Fórmula 1: E se Lewis Hamilton terminar a carreira, que piloto escolhe a Mercedes?
E se o mundo da Fórmula 1 for abalado com a notícia surpreendente do fim, ou uma pausa, da carreira de Lewis Hamilton depois do que passou esta época? Toto Wolff deixou no ar essa possibilidade na primeira vez que falou aos meios de comunicação social depois do GP de Abu Dhabi. “Espero sinceramente que o Lewis continue a correr, porque ele é o maior piloto de todos os tempos. (…) E penso que como piloto, o seu coração dirá que tem de continuar porque está no auge das suas capacidades. Mas temos de superar a dor que lhe foi causada no domingo, também, porque ele é um homem com valores claros. É difícil de compreender como isto aconteceu”, disse Wolff.
No caso hipotético disso acontecer, quem poderia a Mercedes contratar para colmatar a saída do heptacampeão?
Logo à partida estão Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne, com alguma vantagem para o campeão do mundo de Fórmula E, apenas porque é o piloto de reserva da equipa e acabou a época aos comandos do Mercedes no teste para jovens pilotos ainda em Abu Dhabi. A maior questão seria juntar Nyck de Vries com George Russell, numa dupla muito jovem e que teria que começar o ano a apresentar resultados. Vandoorne seria uma boa escolha, mas não tem tanto contacto com o monolugar da equipa como tem De Vries.
Entre pilotos que estão no ativo noutras equipas, seria difícil conseguir contratar em tão curto espaço de tempo. Para 2023 seria possível, para 2022 seria muito complicado.
Charles Leclerc e o grande rival de Hamilton na conquista do título de 2021, Max Verstappen seriam cartas fora do baralho, no entanto Carlos Sainz podia ser uma escolha mais lógica, até porque o contrato com a Ferrari para depois de 2022 ainda não foi assinado. Lando Norris seria complicado negociar com a McLaren e seria a escolha de outro piloto jovem; Daniel Ricciardo desvalorizou depois de uma época menos conseguida, mas tem um contrato estável com a sua equipa. Sebastian Vettel será para manter durante muito tempo na Aston Martin e se Toto Wolff o quisesse mesmo, as contrapartidas para a estrutura de Lawrence Stroll seriam de muitos milhares de euros, assim como seriam para a Alpine no caso de Fernando Alonso. Por falar em Alpine, Esteban Ocon, piloto que já esteve ligado à Mercedes, é uma aposta dos franceses e dispenderam muita energia com o piloto este ano e não veriam com bons olhos uma saída. Valtteri Bottas não deveria estar em equação, já que assinou um contrato multianual com a Alfa Romeo e acabou de sair da estrutura de Brackley. Pierre Gasly tem ligações à Red Bull e seria extremamente complicado desviar o ativo das mãos de Helmut Marko e Christian Horner.
A equipa poderia escolher por um piloto que estivesse sem lugar na Fórmula 1. Nico Hulkenberg, o eterno candidato a uma vaga entre os 20 pilotos da grelha, podia ser um bom substituto de Hamilton, mas apenas por uma ou duas épocas, no máximo; Romain Grosjean teria ainda espaço na F1? E Antonio Giovinazzi, que ainda tem ligação à Ferrari, mas ficou sem lugar para 2022?
Qualquer que fosse a escolha, está visto que caso Lewis Hamilton decida deixar a Fórmula 1, a tarefa da Mercedes nunca seria fácil em tão curto espaço de tempo, ainda para mais num ano em que o regulamento é alterado.
Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre este tema. Quem seria o melhor substituto de Lewis Hamilton?
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Lando Norris já demonstrou a velocidade e maturidade para poder aspirar a um lugar de topo. Além disso demonstrou ser um bom colega de equipa. Duvido que a McLaren tivesse capacidade de o segurar. Estou convencido que será o próximo piloto Mercedes, mas não acredito que seja já. O Hamilton vai pelo menos querer ver como são estes novos carros. Ser campeão com 3 gerações diferentes de carros é apelativo demais para ele não tentar.
É uma possibilidade bem real,como sempre afirmei.
Para uns seria uma pena enorme, para outros seria uma lufada de ar fresco muito bem vinda. Mas nenhum dos acima referidos tem o talento comparável.
Quer se queira ,quer não,pilotos com a folha de serviços dele…são insubstituiveis.
Neste exercício meramente especulativo – o Hamilton não vai sair coisa nenhuma – falta o elefante na sala: Valtteri Bottas. Tem experiência de cinco anos na Mercedes, tem um palmarés simpático, não é dado a conflitos internos e, quer queiram quer não, é um excelente piloto. Há quem negue o seu valor por ter sido ofuscado pelo Hamilton – mas isso faz dele um mau piloto? Cévert foi ofuscado por Stewart, Berger por Senna e Moss por Fangio; isto significa que são maus pilotos? Claro que ia haver uma indemnização choruda a pagar, mas a Mercedes ainda deve ter uns… Ler mais »
Vettel ou Norris, mas o Hamilton não sai.
Não acredito que saía, mas no caso de sair era bom que fosse o Ocon, para o Piastri ir para a Alpine.
Acho que era mais uma solução boa para a Alpine e para o Piastri, do que para a Mercedes. Apesar da convivência com o Fernando Alonso ter melhorado muito o Ocon, ele tem um histórico como companheiro de equipa que deve tornar preocupante pô-lo ao lado do Russel.
Não me parece que o Hamilton saia mas também nunca pensei que o Rosberg saísse.O Alonso é o único que poderia replicar rapidamente performance e liderança ao nível do Hamilton. A continuidade do Bottas poderia ser opção mas seria sempre uma solução de curto prazo.
Vettel. Já está conversado há 1 ano.
LOL… para escudeiro do Russel?
Não. Para o toto
1) mostrar que quem ganha é o carro, não o pseudo-campeão (que conseguiu uma cura milagrosamente rápida assim que viu o que o russell fez ).
2) para dar uma lição à Ferrari.
Marketing. É assim tão difícil percebê-lo?
Ele nem consegue bater o Stroll de forma clara… o Stroll !!!
E para a Ferrari… não é preciso… já deu para perceber este ano que a Ferrari tomou a decisão certa nesse aspecto… e para mim, devia ter sido 1 ano antes…
O Lewis não vai sair. Ele estava com muita vontade de correr com estes novos carros.
Mas votei no Norris 🙂
Kimi 🙂
O Hamilton provavelmente não irá sair da F1 na próxima temporada. Se tivesse vencido o seu oitavo titulo talvez o fizesse. Mas qual o substituto? Por que não o Alonso? Mesmo que não bata o Russell, continua fortissimo em ritmo de corrida.