Fórmula 1 de 2026 com aerodinâmica ativa

Por a 7 Junho 2024 08:45

Os Fórmula 1 de 2026 vão ter um novo sistema de aerodinâmica ativa: asas dianteiras e traseiras móveis para promover corridas ainda mais renhidas.

A asa dianteira será 100 mm mais estreita e terá um ‘flap’ de dois elementos. A asa traseira também terá três elementos, com a asa inferior a ser removida.

Num sistema semelhante à ajuda à ultrapassagem, o DRS, quando o modo Z de série é acionado, os elementos das asas dianteiras e traseiras abrem-se e são angulados para permitir que os carros atinjam maiores velocidades em curva.

Os pilotos podem então mudar para o modo X, que é uma configuração de baixo arrasto em que o ângulo do ‘flap’ muda tanto na asa dianteira como na traseira para maximizar a velocidade em linha reta.

O sistema será ativado pelo piloto e estará disponível em determinadas partes da pista onde os níveis mais baixos de força descendente são seguros.

A FIA afirma que, com base nas discussões atuais, prevê que o sistema estará disponível em qualquer reta que demore mais de três segundos a ser percorrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
7 meses atrás

Sou totalmente contra ª aerodinâmica activa. É verdade que os DRS tiveram muito menos avarias do que seria de esperar, mas algo pode correr realmente mal, se avariarem. Alargar à asa frontal, com os toques que estas sofrem, é brincar com a sorte.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
7 meses atrás

Ainda vai ser pior que os últimos DRS, pois a asa vai abrir muito mais, podendo provocar piões a alta velocidade devido à instabilidade causada pelo carro da frente.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado