser cumpridos. Existem, contudo, duas situações diferentes, que devem ser tratadas de maneira diferente: a exploração de áreas cinzentas do regulamento, que considero legítimas e devem ser consideradas legais durante o ano em que são descobertas e as que são batota pura, em que a equipa sabe que é ilegal mas tenta ver se passa. Nesse caso, a equipa deve ser… Ler mais »
Permita-me discordar num ponto. Acho que quanto mais os regulamentos se tornam castradores mais os engenheiros tem de ser “criativos” e engenhosos.
Daí tanta preocupação quando uma das equipas consegue, dentro da lei, ir buscar mais uns centésimos que acabam por vezes em fazer muita diferença.
É verdade o que diz, mas é exactamente porque não podem dar livre curso à sua imaginação, que são obrigados a virar agulhas para a exploração de buracos no regulamento… e nisso são geniais.
Em realidade foi ao contrário, quando houve suspeitas que a Mercedes queimava óleo, começou-se a regular e foi aí que se descobriu que a Ferrari também o fazia.
E não venha fingir que só regulam quando a Ferrari faz alguma, se assim fosse tinham permitido o FRIC.
Mais uma pérola deste JLA. Elucide-nos, por favor, quais foram os “diversos truques feitos nas unidades motrizes dos Fórmula 1”? Qual foi o “caso como o que sucedeu com a Ferrari o ano passado”? Qual destes dois ou outros foram sancionados pela FIA?
Jornalismo trauliteiro.
Extraordinário já nao haver comentários sobre as pretensas trafulhices na PU Ferrari e o acordo “secreto” com a FIA ,como as centenas que lemos durante o Inverno aqui neste fórum. Agora percebemos a surpresa, o choque , e a reacção dos trafulhas a esse acordo.Q nao foi um castigo, puniçao, como os haters nao se cansaram de repetir. É q a FIA agora já sabe onde e como vai meter o nariz nos mercedes e hondas. E agora se percebe as “dificuldades” da Ferrari em Barcelona ni Inverno e mcontraste com a Haas e Sauber. É q estavam de acordo… Ler mais »
Pois, os trafulhas da Ferrari e os seus acordos “secretos” com a FIA, que não foi um castigo ou uma punição.
(alguém se queixou que faltavam este tipo de comentários, então pronto, aqui está, acrescento também que têm sacos de gelo disponíveis em cima da câmara dos Ferrari, caso queiram por na ferida).
Se for tudo como está escrito, se calhar, será que um certo ilustre team não vai passar do meio de grelha ? Mas não vai ser nada assim.
Vai sempre haver buracos para a esperteza.Digo eu.
Eu gostava de te ver como presidente da FIA… lol… A Scuderia para estar legal tinha de correr com um motor Briggs & Stratton… hibridizado com o motor eléctrico de uma Bimby alimentado pela bateria de um Nokia 3310…
A Ferrari devia ser punida pelo que fez no ano anterior, pois eu lembro me da Mclaren ter sido punida por espionagem, eu espero que esta temporada comece para ver se a Ferrari ainda continua com toda aquela potencia em reta e aí vamos perceber se as outras equipas tinham razão da batota da Ferrari