Fórmula 1 está a deixar o MotoGP… aos ‘saltos’

Por a 8 Setembro 2017 12:52

Os responsáveis da Fórmula podem ter 1001 ideias para melhorar o espetáculo da Fórmula 1 em pista, mas se o seu objetivo for alinhá-lo com o espetáculo proporcionado pelo MotoGP, bem podem ‘tirar o cavalinho da chuva’ porque será sempre mais fácil às motos poderem rodar muito juntas, o que não acontece com os carros. Basta perceber que onde ‘cabem’ quatro motos, ‘cabe’ um Fórmula 1 em pista e isto é algo que nunca poderá ser mitigado pela F1. Contudo, a ‘caravana’ do MotoGP está a ser ‘afetada’ pela F1…

Os  homens do MotoGP estão a ficar preocupados com os circuitos que partilham com a Fórmula 1, pois nas corridas de motos que se realizam depois da passagem por lá dos Fórmula 1, os homens das motos queixam-se de imensas vibrações, inclusivamente em reta, e a razão é simples: O incremento aerodinâmico que sofreram este anos os F1 estão a fazer com que ‘rasguem’ os asfalto e a ‘malta’ das motos é que está a sofrer.

Esta situação não se nota em competições de mais baixo nível, mas no MotoGP, as queixas têm sido mais do que muitas. Se o reasfaltamento parcial da pista em Silverstone foi bom para os homens do MotoGP, há outros casos muito complicados. Segundo Cal Crutchlow: “Com o downforce destes novos Fórmula 1, Spielberg foi uma anedota. Não imaginam! Mesmo em reta a moto vibrava imenso e saltava. E tudo foi muito pior do que o ano passado, e nas curvas em que o appex fica na parte mais alta (off-camber) é muito mau. Tudo isto significa que o asfalto está a ser danificado pelos F1. Eles asfaltaram algumas curvas, como por exemplo em Silverstone e tudo ficou muito melhor, mas era preciso terem-no feito na pista toda. Portanto o problema vai manter-se sempre que partilharmos a pista com os F1 pois vão ficar saltitantes de um ano para o outro, mesmo que as asfaltem todos os anos. Por isso percebo as preocupações dos organizadores”

Os pilotos da Honda, Marc Marquez e Dani Pedrosa, afinam pelo mesmo diapasão com Marc Marquez a dizer que: “Silverstone é um dos piores traçados do calendário a esse nível, vamos continuar a pedir que resolvam o problema. Tivemos bem mais ressaltos que o ano passado” disse. Pedrosa acrescentou que : “É preciso voltar a asfaltar mas nem sequer sabemos quanto tempo durará o piso liso, sempre que partilharmos circuitos com a F1”. Valentino Rossi confirma os seus colegas: “Os Fórmula 1 danificam as pistas, mas mesmo quando reasfaltam partes, o asfalto diferente também causa problemas, especialmente quando o ‘corte’ é feito no meio da curva. Equilibrar um moto para uma pista ‘saltitona’ não é fácil”

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can-am
can-am
7 anos atrás

As corridas de motos podem ser e são emocionantes e espectaculares, mas o motociclismo não tem nem nunca teve historicamente o relevo do automobilismo em termos mediáticos. Nem tem comparação possível o “peso” da indústria automobilística com a motociclista.
Os anos 70 terão sido o apogeu do motociclismo a nível mundial. O mundial da especialidade é de há muitos anos um feudo espanhol e italiano, de mundial tem pouco.
Que as corridas são interessantes e divertidas ninguém nega.

mcrae
mcrae
7 anos atrás

Em termos de espectáculo o MotoGP não dá qualquer hipótese à F1.
Quanto ao problema com os F1, eu conheço dois circuitos em que não teriam esse problema. Estoril e Portimão 🙂

Donadel
Donadel
Reply to  mcrae
7 anos atrás

Nao sei a quantos anos não vai ao Estoril, mas digo-te já que aquele circuito aos anos que já não tem condições de receber grandes provas. Em termos de segurança, deixa muito a desejar e em termos de infraestruturas para o publico, é péssimo, muito abaixo do que se espera para eventos em 2017. E Portimão, em termos de infraestruturas é de topo, mas o traçado é demasiado artificial, quiseram tanto fazer um traçado a antiga, que acabaram por estragar com tantos altos e baixos a meio das curvas… Nao estou a dizer que não é bom, mas se encontram… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  mcrae
7 anos atrás

Só não entendo porque razão no Motosport não se vê comentários dos aficionados da modalidade.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
7 anos atrás

Alguem me sabe responder porque é que um F1 tem 5,2m,ou seja mais comprido que uma carinha Audi A6, que já é um camião? Não seria suposto os formulas serem carros compactos? Nos anos 80 e principios de 90, era comum os carros andarem lado a lado durante varias curvas, isto com pistas bem mais estreitas que a maioria das actuais.

2fast4u
2fast4u
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

Pode por exemplo colocar todas as versões que saíram do VW Golf para perceber que os carros sofreram alterações ao longo dos anos, tornando-se visivelmente maiores. Os fórmulas não fugiram à regra. Já os motores caminharam no sentido inverso. Já não é preciso ter uma traineira V12 para debitar o mesmo número de cavalos. Mas as pistas também evoluíram e tornaram-se mais largas. Basta comparar os novos circuitos com Donigton, Brands Hatch, Zandvoort, por exemplo. No meu ver a razão para não poderem andar colados não se prende com as dimensões, mas porque o nível de carga aerodinâmica gerada é… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

simples. Em primeiro lugar, o chassis tem de ser concebido de maneira a que os pés do piloto não ultrapassem a linha do eixo dianteiro. Depois, enquanto até há alguns anos o depósito de combustível podia ser feito em largura, reduzindo ao comprimento do carro, agora tem de ser longitudinal. Acresce essas porcarias das MGU-K e MGU-H, que ocupam mais espaço do que os motores V8 de 2013. Some a isto o facto de a aerodinâmica impor linhas estreitas, que obrigam a que peças como a caixa de velocidades sejam compridas e perfiladas, e aqui tem: carros com mais de… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Pronto, a FIA vai aprovar novas regras que os monolugares têm de ter no máximo um metro de largura.

Binha
Binha
7 anos atrás

Este artigo é malicioso e de certa forma mesquinho!! O termo recorrente aos pilotos de Motogp é desprezível e rancoroso o que por si só é péssimo para a Autosport que já passou por melhores fases agarrando se unicamente a Fórmula 1 e abandonando e desprezando desporto pináculo MotoGp! Quanto aos frustados meu amigo, os seus pilotos de Fórmula é que disseram e continuam a afirmar que Motogp é muito mais empolgante e competitiva consequentemente mais perigosa, que a formula!!! E a mentira continua porque, Motogp faz tremer sim os dirigentes da fórmula 1 devido a horários das corridas eles… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  Binha
7 anos atrás

No motociclismo prefiro o mundial de Superbikes, acho mais competitiva que o Motogp. Quanto a dizer que o motociclismo é mais perigoso que a F1, não tenho a mesma opinião desde que ouvi uma explicação do Niki Lauda, penso que ainda ele era piloto. Mas até fico curioso em saber porque razão considera o Motogp mais perigoso.

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