FIA divulga regras dos motores para 2021

Por a 31 Outubro 2017 17:16

A FIA divulgou, esta terça-feira, a primeira proposta para especificação dos motores da Fórmula 1 a partir de 2021. A entidade manteve as unidades com um motor de combustão V6 de 1.6 litros, aboliu o MGU-H e tentará aumentar o barulho dos carros com 3000 rpm a mais.

A FIA diz que a relevância para o desenvolvimento rodoviário continua a ser uma meta. “De acordo com os objetivos delineados pela FIA para o futuro, estes regulamentos – que incluem redução de custos, a manutenção da relevância rodoviária com a tecnologia híbrida e melhoria do som dos carros para maior apelo aos fãs – foram apresentados aos representantes dos fabricantes com um guião para o desenvolvimento da próxima geração de regulamentos. As propostas partilhadas hoje foram desenvolvidas conjuntamente pela FIA e pela F1, usando dados e comentários das equipas, fornecedores de unidades de potência e especialistas externos. O quadro geral para a definição da unidade de potência de 2021 estará em vigor e será publicado pela FIA no final de 2017”.

A nova unidade de potência da Fórmula 1 terá a partir de 2021:

– Motor a combustão V6 Turbo Híbrido de 1.6 litros;

– 3000 rpm a mais para melhorar o som;

– Parâmetros de design interno para restringir os custos de desenvolvimento e desencorajar projetos extremos e condições de funcionamento;

– Remoção do MGU-H;

– MGU-K mais poderoso com foco na implantação manual de energia do piloto durante a corrida, juntamente com a opção de economizar energia por várias voltas para fornecer um elemento tático controlado pelo piloto;

– Turbo único com restrições dimensionais e limites de peso;

– Eletrónica e controle de energia padronizados;

– Alto nível de parâmetros de design externo para maior capacidade de troca de mecanismos, como motor, chassi e transmissão;

– Intenção de investigar regulamentos mais rigorosos de combustível e limites de combustíveis usados.

O comunicado da FIA ainda diz que uma série de reuniões começará agora com todas as partes interessadas, para discutir o desenvolvimento da proposta “no espírito da mais ampla cooperação possível”.

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chicanalysis
7 anos atrás

Ganda marcha-atrás !
Só falta definir os parâmetros da palha a dar aos cavalos e a madeira a usar nas rodas.
Espero que ainda estejam só na fase de atirar o barro à parede.

asfalto
asfalto
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Ó chic ysis és tão ecológico. Lembraste daquele programa do governo no tempo do ex, eng, sócrates, que diziam que pagavam metade do valor de um equipamento solar. Os bancos é que vendiam o equipamento e apresentavam um contrato de crédito. Se tu dissesses que não querias crédito nenhum porque tinhas dinheiro, sabes o que acontecia? não te vendiam coisa nenhuma. Onde estava o interesse , no ambiente? Acho que todos devemos fazer a nossa parte pelo ambiente e não só, mas também não podemos ser ingénuos e deixar-nos embalar pelos interesses da industria. Achas que a alternativa aos combustíveis… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Agora teve azar em escolher-me a mim para apresentar esse argumento. É que eu instalei um sistema solar térmico ao abrigo desse mesmo programa e paguei imediatamente os 50% que me cabiam. Não me obrigaram a ficar agarrado a crédito nenhum. O problema depois foi outro, com a empresa que o forneceu (uma tal norquente) a instalar pelo país todo vidros com defeito que partiam ao fim de alguns meses e depois a não assumir a garantia. Enfim, coisas de sócrates …Mas não vamos confundir o cu com as calças à custa disso. Claro que há negócios ( e também… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Não duvido do que diz em relação ao crédito, mas foi uma excepção há regra.

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Não concordo que seja pior. Acho que vai melhorar em muito, baixar o preço e com mais rotação pode melhorar a potência do motor. O Kers tornou as corridas interessantes no passado, introduzindo uma capacidade de armazenamento de algumas voltas, para descarregar quando for mais necessário, pode ser muito interessante. Com estas alterações podem mandar o DRS para o caixote do lixo. Não era má ideia banir certos metais “exóticos” usados na construção dos motores, devam ser forçados a ficar pelo bloco de aço.

chicanalysis
7 anos atrás

Claro que isto vai dar mais pano para mangas do que a independência da Catalunha. Sugiro já um referendo ou que nos encontremos todos em local a combinar para resolver civilizadamente o assunto à estalada.

m42engine
m42engine
7 anos atrás

Colocar mais 3000rpm?? Eles hoje em dia não atingem o máximo de rpm ditado pelo regulamento, para quê aumentar mais?? Eliminar o MGU-H….enfim, nem tenho comentário a fazer. O que deviam fazer, era colocar 2 turbos e dois MGU-H, no sentido de tornar mais complexo. Com tanta restrição ao desenvolvimento de tecnologias interessantes para usar em estrada antevejo um fim triste. A Mercedes vai ter aqui a deixa para ir “pregar para outra freguesia”. A Porsche, que estava de olho em trazer para a F1 aquilo que andou a desenvolver no seu LMP1, vai ficar quieta. A Renault e a… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Não me parece que esteja nada enganado. Só na parte da Renault e Honda quererem ficar nestas condições. São marcas de consumo, não andam nisto para agradar a alguns adeptos decrépitos mas sim para desenvolver e testar tecnologia. Para as marcas de grande consumo a Formula 1 é rentável porque é um dois em um, junta custos de I&D a publicidade e visibilidade.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Não fazem falta nenhuma. Deixem os garagistas, com motores baratos e com muita potência, eu quero ver corridas e não tecnologia cara.

chicanalysis
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Pode sempre ir buscar umas cassetes de VHS e ver essas corridas ou então ir para os USA que por lá a fumarada ainda está para durar (com o beneplácito de tipos como o Trump).

m42engine
m42engine
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Pode sempre ver Nascar, V8 australianos…por aí fora. F1 sempre foi acerca de tecnologia…

ruimssousa
ruimssousa
7 anos atrás

O MGU-K já existe no Toyota Prius há 17 anos! E cada vez mais carros de estrada o têm.
O inovador e que poderia dar mais alguns anos ao motor a explosão era o MGU-H.

Mas a F1, como a conhecemos, vai durar poucos mais anos. Daqui a 5 anos já se vão vender poucos carros com motor a explosão. Basta ver quantos construtores há na Formula E e na Formula 1.

chicanalysis
7 anos atrás

O que vale é que vão passar a transmitir a formula E em canal aberto. E no próximo ano as baterias já terão autonomia para uma prova inteira. Entram cada vez mais marcas.Pouco depois começam a fazer algumas corridas em autódromos, metem pneus lisos, uns carros de design bem fixe e …bye bye fórmula 1.

nuz18t
nuz18t
7 anos atrás

É só ecologistas por aqui, devem todos ir de bicicleta para o trabalho! Essa tecnologia vai sair da F1 mas nao quer dizer que vá para o lixo. E tanto falam na mgu/h que parece que sabem os nrs, algum dos ecologistas sabe quanta energia produz por volta? Nao será essa energia compensada com a rpm, e assim sendo vai dar ao mesmo mas mais simples, mais barato e barulhento!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  nuz18t
7 anos atrás

E mais poluente, porque para conseguir mais 3000 RPM, não estou a ver conseguirem retirar isso da parte eléctrica e visto que continua a ser só um Turbo, também não deve ser daí que virão os tais “mais 3000 RPM”.

Por isso só resta queimar mais combustível.

nuz18t
nuz18t
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

2 turbo para que? só se fosse para usar um na aerodinamica porque para alimentar o motor 1.6 chega perfeitamente 1.

chicanalysis
Reply to  nuz18t
7 anos atrás

Fogo! Que grande entendido que você me saiu! Usar um turbo na aerodinâmica? Explique lá isso melhor que para mim faz tanto sentido como cag..r pela pilinha.

nuz18t
nuz18t
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Deixas um bocado a desejar, tas sempre a cagar opinioes e nao percebes nada da poda, muda de nick e tenta outra vez…

chicanalysis
Reply to  nuz18t
7 anos atrás

Para começar não produz coisa nenhuma, recupera. É energia que ia para o lixo e assim é aproveitada. Queres números?
Nos motores de 2016 a mercedes conseguia acrescentar 160hp à potência do motor (sem queimar mais uma gota de combustível.

nuz18t
nuz18t
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Produz energia electrica e armazena numa bateria, bateria esta que armazena x kw equivalente a 160hp. O tamanho das baterias é igual para todos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

E que tal manterem a parte de combustão, mas obrigarem as equipas a procurar combustíveis alternativos bem menos poluentes? Isso seria outra maneira de ajudar a indústria.

chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

A combustão terá de ser mantida, pelo menos no curto prazo, porque não existem ainda sistemas de armazenamento que suportem uma corrida inteira. O importante neste momento é ir dependendo cada vez menos dos fósseis ( os combustíveis, não alguns comentadores daqui).

nuz18t
nuz18t
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Estás a aprender alguma coisa!

chicanalysis
Reply to  nuz18t
7 anos atrás

Depois de falares em usar o turbo na aerodinâmica o melhor que tinhas a fazer era ficar caladinho para não caires ainda mais no ridículo.

nuz18t
nuz18t
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

…tou a ve que nao chegas lá!

old-player
old-player
7 anos atrás

Eu sei que sou chato e que digo sempre a mesma coisa.
Mas é agora em 2021 que Portugal vai entrar na Formula 1 como construtor de unidades motrizes.
MOTORES FAMEL a 2 tempos , ai vamos nós.

chicanalysis
Reply to  old-player
7 anos atrás

Caro old-player, lamento imenso desapontá-lo mas a famel usava principalmente motores zundapp que eram alemães…ainda não vai ser desta, mas já temos aí boas fábricas de motores elétricos.

old-player
old-player
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

A sério????
😠

chicanalysis
Reply to  old-player
7 anos atrás

Ui, agora fiquei com a má sensação de ter dito a uma criança que afinal o pai natal não existe. Desculpe, não foi por mal.

old-player
old-player
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Ha ha ha estou no gozo.

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Dá para perceber que a maior preocupação está nos custos e no som dos motores. Enquanto a industria automóvel suportar tecnologias com motores de combustão, poderão promover as marcas através das corridas. Quando acabarem com os motores de combustão, adeus corridas. Continuo a achar que nem as novas gerações vão dar interesse a corridas de automóveis sem som dos motores. Por acaso alguém imaginou ver uma final do campeonato do mundo de futebol com o estádio vazio? corridas sem barulho é mais ou menos isso

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