FIA planeia proibir ‘clones’ na Fórmula 1

No mesmo dia em que se ficou a saber que a Racing Point foi penalizada e multada pela cópia ‘descarada’ que fez do Mercedes W10, tendo ficado provado que utilizou ficheiros informáticos (CAD) da Mercedes, e depois da federação internacional ter atribuído uma pena que ‘convida’ a mais cópias, que pelos vistos saem baratas, a FIA já avisou que vai fechar as lacunas do regulamento, e impedir que alguém faça o mesmo que a Racing Point.
Pouco depois da FIA anunciar que a Racing Point quebrou os regulamentos ao usar condutas de arrefecimento de travões traseiras do Mercedes W10 e FIA alertou que vai tomar medidas para 2021. Nikolas Tombazis, responsável técnico da FIA diz que juntamente com a Liberty Media, chegaram à conclusão que ‘clones’ não são bons para o futuro da F1, que pretende ser uma competição em que cada construtor pensa e constróis os seus carros, pois corria-se o risco de, algum dia ter 20 chassis iguais a correr. A Fórmula 1 nunca pretenderá ser uma competição ‘mono’. Portanto, vão ser feitos ajustes nos regulamentos e colocados limites para as cópias.
A ideia é impedir que equipas usem fotos ou copiem extensas partes doutros monolugares, tal como fez a Racing Point. Para já, Tombazis não revela detalhes do que está a ser planeado, mas já se percebeu que a Racing Point vai poder manter o seu atual chassis: “Queremos passar uma forte mensagem que as equipas não devem começar a fazer o mesmo, porque não vai ser permitido”.
A FIA admite que a cópia de componentes individuais se tornou hábito na F1, mas o que a Racing Point fez agora foi elevar a questão para um nível completamente diferente, ao aplicar a mesmo filosofia do Mercedes W10 no seu RP20, de fio a pavio.
Basicamente o que a FIA diz é que a Racing Point se atreveu a fazer algo que nunca tinha sido feito na história da Fórmula 1, mas diz que este não pode ser o caminho de futuro na disciplina. Ninguém quer 8 ou 10 ‘Mercedes’ na grelha.
Até aqui, quase tudo bem. Só que, apanhou-se o ladrão, castigou-se o ladrão, que pagou uma ‘multazinha’ e ainda se pode ‘passear’ com produto do roubo…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Só se deve proibir o que se pode verificar. Adicionalmente, esta é uma proibição sem efeitos práticos, pois os carros de 2021 terão de ser os mesmos de 2020 e em 2022 serão completamente novos, sem nada para copiar, só para 2023 faz algum sentido pensar nisso.
nem mais! de resto só acrescentar que ao contario do que diz o JLA no texto acima, a RP nao foi penalizada poor fazer uma cópia “descarada” do W10, mas por usar os CAD dos ductos de travão traseiros, deixando de fora os frontais pq considera ser uma evolução dos de 2019, que eram interiamente iguais aos da Mercedes. Ora há aqui duas questões a reter: 1 – uma vez que os RP usaram em 2019 os mm ductos frontais que a Mercedes, os deste ano foram considerados uma evolução, ao passo que os traseiros eram diferentes dos Mercedes e… Ler mais »
Apenas acrescentar outra coisa… Se a RP adquiriu os ductos traseiros à Mercedes em 2019, e simplesmente optou por não os usar por uma questão de preferencia, isso não faz com que automaticamente possa utilizar em 2020 caso o queira?
Oh diacho! Se a moda de proibir clones pega por aqui lá vai o AutoSport entalar novamente o frenando_afondo…
Lol
Cumprimentos
Impressionante, a Haas faz isto desde 2018, ninguém quis saber. Agora que foi a RP que o fez, já ficou tudo ofendido. Nem uma linha no texto ou declarações da FIA sobre esse feitop da equipa americana clonar o Ferrari durante 3 anos. Parece que tudo o que está ligado à Ferrari passa por entre os pingos da chuva. “a Racing Point foi penalizada e multada pela cópia ‘descarada’ que fez do Mercedes W10, tendo ficado provado que utilizou ficheiros informáticos (CAD) da Mercedes” E esta frase está construída para induzir as pessoas em erro, quem lê pensa que todo… Ler mais »
Lol… a Force India “nasceu” a fazer isto….
Pesso desculpa não sei se posso colocar um link de uma notícia de outro site aqui no Forum .
Mas era só para relembrar o caro amigo Frenando quando ele diz :
“Impressionante, a Haas faz isto desde 2018, ninguém quis saber”
Mas cá vai o link
https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/esportes/automobilismo/f1mania/relacao-haasferrari-causou-atrito-com-equipes-rivais,26ba1ec2a4e55a6a10563d15fc2853a379frwtax.html
Oh caríssimo, já acusaste o toque que levaste lá em cima?
E a que horas é que vai começar o teu espectáculo diário de “clonagem”? A partir da meia-noite como é habitual? Acho que mais directo do que isto…
Cumprimentos
E quanto aos clones do Senna e do Schumacher, como é? Também vão ser proíbidos…
” Ninguém quer 8 ou 10 ‘Mercedes’ na grelha.”
Ora o que eu penso que ninguém quer é esta falsa competitividade desde que começou a era híbrida.
Já não há como disfarçar a Mercedes está 2 ou 3 patamares assim de qualquer concorrência. Eles bem tentam fazer de conta que se preocupam com a concorrência, mas a verdade está à vista de todos. A Racing Point é que resolveu arriscar e colocar tudo a nu… Para andar ao ritmo dos Mercedes à que copia-los!!
Ainda o outro dia vi um vídeo no youtube sobre carros inovadores que foram copiados rapidamente por outras equipas.
Isso é a história da F1. Uma equipa inova e as outras, assim que possível e se verificarem que têm ganhos, copiam.
Dizer “que a Racing Point se atreveu a fazer algo que nunca tinha sido feito na história da Fórmula 1″ é uma afirmação muito discutível.
A FIA anda sempre atrás do prejuízo! E que tal regras claras em vez de proibirem só porque este ou aquele faz queixinhas? Só uma ideia!
A FIA, primeiro permite depois proibe !! querer agradar a gregos e troianos deixa a F1moribunda, isto dos lobbies é fo..do.
Pronto, adeus Racing Point, Alfa Romeu, Hass e AlphaTauri 😜🤪😜🤪