Ferrari na frente, Mercedes a esconder o jogo?
O derradeiro treino livre do GP do Bahrein de Fórmula 1 deixou ainda mais dúvidas do que certezas do que aí vem na qualificação e na corrida deste fim de semana do Mundial de F1 já que depois da Mercedes ter dominado claramente as duas primeiras sessões, desta feita a Ferrari colocou os seus dois pilotos no topo da tabela de tempos com Sebastien Vettel a ser o mais rápido em pista batendo Raikkonen por menos de um décimo, com os dois Mercedes logo a seguir e com Nico Rosberg novamente na frente de Lewis Hamilton, que faz parciais mais rápidos que o seu colega de equipa nos dois primeiros setores da pista mas perdeu no último.
O que fica por saber na qualificação é se a Mercedes depois de ter feito os melhores tempos ontem, foi hoje surpreendida pela Ferrari, ou por outro lado têm trunfos na manga e dão-se ao luxo dos ‘jogar’ só quando mais interessar. É um facto – e esta é uma questão muito interessante – que Nico Rosberg fez ontem um registo melhor do que o que alcançou neste terceiro treino livre, quando a pista era mais lenta do que esteve nesta sessão. Não sendo crível que os Mercedes tenham perdido competitividade, estes ‘números’ são para desconfiar, sendo certo que até era interessante que assim fosse na qualificação pois isso significaria que a Ferrari tem armas para se bater com a Mercedes no Bahrein. Logo no dia em que surgiu a informação que os Ferrari precisam de um novo turbo para fazer face a problemas com que se depararam na nova unidade motriz deste ano.
Há outra questão importante, é que os resultados do segundo treino livre, feitos com a pista mais fresca têm mais a ver com as temperaturas que se esperam na qualificação e na corrida, que são à mesma hora, e isso pode ter influência no andamento dos Mercedes e dos Ferrari. Resta saber se a bitola é o treino livre 2 ou este agora. Desconfiamos que a bitola será a do segundo treino livre… mas há que esperar para ver.
De resto, Valtteri Bottas foi o melhor dos ‘outros’ com o quinto posto na frente de um surpreendente Romain Grosjean, que colocou o HAAS num excelente sexto lugar. Já Esteban Gutierrez, colega de equipa do francês foi oitavo atrás de Daniil Kvyat. Como o novo ultra-pequeno nariz no seu Williams FW38, Felipe Massa foi nono, com Daniel Ricciardo a fechar o Top 10. Bom resultado para Marcus Ericsson, que colocou o seu Sauber na 11ª posição, na frente de Kevin Magnussen (Renault) e Jenson Button (McLaren), bem pior agora do que no segundo treino livre, em que foi terceiro. Já Stoffel Vandoorne perdeu algum tempo com uma fuga de óleo no seu McLaren, terminou a sessão em 14º (mas com super-macios), a quatro décimos de Button. O único incidente deu-se já no fim da sessão quando Jolyon Palmer furou a roda traseira esquerda do seu Renault.
Tempos
1. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari 1m 31.683s
2. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 31.723s
3. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 1m 32.104s
4. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 1m 32.160s
5. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 32.675s
6. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 33.082s
7. Daniil Kvyat RUS Red Bull-TAG Heuer 1m 33.113s
8. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 33.337s
9. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes 1m 33.363s
10 Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer 1m 33.519s
11. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 1m 33.569s
12. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault 1m 33.617s
13. Jenson Button GBR McLaren-Honda 1m 33.704s
14. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 33.744s
15. Max Verstappen NED Toro Rosso-Ferrari 1m 33.778s
16. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 34.003s
17. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari 1m 34.013s
18. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 1m 34.128s
19. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 34.281s
20. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault 1m 34.424s
21. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes 1m 35.546s
22. Pascal Wehrlein GER MRT-Mercedes 1m 35.724s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
E porque não dizem: ” A Ferrari esteve a esconder o jogo?”
O Autosport está tipo Correio da Manhã!….
Também ia comentar nesse sentido, mas o meu caro dispensou-me.
Se calhar a Mercedes também deve gostar de dar vouchers com jantares aos jornalistas.
Isto é mesmo curioso é só mostra que ultimamente tem havido dificuldades em não se usar dois pesos e duas medidas, então quer dizer que ontem à Mercedes ontem estava a anos luz de distância e até a Mclaren já tinha ultrapassado a Ferrari e até disseram que estavam com problemas e hoje só porque ficam à frente da Mercedes a Mercedes já está a esconder jogo? Então porque não puseram a mesma hipótese ontem no caso da Ferrari? Ou será que não repararam que a Ferrari ontem andava mais a fazer stints grandes e que quando andaram um pouco… Ler mais »