FIA trabalha no melhoramento do som dos F1

Por a 26 Maio 2016 09:47

A Federação Internacional do Automóvel está a apoiar o desenvolvimento de um ‘gerador de som’ para aumentar o ruído produzido pelas atuais unidades motrizes da Fórmula 1 que não agradam a grande percentagem dos adeptos da F1. Ainda que sejam importantes as questões ambientais, não se pode  esquecer que boa parte da emoção do desporto motorizado  vem do som produzido pelos motores e nestes tempos de transição até um futuro elétrico (ou o que quer que seja) há que manter felizes os adeptos e ‘dar-lhes’ motores com um bom som é primordial.

À entrada do terceiro ano desta nova ‘era’ de motorizações na disciplina, já foi feito algo para atenuar essa questão. É certo que muitos adeptos já assistem à F1 desde os tempos dos V10 – e até antes, claro – já passaram pelos anos em que não havia restrições no tipo de motor, só na cilindrada, até V12 (1989-1999, várias cilindradas), V10 (2000-2005, 3.0l), V8 (2006-2013, 2.4l) e agora 1.6 litros turbo/híbridos.

Neste momento já há uma diferença sensível no som, pois o escape foi alterado de modo a produzir entre mais 1.5 e 3 dB, mesmo com a vávula wastegate fechada, sendo que o som será ainda maior com esta válvula aberta, tendo em conta a forma como o sistema foi feito. Contudo, o turbo tem um motor gerador ligado, o que significa que a wastegaste abre poucas vezes numa volta. Mesmo em qualificação abre apenas cerca de 20% do tempo, mas quando estiver aberta o som será maior que nos antigos motores turbo.

Por isso, a FIA  trabalha num ‘gerador de som’ e ao que parece os resultados têm sido bons. Fabrice Lom, chefe de motores da FIA admite que o som “não é 100 por cento natural, mas também não é artificial” segundo a mesma fonte: “intensifica e melhora muito o som…”. O segredo passa pela utilização dos gases de escape, não todos, porque parte deles vão para a recuperação de energia…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
lumman
lumman
8 anos atrás

O som (barulho, não o timbre) está para a F1
como a anorexia para as passerelles!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  lumman
8 anos atrás

Se eu tivesse pontos, dava-lhe todos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Já disse, metam umas colunas e um subwoofer e metam som de F1 e até podem passar remixes da ana malhoa, com o seu futura e “tou toda turbinadaaaaaaaaaaa”.

rubinhu0990
rubinhu0990
8 anos atrás

Será preciso tirar um curso de engenharia para perceber que ninguém se queixa que o som é baixo mas sim fraco!?
Ninguém quer mais barulho, querem é um som que não se assemelhe ao ruído de um aspirador!
Que tal um V8 limitado às 20.000Rpms

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado