Fórmula 1 estreia-se em Baku, no Azerbaijão

Por a 15 Junho 2016 07:10

Realiza-se no próximo fim de semana em Baku, Azerbaijão GP da Europa de Fórmula 1, na estreia de um novo circuito citadino, o Baku Street Circuit. A Fórmula 1 deu um pulo de 9.940 Km entre Montreal e Baku, num enorme esforço logístico, para uma nova corrida citadina, mas desta feita, bem diferente do Mónaco.

No Canadá, Lewis Hamilton venceu mas a Ferrari não andou longe, a Red Bull teve mais dificuldades, mas em termos de andamento, as coisas podem ser muito interessantes, pois a Red Bull tem como se sabe um grande chassis e o motor já não é o que era, é bem melhor, como se viu pelas dificuldades de Nico Rosberg passar Max Verstappen. Para além disso, a Ferrari mostrou ritmo em Montreal, especialmente com Sebastian Vettel, as evoluções do motor parecem ter surtido efeito e para além disso as temperaturas estarão altas, o que costuma ser bom para os homens de Maranello. E a Williams também se pode juntar a este ‘festa’, pois sabe-se que os FW38 não andam em circuitos mais lentos, mas são bem melhores em traçados ultra-rápidos, o que é o caso de Baku.

Mas a corrida do Azerbeijão já tem polémica mesmo antes de começar devido à questão dos direitos humanos no Azerbeijão. Depois das ruas de Valência o GP da Europa regressa após quatro temporadas mas as instituições de defesa dos direitos humanos não vão perder a oportunidade, como já começaram a fazer, para aproveitar a ida da mediática F1 a Baku para falar sem cessar dos direitos humanos no Azerbeijão, que pelo que se percebe, não é coisa pouca…

Outro ponto forte do fim de semana é perceber como vai resultar a pista de Baku, algo semelhante a Singapura, mas bem mais rápida e com uma parte histórica pelo meio, com a F1 a passar pela zona mais ‘estreita’ de todo o Mundial. Apenas 7.6 metros separam as barreiras de um trecho da zona histórica, a Cidade Velha, num circuito que ascende a 6.003 metros, mesmo assim, menos que Spa-Francorchamps, que tem 7.004 metros de extensão. Só que nem Spa tem uma reta tão extensa, 2,2 Km para usar e abusar do DRS e da velocidade máxima, que poderá andar à volta dos 350 Km/h. Quanto aos pneus, não vai ser fácil porque asfalto é totalmente novo, e a previsão de altas temperaturas não ajuda muito. A Pirelli optou por uma escolha conservadora de pneus – não arrisca nada – pelo que os pilotos terão à disposição os compostos médios, macios e super macios. Veja os horários de Portugal Continental:

Untitled-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado