FIA vai analisar declarações rádio de Vettel
As declarações de Sebastian Vettel via rádio nas últimas voltas vão ser analisadas pela FIA. Recorde-se que o alemão se insurgiu violentamente contra o diretor de corrida Charlie Whiting, injuriando-o, e apesar de lhe ter pedido desculpa, a federação internacional não vai deixar passar em claro.
Recordemos o que foi dito:
Vettel: “Sai da frente, sai da frente car… Ele é um (….) é o que ele é…”
Vettel: “Só eu é que estou a ver isto? Ele está a atrasar-me para o Ricciardo me apanhar, car…”
Vettel: “A sério, vou dar uma cacetada em alguém… acho que tenho um furo”
Riccardo Adami (engenheiro de Vettel): “Os pneus estão bem, os pneus estão bem”
Quando cruzava a meta, a Ferrari tentou acalmar o alemão, que desatou a injuriar Charlie Whiting (Diretor de Corrida), que estava prestes a penalizar Verstappen…
Ricciardo Adami: “O Charlie disse, … O Charlie disse…”
Vettel: “Sabes que mais, quero que o Charlie se f…, a sério, vá-se f…!”
O patrão da Ferrari, Maurizio Arrivabene, tentou acalmar Vettel…
Vettel: “Ele tinha que me dar a posição…fim de história…”
Arrivabene: “Sebastian, Sebastian, acalma-te, acalma-te, ele está sob investigação. Eu sei que não é justo, mas acalma-te. Falamos depois…
Vettel: “OK, certo Maurizio.”
Vettel descobria pouco depois que Verstappen tinha sido penalizado em cinco segundos, o que lhe permitiu ascender ao pódio…
A FIA vai analisar o caso, e pode, tendo em conta que Vettel pediu pessoalmente desculpa a Whiting entender que é suficiente dado todo o contexto. Mas se os regulamentos forem totalmente levados à letra, há muita ‘lenha’ para Vettel se queimar. O ‘castigo’ pode ir duma simples reprimenda à suspensão por uma corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
é assim, quem não respeitou um “multi-21”, não tem forma nem moral para contestar atitudes menos desportivas de terceiros!
Acho que se estão a referir a forma pouco ortodoxa e palavras utilizadas via rádio e não a contestar se ele tem ou não legitimidade para criticar
Você acabou de comparar uma ordem de equipa a uma ordem da Direcção de Prova de um GP? Quanto á notícia, se Vettel é penalizado, o Max tem de ser suspenso. Toda a gente fala de castigar o Vettel ou o Hamilton, mas então, qual é o castigo para o tipo que ignorou a penalização imposta pela Direcção de Prova e fez de conta que não era nada com ele? É que daqui a pouco, todos os pilotos ignoram as penalizações impostas e fazem o que lhes der na gana dentro de pista, já que sabem que a única coisa… Ler mais »
Atenção, atenção! O Max não ignorou a penalização imposta pela direcção de Prova, pois esta só saiu após a bandeira de xadrez, o que ele ignorou, foi uma ordem da sua própria equipa (entretanto revogada, segundo consta).
é mesmo isso Pity, se tal fosse era bandeira preta lol!
Também defende o chuchas
O Hamilton e bom piloto mas o chuchas
Parece que a sua resposta ficou incompleta, não sei o que quer dizer com “O Hamilton e bom piloto mas o chuchas”. Eu não defendo o “chuchas”, eu gosto é da verdade, não vou manter uma mentira, só porque ela é conveniente. Aliás, o Max está a candidatar-se a ser o substituto do Alonso, na minha lista de piloto com quem embirrar.
PS: convém usar acentos.
A FIA deixou a F1 chegar a um ponto ridículo, e de não retorno. As comunicações entre piloto e a box, ao tornarem-se públicas permitem tudo: no DTM e F1 várias foram as “queixinhas” (“viram, ele deu-me um toque”; ele bloqueou-me”). Este tipo de mensagens destinam-se a todas as outras pessoas: diretor de prova, comissários de pista, público menos à box… Outra questão são as regras de comportamento em pista sujeitas às mais diversas interpretações, que irei comentar no outro post.
Apesar de perceber a frustração do Vettel ele foi claramente para além do aceitável e merece uma penalização da FIA por comportamento impróprio. Não se podem esquecer que quando estão a correr estão também a representar um desporto
Quem quer ser respeitado, dê-se ao respeito. A FIA é o maior representante deste desporto, mas a forma atabalhoada como tem aplicado o exagero de regras que injectou na F1, acaba por demonstrar alguma incompetência e isso é algo que eu pessoalmente tenho dificuldade em respeitar e por vezes me tira do sério, e por isso entendo perfeitamente a reacção de Vettel e aquilo que ele e outros pilotos devem sentir neste momento, no que toca a colégios de comissários em geral, e Charlie Witting em particular. É certo que a linguagem de Vettel foi imprópria para usar em público,… Ler mais »
Declarações muito graves a revelar um comportamento de menino mimado e muito pouco profissional. Seria com inteira justiça se a FIA o suspendesse para ver se ele melhora o seu comportamento. Cumprimentos
E o mad Max deixar de ser mad e criança
O “mad Max” é um miúdo que tem que começar a ter disciplina também. São dois garotos, mas um deles já tinha idade para ter mais juízo. Cumprimentos
tudo isto era evitável se o Max tivesse cedido a posição logo que lhe deram indicações para tal. Relativamente as palavras proferidas por Vettel acaba por perder toda a razão da forma como se expressa. Um tetra campeão não pode reagir daquela forma!
Subscrevo na íntegra.
Precisamente.
De há muito que a linguagem dos pilotos tem vindo a piorar. Vettel bateu todos os recordes com a linguagem usada no Domingo. Tem a seu favor o facto de ter ido imediata e pessoalmente pedir desculpa, mas, se for penalizado, será uma penalização bem mais justa do que a que sofreu na corrida. A verdade é que, se a Fia não agir, qualquer dia vemos as corridas com bolinha no canto superior direito do ecran…
Creio que terá ainda que se retratar em publico, e estou certo que o fará já no próximo GP
Acho bem, se todo o público ouviu, ele deve desculpas (também) a todo o publico.
Por favor e o anti desportivismo do Max para com o vettel não merece um grande pedido de desculpas
Eles pensam que estão no paddock a conversar uns com os outros… ao menos desliguem o rádio para não termos de ouvir esta choradeira de caca que já mete nojo.
O pity quem disse que f1 era coisa de raparigas
Já cá faltava o machista.
Verstappen e Vettel, parecem os putos do infantário a porrada pelo brinquedo.
Prefiro mil vezes as polémicas do Schumacher a meter pilotos para fora de pista, do que estas polémicas da treta que parece uma briga de infantário. Como dizem no outro lado do oceano “Estou de saco cheio, cara”
é o que faz a F-1 actual ser um pseudo -infantário … quando era feita por homens á sério as vezes no calor da luta , pegavam-se até á porrada …. mas depois de uma noite de sono e reflexão faziam as pazes e até iam beber um copo juntos… agora é isto coisa de putos, embora nesta caso concreto o Vettel tenha toda a razão… pergunto qual é o problema de utilizar o vernáculo ? é melhor andarem de cor de rosa e de saltos altos ?
Há vernáculo e vernáculo. Eu não gosto do “vernáculo” a que se refere, mas isso sou eu. Aceito uma linguagem menos própria contra um colega, ou até um desabafo por uma falha mecânica, mas falar como Vettel falou sobre o director de corrida, isso foi demais. Há limites que não se devem ultrapassar….e não me refiro aos limites da pista.
Outros no passado foram penalizados por bem menos “Don´t know, maybe because I´m black?” Lembram-se? Pois eu defendo que Vettel merece uma reprimenda valente, pelo menos. Não por estar chateado com a decisão da direcção de prova, aí todos podemos ferver, mas por mandar o Charlie Whitting pró… Isso é falta de respeito e merece ser penalizado.