Ferrari revela SF70H 2017
A Ferrari tornou-se na sexta equipa a apresentar o seu monolugar de Fórmula 1 para esta temporada de 2017, o SF70H. A Scuderia realizou uma apresentação online a partir de Fiorano, circuito onde a equipa italiana vai realizar o seu dia de filmagens, esta tarde. Na apresentação estiveram o chefe da Equipa, Maurizio Arrivabene, o responsável máximo pela área técnica, Mattia Binotto e os pilotos Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, com a Ferrari a escolher uma decoração totalmente vermelha para o seu monolugar, sendo que o Ferrari surge com uma frente ao estilo da Renault e Sauber, e com uma barbatana de tubarão.
O novo Ferrari é o 63º monolugar desenhado e construído pela Scuderia Ferrari para correr na Fórmula 1 e surge com um conjunto de regras sem precedentes na modalidade pois enquanto a maior parte dos regulamentos técnicos da última década foi feito para diminuir a velocidade dos carros, este faz exatamente o oposto pois os novos F1 têm muito mais aerodinâmica e aderência mecânica.
No chassis há várias diferenças entre o SF70H os Ferrari mais recentes, e se o nariz e a asa traseira são consequência dos regulamentos, tal como a barbatana de tubarão no capot motor, ou os apêndices aerodinâmicos na frente das entradas de ar nos flancos do carro, o desenho menos usual destes flancos foi desenhado, segundo a Ferrari, em harmonia com a estrutura dianteira do monolugar. Na frente é visível um duto que tem um propósito aerodinâmico, enquanto atrás do lugar do piloto o ‘roll-hoop’ que integra a entrada de ar foi totalmente redesenhada. A suspensão também foi evoluída, mantém o sistema ‘push rod’ na frente e ‘pull rods’ na traseira, mas as porcas das rodas e todo o sistema foram redesenhados para facilitar o trabalho dos mecânicos, já que, como se sabe as rodas são bem mais pesadas e isso vai refletir-se no tempo que os monolugares vão passar nas boxes, sendo, até ver, impossível que os mesmos registos do anos passado se repitam em 2017.
Quanto à unidade motriz, em contraste com a aerodinâmica, não mudou muita coisa, sendo que a principal preocupação a quantidade de combustível que pode ser utilizado durante as corridas, e com o previsível aumento de performance, com cerca de 20% a mais com o acelerador em baixo a cada volta, a quantidade de combustível passou de 100 para 105 Kg, mas o fluxo manteve-se fixado nos 100 kg/hora e o motor 062 é um passo em frente face ao seu antecessor. O desenho de alguns dos componentes mecânicos da unidade motriz foram revistos, enquanto outras áreas mantêm o desenho de 2016. O motor de 1600 cc tem um máximo de 15.000 rpm, a configuração é, como se sabe V6 a 90° e a injeção de 500 bar. O sistema ERS tem uma bateria com 4 MJ (mega joules, unidade de medição de energia mecânica e térmica) a MGU-K tem 120 kW e um máximo de 50.000 rpm, enquanto a MGU-H pode ir até aos 125,000 rpm. O chassis é em fibra de carbono e painéis compósitos. A caixa é sequencial, semiautomática tem 8 velocidades, os travões são Brembo, ventilados, com o sistema brake by wire na traseira, a suspensão é ‘Push rod’ à frente e ‘Pull rod’ na traseira, e o peso do carro com água, lubrificantes e piloto tem um mínimo de 728 kg. As rodas são OZ com 13 polegadas.
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Do mais o menos…..ou seja igual aos outros mas com a famosa barbatana agora com umas asas de gaivota…o que esta lá dentro isso agora….vamos ver!
Uma pergunta, estes engenheiros devem ter andado todos na mesma escola não???
Se as regras são as mesmas para todos não vejo o porquê do espanto! As asas já foram vistas ontem no W08
Alguns destaques: difusores debaixo da amarração da suspensão dianteira; estranhas e complexas entradas de ar para os pontões laterias (este desenho não deve durar muito tempo); T-wing na barbatana de tubarão. Quem quiser ver pormenores nada melhor que: https://twitter.com/ScarbsTech?lang=pt
Parece que o mclaren tb vai ter barbatana
Eu não percebo nada de aerodinâmica, mas sinceramente estes F1 a nível estético deixam muito a desejar… pode ser que sejam bons, mas enquanto os LMP evoluíram para de forma agradável à vista (minha opinião) estes vão no sentido oposto. Vamos esperar.
Bem, penso que a Ferrari arriscou e aplicou conceitos interessantes no novo carro,vamos ver como se comporta em pista. Tem asa por cima da barbatana a exemplo do que a Mercedes testou ontem, na zona dos flancos também se nota ali trabalho dos engenheiros, agora no nariz é que podia ser na linha do Mercedes para o carro ficar melhor esteticamente, mas não é isso que faz o carro andar…
Pelos vistos esqueceram-se de “esticar” o carro…
Realmente essa questão dos narizes dos F1 é algo que me faz confusão. Porque é que práticamente todos os carros apresentados até agora têm aquele tipo de nariz “péniano” com a excepção do Mercedes? Se desde 2014 esta foi a equipa que dominou quase completamente as últimas três épocas e nunca usou esse tipo de nariz “péniano” nos seus carros é porque arranjaram outras soluções e que pelos vistos até foram mais eficazes que as da concorrência, tal o domínio que a Mercedes exerceu e nunca ninguém a copiou, coisa que é comum os engenheiros da F1 fazerem. Houve algumas… Ler mais »
Lindo! Ainda assim não chega para bater o Mercedes em estética. Vejamos o que nos dará a McLaren.
Estas novos carros estão longe de ser a revolução que eu estava á espera, assim á 1a vista e dito por um gajo que nada percebe disto, a Ferrari parece ter sido uma das que arriscou mais, vamos ver. Acho que o carro está bonito, sem dúvida mais bonito que o de 2016.
A Fórmula 1 de 2017 é um autêntico ‘freak show’. Cada carro que é apresentado é mais feio que o anterior. A única excepção é, para já, o Mercedes. É certo que o que conta é o desempenho na pista, mas a F1 é também um espectáculo visual e este aspecto não devia ser negligenciado. Os narizes, as aletas e as barbatanas que vemos agora em todos os carros têm uma origem: o excesso de regulamentação. São formas de explorar até ao limite as omissões de normas demasiado restritivas, mas que são, evidentemente, imperfeitas, porque ninguém tem a capacidade de… Ler mais »
Não concordo. Quando os regulamentos eram mais brandos tínhamos ainda mais asas e afins. Basta ver os carros até 2009.
Não vi nenhuma solução aberrante até agora…
Acho os carros mais feios que os anteriores. Parecem-se com peixes e são grandes como barcos, este ano vamos ter pescaria da grossa.
SF 16H versus SF 70H. 70 é a idade da Ferrari, boa escolha.
O Ferrari mais bonito dos últimos anos. Aerodinâmica arrojada e tal… Gosto. Vamos lá ver é se não é arrojado demais e estas invenções aerodinâmicas não são um tiro no pé.