Ferrari volta a dominar, Mercedes ‘maratonista’

Por a 25 Fevereiro 2016 17:21

Kimi Räikkönen foi o mais rápido esta quinta-feira, último dia da primeira fase de testes de pré-temporada da Fórmula 1, realizada no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Num dia em que utilizou três tipos de compostos diferentes – médios, macios e ultra-macios – o finlandês melhorou o registo a cada troca de pneus, com os ultra-macios a revelarem-se os mais eficazes, permitindo ao piloto da Ferrari estabelecer, ainda na parte da manhã, aquela que viria a ser a melhor marca do dia, 1m23.477s. Este foi um produtivo dia de testes e que fez esquecer o de ontem, em que o finlandês rodou apenas da parte da tarde. A equipa havia diagnosticado problemas no sistema de combustível no SF16-H , na noite de terça-feira, que na manhã de ontem voltaram a ‘dar sinal’. Porém, hoje tudo funcionou na perfeição no seio da Ferrari.

Daniil Kvyat, que começou o dia com a terceira melhor marca, acabou por o terminar no segundo lugar da tabela de tempos, com 1m24.293s. O piloto da Red Bull só passou a rodar no segundo 24 quando optou por colocar pneus ultra-macios, já na sessão da tarde. A Force India conseguiu o terceiro registo, através de Alfonso Celis, mesmo ao cair do pano, a cerca de 20 minutos do final da sessão. Para isso ‘bastou’ a mudança de pneus macios para super-macios, o mesmo que dizer, de 1m25.874s para 1m24.840s.

Kevin Magnussen começou o dia a colocar o seu Renault na frente, com a marca de 1m25.263s, mas não a viria a melhorar. O dinamarquês rodou com pneus macios durante toda a sessão e foi quem realizou o maior número de voltas ao traçado espanhol esta quinta-feira, 153. Max Verstappen fechou o top 5 e foi o melhor entre os pilotos com pneus médios.

Felipe Nasr, ao volante do seu Sauber, foi sexto, na frente dos homens da Mercedes, Nico Rosberg, sétimo, e Lewis Hamilton, oitavo, pilotos que estiveram mais focados em realizar stints longos e não tanto no cronómetro.  Felipe Massa foi nono classificado, num dia em que a Williams esteve apostada em realizar testes aerodinâmicos e, à semelhança da Mercedes, não propriamente preocupada com a tabela de tempos. Esteban Gutierrez e Rio Haryanto estabeleceram o 10º e 11º tempos, respetivamente ao volante dos monolugares Haas e Manor.

Passando para a ‘cauda do pelotão’ e em contraste com a boa performance da Ferrari e Mercedes, a McLaren-Honda teve um dia para esquecer. Uma fuga no sistema hidráulico no MP4-31 levou a que Fernando Alonso realizasse apenas três voltas de instalação esta quinta-feira, antes da equipa decidir retirar a unidade motriz do monolugar para descobrir e resolver o problema, ainda na parte da manhã. O espanhol acabou por não voltar à pista.

Nota também para as três situações de bandeiras vermelhas de hoje. A primeira deu-se quando Rio Haryanto foi embater com o seu Manor nas barreiras de proteção na curva cinco. A segunda quando o Haas VF-16 de Esteban Gutiérrez ficou parado à saída da curva quatro e teve de ser retirado da pista. E a terceira quando o Renault de Kevin Magnussen ficou parado na escapatória de asfalto da curva três.

No capítulo das voltas realizadas, a Mercedes voltou a não dar qualquer hipótese à concorrência. Dividindo os trabalhos entre Lewis Hamilton, de manhã, e Nico Rosberg, à tarde, a equipa totalizou 185 voltas. Rodando apenas meio dia, o britânico foi o quarto piloto que mais voltas fez e o alemão o sétimo.

Em quatro dias de testes as Mercedes nunca terminou na frente, com a Ferrari, através de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, a ter os melhores registos em três dos quatro dias de testes de pré-temporada. No outro foi Nico Hülkenberg, da Force India, a realizar o melhor tempo. A explicação é muito simples. Enquanto as restantes equipas realizaram programas que contemplam também o uso de compostos mais macios – macios, super-macios e ultra-macios -, a Mercedes manteve-se sempre ‘fiel’ aos pneus médios. A equipa alemã optou assim por trabalhar apenas as séries longas de voltas, não só para atestar a fiabilidade do seu W07, que como se percebe está pouco menos que à prova de bala, deixando a ‘performance’ lá mais para a frente, mas também para ‘perceber’ melhor o seu carro nas condições que verdadeiramente importam, as corridas. E os W07 têm estado tão fiáveis que levaram a Mercedes a mudar o programa de testes depois de Hamilton e Rosberg terem admitido estarem com algumas dores depois de realizarem muitos quilómetros nos primeiros dois dias de testes. Lá mais para a frente é natural que Hamilton e Rosberg também façam experiências com os compostos mais macios, mas para já a ‘ordem’ é endurance…

Piloto/Equipa/Tempos finais/Voltas/Composto

1 – Raikkonen, Ferrari 1m23.477s (80) Ultra-macio

2 – Kvyat Red, Bull 1m24.293s (96) Ultra-macio

3 – Celis, Force India 1m24.840s (75) Super-macio

4 – Magnussen, Renault 1m25.263s (153) Macio

5 – Verstappen, Toro Rosso 1m25.393s (110) Médio

6 – Nasr, Sauber 1m26.053s (121) Macio

7 – Rosberg, Mercedes 1m26.187s (86) Médio

8 – Hamilton, Mercedes 1m26.295s (99) Médio

9 – Massa, Williams 1m26.483s (54) Macio

10 – Gutierrez, Haas 1m27.802s (89) Médio

11 – Haryanto, Manor 1m28.266s (51) Macio

Alonso, McLaren (3) Sem tempo

Tempos por composto:

Ultra-macio:

1 – Raikkonen, Ferrari 1m23.477s (80)

2 – Kvyat, Red Bull 1m24.293s (96)

Super-macio:

1 – Celis, Force India 1m24.840s (75)

Macio:

1 – Magnussen, Renault 1m25.263s (153)

2 – Nasr, Sauber 1m26.053s (121)

3 – Massa, Williams1m26.483s (54)

4 – Haryanto, Manor 1m28.266s (51)

Médio:

1 – Verstappen, Toro Rosso 1m25.393s (110)

2 – Rosberg, Mercedes 1m26.187s (86)

3 – Hamilton, Mercedes 1m26.295s (99)

4 – Gutierrez, Haas 1m27.802s (89)

Número de voltas realizadas:

Magnussen, 153

Nasr, 121

Verstappen, 110

Hamilton, 99

Kvyat, 96

Gutierrez, 89

Rosberg, 86

Raikkonen, 80

Celis, 75

Massa, 54

Haryanto, 51

Alonso, 3

 

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Danilo
8 anos atrás

É impressionante o quão mais rápido o carro fica com esse pneu ultramacio, embora eu acho que este não vai servir para nada a não ser o marketing 🙂

Frenando_Afondo
Frenando_Afondo
8 anos atrás

Em relação a tempos, acho que só mesmo nos ultimos treinos é que vamos ver o que vale cada um, embora já vejamos o quão rápidos alguns podem ser, acho que ainda estão a esconder muito jogo… O que é normal, não se pode dar cartas aos adversários, na austrália é que vamos ver onde anda cada um. Espero que o campeonato seja mais renhidos com mais que duas equipas a lutar pelos pódios…

iceman
iceman
8 anos atrás

Nao sei onde é que tudo funcionou na perfeição para a Ferrari neste ultimo dia de testes… o Kimi esteve parado na garagem durante 4 horas da parte da tarde! so rodou nos ultimos 45 min. A somar às 4 horas que esteve parado na manha do terceiro dia. o mesmo é dizer que o kimi perdeu 8 horas de testes, ou seja um dia inteiro! Eu nao acredito em bruxas, tal como o kimi não deve acreditar, mas que elas existem existem! é pena é a “bruxaraia” cair sempre em cima do mesmo!

wrcf1
wrcf1
Reply to  iceman
8 anos atrás

Se isso tivesse acontecido noutra equipa, tinha sido um dia desastrado, como é a Ferrari, uma só volta é o suficiente para ser o dia perfeito aqui para o AS.cmpts

jms
jms
Reply to  wrcf1
8 anos atrás

Voltamos á guerra do costume com as mesmas pessoas, não é verdade?! Chissa acabem lá com isso de vez!

António
António
8 anos atrás

Uma grande desilusão é novamente o som destes monolugares. Pouco melhor ficou. Para quem prometia tanto, o resultado foi…apenas um pouquinho melhor. Os passarinhos podem continuar a dormir tranquilos ! É que os carros podem ser rápidos, mas o som que emitem …francamente ! Isto para quem conheceu a F1 doutros tempos !

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