Fórmula 1 de 2026 com aerodinâmica ativa

Por a 7 Junho 2024 08:45

Os Fórmula 1 de 2026 vão ter um novo sistema de aerodinâmica ativa: asas dianteiras e traseiras móveis para promover corridas ainda mais renhidas.

A asa dianteira será 100 mm mais estreita e terá um ‘flap’ de dois elementos. A asa traseira também terá três elementos, com a asa inferior a ser removida.

Num sistema semelhante à ajuda à ultrapassagem, o DRS, quando o modo Z de série é acionado, os elementos das asas dianteiras e traseiras abrem-se e são angulados para permitir que os carros atinjam maiores velocidades em curva.

Os pilotos podem então mudar para o modo X, que é uma configuração de baixo arrasto em que o ângulo do ‘flap’ muda tanto na asa dianteira como na traseira para maximizar a velocidade em linha reta.

O sistema será ativado pelo piloto e estará disponível em determinadas partes da pista onde os níveis mais baixos de força descendente são seguros.

A FIA afirma que, com base nas discussões atuais, prevê que o sistema estará disponível em qualquer reta que demore mais de três segundos a ser percorrida.

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2 Comentários
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Cágado1
4 meses atrás

Sou totalmente contra ª aerodinâmica activa. É verdade que os DRS tiveram muito menos avarias do que seria de esperar, mas algo pode correr realmente mal, se avariarem. Alargar à asa frontal, com os toques que estas sofrem, é brincar com a sorte.

F1 FOR FUN
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4 meses atrás

Ainda vai ser pior que os últimos DRS, pois a asa vai abrir muito mais, podendo provocar piões a alta velocidade devido à instabilidade causada pelo carro da frente.

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