Fórmula 1 2026: três pilares, otimismo, melhores corridas, mas o peso…

Com o horizonte de 2026 no radar, os chefes de equipa da Fórmula 1 partilham as suas perspetivas sobre os futuros regulamentos. Enquanto James Vowles (Williams) demonstra otimismo em relação ao espetáculo das corridas, Jonathan Wheatley (Kick Sauber) destaca o compromisso da Audi com a sustentabilidade. Andrea Stella (McLaren) apela à responsabilidade de todas as partes interessadas na proteção do futuro da modalidade, sublinhando que o objetivo é trabalhar em conjunto para garantir um produto de sucesso em 2026.
James Vowles (Williams): “é cedo porque ainda estamos a desenvolver o carro e os regulamentos só estão em vigor há alguns meses. Mas não estou a ver as preocupações que estão a surgir noutros lado. Para nós, as corridas parece que vão ser muito boas. Penso que vai ser muito bom do ponto de vista dos espetadores. O ‘wake’ (turbulência deixada por um carro) é melhor, é menor e por isso menos disruptivo e como o ‘wake’ foi melhorado, os carros conseguirão seguir-se uns aos outros mais de perto, o que facilita as ultrapassagens e torna a corrida mais dinâmica, por isso não estou demasiado preocupado. O maior problema que provavelmente tenho é o objetivo de peso.
É uma boa ideia reduzir o peso, mas é uma decisão muito difícil para todas as equipas. É a única coisa que nos preocupa para já…” disse.
Quanto a Jonathan Wheatley (Kick Sauber): “o que eu diria, porque todo o assunto está a ser discutido neste momento, é que houve, penso eu, uma discussão muito aberta, produtiva e colaborativa hoje com todos os principais interessados. Pelo que sei, os melhores interesses da Fórmula 1 estão em jogo. Foi essa a base de toda a conversa e o feedback que recebi foi muito encorajador. O que eu diria apenas falando sobre 2026 é que a Audi é muito clara sobre a sua posição. A razão pela qual se envolveram no desporto é o entusiasmo em torno dos três pilares que consideramos realmente importantes – o primeiro é um motor altamente eficiente, o segundo é um sistema híbrido avançado e, claro, os combustíveis sustentáveis são a base de tudo isto.”
Por fim, Andrea Stella (Mclaren): “Gostaria de sublinhar o que o Jonathan disse sobre o interesse do desporto. Quando falamos de futuros regulamentos – ainda nem começámos 2026 e já estamos a falar de outra coisa.
Gostaria de apelar ao sentido de responsabilidade de todas as partes interessadas, porque estamos aqui para proteger os interesses do desporto. Não gostaria que puséssemos em causa o que poderia ser um regulamento bem sucedido. Podem precisar de algumas afinações e ajustes – mas é para isso que estamos aqui. Vamos definir exatamente o desafio técnico e resolvê-lo. Vamos todos trabalhar em colaboração para o interesse do desporto, que surge quando temos um bom produto. Penso que podemos ter um bom produto em 2026. Só temos de trabalhar para isso.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI