Fórmula 1: 5 Histórias do paddock

Por a 29 Março 2024 15:22

Os rumores continuaram em alta rotação em Melbourne e muito embora a guerra civil na Red Bull continue a alimentar conversas, o mercado de pilotos está em ebulição, com diversos nomes e equipas no centro dos boatos.

A jogada maior de Horner

Christian Horner poderá ter maiores ambições que as que se esperavam, havendo rumores de que o seu objectivo é tornar-se CEO da Red Bull GmbH.

O inglês mantém-se no poder da equipa de Fórmula 1, apesar da oposição do braço austríaco da empresa de bebidas energéticas, com o qual estão alinhados os Verstappen, que está em rota de colisão com a facção tailandesa liderada por Chalerm Yoovidhya, apoiando esta Horner.

O tailandês, filho do co-fundador da Red Bull juntamente com Dieter Mateschitz, de acordo com os boatos, tem planos maiores para toda a companhia, parecendo estar interessado em que a companhia deixe a sua sede em Fuschl, Áustria, para que encontre uma nova casa no Dubai.

Mas os planos de Yoovidhya não ficam por aqui, pretendendo criar a função de super-CEO, colocando esta posição acima de Oliver Mintzlaff, Franz Watzlawick e Alexander Kirchmayr, que assumiram a liderança da Red Bull, cada um nas suas áreas, depois da morte de Mateschitz.

Horner, segundo os rumores, é o homem que Yoovidhya pretende colocar no vértice superior da Red Bull GmbH, assumindo um maior poder que o que detém atualmente, algo que lhe agrada.

Mintzlaff, Watzlawick e Kirchmayr terão diminuído a sua oposição aos desejos de Yoovidhya, estando agora mais preocupados em assegurar os seus empregos.

Max Verstappen sai?

Com o aparente ganho de poder da parte Christian Horner, Max Verstappen parece estar cada vez mais com um pé fora da Red Bull.

Em Melbourne viveu-se um clima de paz podre no seio da formação de Milton Keynes, mas o futuro do Tricampeão Mundial continua a ser alvo de especulação e, muito embora garanta que se sente bem na sua actual equipa, a continuidade de Horner não vai de encontro aos seus desejos.

Para além disso, as dúvidas quanto à capacidade da Red Bull Powertrains em conceber e contruir uma unidade de potência competitiva para o novo ciclo regulamentar, que entrará em vigor em 2026, parecem estar a crescer no piloto neerlandês.

Existem cláusulas de rescisão do contrato, que tem duração até 2028, e para além disso, até a possibilidade de Helmut Marko se decidir pela reforma, face aos últimos desenvolvimentos na Red Bull, poderá levar a que Verstappen possa sair da equipa.

A Mercedes parece ser a equipa com maior vontade de ter o neerlandês num dos seus carros, substituindo assim Lewis Hamilton, mas também a Aston Martin poderá estar na corrida, se Fernando Alonso se decidir pela saída para outra escuderia – a Mercedes ou a Red Bull – ou mesmo por terminar a sua carreira, o que na situação actual parece improvável, dado haver lugares apelativos disponíveis.

A incerteza da Alpine

A Alpine prossegue em momentos de grande falta de competitividade e parece estar a atravessar por grande incerteza quanto ao seu futuro, continuando a haver insistentes rumores de que a Renault poderá vender a equipa, mantendo a estrutura de concepção e construção de motores, em Viry-Chatillon.

A grande candidata a comprar a estrutura de Enstone é a Andretti, que precisa de um lugar para ingressar na Fórmula 1, podendo usar as unidades de potência francesas, mas a Renault poderia procurar uma outra equipa para torná-la na sua parceira oficial, podendo ser a Williams a principal candidata.

A Alpine poderia concentrar-se no seu projecto de Le Mans ou até, paralelamente, rumar à IndyCar para criar uma imagem mais forte nos Estados Unidos da América.

Alex Albon caminho da Red Bull?

A Red Bull parece estar numa fase de reformulação, apesar da sua grande competitividade em pista, e 2026 será o início de uma nova era na história da equipa, com a conceção e construção das suas próprias unidades de potência, ainda que com o nome da Ford na tampa das válvulas.

Mas também no campo dos pilotos deverá haver novidades, o que não invalida alterações já na próxima temporada, se Max Verstappen optar pela saída devido ao ambiente que se vive no seio da equipa de Milton Keynes.

Segundo o boato que corria em Melbourne, Alex Albon terá já uma proposta da equipa que representou entre meados de 2019 e o final de 2020 válida para 2026.

O tailandês seria, assim, o colega de equipa de Verstappen, caso este se mantenha na estrutura de Milton Keynes, o que poderia dar mais um ano a Sergio Pérez na formação de bandeira austríaca, sobretudo se mostrar competitividade, tal como evidenciou nas duas primeiras provas da temporada deste ano.

Sergio Pérez na Audi?

Agora que a Audi completou a compra da totalidade das ações da Sauber, que se transformará na formação que defenderá as cores do construtor de Ingolstadt, a atenção passou para os pilotos que poderão ingressar na equipa de Hinwil.

Carlos Sainz parece ser o grande desejado de Andreas Seidl, mas o espanhol está demasiado cotado para ingressar num projeto que dará a resultados a longo prazo, olhando antes para equipas como a Red Bull, Mercedes ou Aston Martin todas elas com vagas em potência.

Nico Hulkenberg, que tem dado excelente provas na Haas, é um dos nomes também avançados para a Sauber já no próximo ano, desejando o alemão um contrato plurianual, ao passo que Esteban Ocon e Pierre Gasly, ambos desapontados com a atual forma da Alpine, são também opções reais para a equipa sediada na Suíça.

A possibilidade mais recente para os homens da Audi poderá ser Sergio Pérez, caso este não consiga manter o seu lugar na Red Bull.

O mexicano não está ao nível de Max Verstappen, mas no início de um projeto como o do construtor germânico ter um piloto de ponta não é uma exigência primordial, para além disso Pérez levaria para a Sauber muito conhecimento operacional da Red Bull, o que poderá ser importante para uma equipa em crescimento.

Mas uma coisa parece certa, nem Valtteri Bottas nem Guanyu Zhou continuarão na formação que será a Audi dentro de menos de um ano e meio.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado