Force India revela VJM10
Depois de Williams, Sauber e Renault, foi a vez da Force India revelar a sua nova ‘arma’ para a temporada de F1 de 2017; o VJM10. Trata-se do décimo monolugar a equipa de Silverstone para a disciplina máxima do automobilismo, e aquele que tem de servir os propósitos de êxito de Sergio Perez e Esteban Ocon, os seus pilotos esta temporada. O VJM10 ostenta uma decoração mais prateada que a do seu antecessor, bem com a famosa ‘barbatana’ de tubarão no capot do motor, que volta a ser uma características nos novos F1. Aquilo que talvez irá distinguir mais o Force India dos Williams, Sauber e Renault é o desenho único do seu ‘nariz’, mais radical do que os dos seus adversários, mas também se notam diferenças significativas nas asas da frente e traseiras, face ao que foi visto o ano passado, não só devido às novas regras, mas também é uma asa bem mais aprimorada no que à aerodinâmica diz respeito. O Diretor Técnico, Andy Green, revelou que a escala da alteração de design foi bem mais elevada do habitual: “Comparado a época anteriores, este é quase um carro totqalmente novo. Carca de 95%. A filosofia é semelhante mas a verdade é que se começou totalmente do zero”
O monolugar, que como se sabe é motorizado pela Mercedes foi apresentado perto da base da equipa, em Silverstone e mantém o mesmo estilo de decoração. Depois de terem terminado a época de 2016 no quarto lugar do Mundial de Construtores, a equipa de Silverstone vai ter um desafio bem maior este ano, pois as mudanças de regras são uma oportunidade, mas também sempre mais complicadas para as equipas com menos meios. Um novo quarto lugar seria uma enorme surpresa, mas nesta fase tudo é possível esperar.
A equipa manteve Sergio Perez pelo quarto ano consecutivo, mas vai ter um novo piloto, o jovem francês Esteban Ocon. O mexicano é de opinião que os carros deste ano serão como “A GP2 para a F1 em 2016”, destacando também a questão física: “vai ser bem mais complicado e um grande desafio para os pilotos. De resto estou muito confiante pois esta gente, que já provou ser muito competente, tem trabalhado muito duro. Veja-se o ano passado, começámos a época mais atrás e terminámos o ano em quarto. Espero outro grande ano com a equipa”, disse Perez.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Este não tem barbatana, mas sim barbatona xD
Se pintassem aquela barbatona em preto era capaz de ficar melhor.
1º: Que barbatana mais fatela.
2º: Estes gajos gostam mesmo daquele nariz! Até com a mudança de regulamento decidiram recriar um que fosse o mais parecido possível ao anterior.
3º: Muito prata/cinza. O Esteban Ocon conseguiu conduzir um carro com motor Mercedes e decoração prateada. Esteban 1 – Pascal Wehrlein 0.
4º: Desiludiu-me. E eu que até gosto dos gajos…
5º: Johnnie Walker?? Mais um patrocinador que abandonou a McLaren (mas acho que em 2016 já não patrocinavam).
E é isto.
Acho que a Johnnie Walker continua a patrocinar a Mclaren, pelo menos no ano passado falaram que renovou com a Mclaren durante muitos anos.
Edit -> Pelo que parece 2017 e o ultimo ano de contracto com a Mclaren, 2018 logo se verá
Desconheço, tenho que averiguar
http://www.mclaren.com/formula1/partners/Johnnie-Walker/
Confere. Dá-me a impressão de que não me lembrava de ter visto a pub nos carros deles…
Também não me lembro de ver no carro, se calhar só estava nos capacetes e nas roupas (sem certezas)
Não, estava em ponto pequeno nos espelhos retrovisores
Bom olho 😉
A Diageo – Smirnoff e Johnnie Walker entre tantos – decidiu não renovar c/ a McL Portanto, 2017 será o ultimo ano. Normal para quem também perdeu a Exxon_Mobil, Tag-Heuer ou Hugo Boss
Sinais da genuína McLaren:
https://www.youtube.com/watch?v=NkcqA7AoqZo
Checo Férez não quis Renault e agora não aparece a estrela da Mercedes no seu capacete. Dúvidas?
Sorry.
Era esta:
De frente é um nariz normal (um bocado grande demais), mas de lado dá a impressão de que é idêntico…
É o karma lol
Duvidas de que?
De 2018, é claro.
Acho que é mais por um ser piloto da “escola” da mercedes e o outro não.
O outro até há pouco tempo era “embaixador” da Mercedes,eram muitos os fds em seus eventos ( ex: lançamento AMG_GT).
Em 2017, nem 1.
O Ócon é um piloto com contrato com a Mercedes (isso toda a gente sabe); o Pérez um agente livre.
O Perez parece um Minion ao pé do Ocon…
O Ocon é dos mais altos que já passaram pela F1 (1,86m).
Ca feio!!!!
Começo a sentir-me preocupado. Afinal os F1 deste ano são mais feios do que os do ano passado. É um regresso a 2008, mas com pneus sem rasgos, menos apêndices aerodinâmicos (alguém tem saudades dos corninhos dos McLaren e BMW Sauber?) e com os narizes ridículos das últimas três épocas. E o tamanho destes carros: 3 metros e meio de distância entre eixos! Autênticas limusinas. É grotesco. (Quanto às barbatanas, prefiro fingir que não as vi…)
Narizes?
Imagine o furor que teria sido se esta marca tivesse patrocinado o McLaren de 2014!
Já agora, o piloto ao volante deste Surtees quase-pornográfico é o meu primeiro herói da F1, Sir Alan Jones OBE. Será que ele conserva fotografias desta época (1975) com orgulho?
Eh eh eh
Sim, sim, era um bravíssimo piloto, que não tinha problemas em guerrear com o Villenuve.Era igual fora do carro, q o diga os 2 italianos q o tentaram assaltar; um foi para ao hospital, o outro à esquadra após ser neutralizado eke a dar show em Monza com o pulso ligado. Outos tempos.
Nesta época tudo era permitido
Acredito que estou na minoria mas até nem desgosto do carro. Aquela barbatana é que me parece demasiado simples e longa, duvido que seja a versão que vamos ver em Barcelona e em Melbourne.
Eu não desgosto, só acho que foram pouco arrojados, isto esteticamente porque tecnicamente não percebo nadinha. Assim de repente ao olhar para o carro, parece que estou a ver o da temporada passada.
FIA por favor, proíbam esta barbatanas!!! Que merd* mais feia!!! Já bastou em 2008/2009/2010 que era um vómito olhar para aquilo, e agora voltou tudo outra vez.
A decoração está a mesma dos últimos 2 anos, continua a ser das melhores mas dá impressão que aquela barbatana fica “urghh”.
Concordo ctg, mas isto não é a F1 esteticamente bonita. As equipas não olham para o bonito mas para o eficiente, não te esqueças.
Se fosse para todos os carros serem iguais, íamos para a FE
Dois comentários:
– Dá ideia que entrou a Johnie Walker, mas não chega para tapar os buracos dos que saíram;
– Deve ser lixado projectar um F1 que sirva simultaneamente à estatura destes 2 pilotos – 1 nem deve conseguir ver a pista, o outro deve tapar a entrada de ar com o capacete.
Parece que este ano vamos levar com garfos pela frente e quilhas por trás. Mais um monolugar que de bonito não tem nada. Esperava-se que, com as alterações regulamentares, os F1 dessem um passo em frente no que a estética e bom aspecto se referisse, mas do que se viu até agora a melhoria existe mas está longe do que se esperava. Essencialmente porque, se é verdade que a largura dos carros aumentou 20cm…a largura dos pneus da frente também aumentou quase o mesmo, daí o aspecto atarracado que os carros continuam a ter por via disso. Os pneus da… Ler mais »