Ferrari já testa ‘halo concept’

Por a 3 Março 2016 10:10

A Ferrari está a aproveitar a segunda semana de testes de Barcelona para avaliar o sistema de proteção para a cabeça dos pilotos, previsto para entrar em vigor já a partir do próximo ano. Kimi Räikkonën foi o escolhido para testar o sistema, dando-nos uma ideia de como podem vir a ser os F1 (e todos os monolugares) num futuro próximo.

Depois de o finlandês ter comprovado o conceito em pista, um porta-voz da Ferrari levou a peça ao centro de imprensa do circuito, revelando que esta é “uma estrutura provisória” feita pela marca para testar a visibilidade. “Pensamos que a peça final fará parte do carro e esperamos que seja mais vistosa” revelou o porta-voz. Quanto a Kimi Räikkonën, foi lacónico como sempre: “Está ok em termos de visibilidade”

Na edição nº1991 do AutoSport pode ler um extenso trabalho sobre o assunto com a opinião de Domingos Piedade, Filipe Albuquerque, António Félix da Costa, Pedro Lamy, Tiago Monteiro e Henrique Chaves sobre o tema dos cockpits fechados.

Ferrari Halo

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Iceman
Iceman
8 anos atrás

Absolutamente Ridículo!

El Gran Comendador
El Gran Comendador
8 anos atrás

Grotesco. Se é nisto que a F1 se vai tornar, vou ter de me juntar à multidão de acéfalos que diz que o WEC é mais interessante.
E tenho dúvidas se este sistema é eficaz em caso de capotamento. O halo deve dificultar a extracção do piloto.

sintra27
sintra27
8 anos atrás

Completa aberração…Se me é permitida uma analogia um pouco disparatada(ultimamente quando se fala de F1 entra-se no reino do disparate)será que os tipos do motoGp pensam em introduzir rodinhas de triciclo para o futuro ou talvez um “santo António” à volta da mota!?!?Muito tem sido feito em termos de segurança na F1,e bem,se retirarem o factor risco por completo matam o espírito da modalidade.

Sergio Junior
Sergio Junior
8 anos atrás

Aquilo deve de incomodar bastante o piloto. Desculpem la o comentário fora tópico, mas estive a ler uma noticia e estes tipos que comandam a F1 são uns verdadeiros palhaços, então andam a queixar-se de estão a perder audiências, e no caso de Espanha em que tem umas audiências brutais, os grandes anormais venderam os direitos a Movistar Tv, o caso é ainda pior que em Portugal, pois aqui todos os operadores tem SportTv, la não, para se ver F1 tem de ser cliente Movistar, ou seja, ou os clientes mudam de operador ou não a menor hipótese de ver… Ler mais »

Baltazar
Baltazar
8 anos atrás

Só treinadores de bancada … duvidas que seja util ? é melhor nao ter o rollcage ? em que desporto automóvel não se usa rollcage? “é preferível ficar bonito do que proteger os piloto” “se for para ficar feio nunca mais vejo ” ” retirarem o factor risco por completo matam o espírito da modalidade” vou por uma lista dos numero de acidentes fatais na f1 por decada : 14 pilotos morreram na década de 1950; 14 na década de 1960; 11 na década de 1970; 4 na década de 1980; 2 na década de 1990; 1 na década de… Ler mais »

MSCSV
MSCSV
Reply to  Baltazar
8 anos atrás

Oh amigo não estou a ver em que é que isto vai ajudar os pilotos. Eu nem sei como é que ele consegue ver para a frente porque aquilo está mesmo à frente dos olhos dele. Isto é ridículo no mínimo. Mais a formula 1 sempre foi uma corrida de risco e os pilotos sabem isso, por isso não vejo porquê tanta preocupação. E se acham que era isto que ia proteger o Jules com aquela grande pancada que deu, duvido muito mesmo.

El Gran Comendador
El Gran Comendador
Reply to  Baltazar
8 anos atrás

Raciocínio absurdo, típico de quem não tem capacidade para defender um ponto de vista sem atacar os outros. Quantas pessoas morrem todos os dias nas estradas em automóveis completamente cobertos? Não houve mortes no WEC em carros fechados? Stefan Bellof, Manfred Winkelhock e muitos outros? Bem como em automóveis de turismo? As estatísticas que mostrou só provam que a F1 se tornou extremamente segura. Questionar a eficácia e necessidade deste mecanismo é perfeitamente legítimo, e não apenas por questões estéticas. Se um carro ficar voltado de rodas para o ar, este dispositivo vai dificultar a saída do piloto. (Parece que… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Baltazar
8 anos atrás

Felizmente o AutoSport hoje mesmo voltou a pôr em funcionamento o sistema de login. Já não vamos ter de apanhar com estas “completas aberrações” de comentários dos Baltazares que andam por aí. Obrigado AutoSport!

SNN81
SNN81
Reply to  Baltazar
8 anos atrás

Ou seja, o melhor é fazer um mundial na PlayStation…no pior dos cenários, ferem-se as vistas. Não percebo o seu ponto de vista…se é provar o número de mortes, então digo-lhe que comparando com outros campeonatos a F1 é bastante segura.

Grippen
Grippen
8 anos atrás

É assim eu defendo o cockpit fechado mas isto é ridiculo. O F. Massa levou com uma peça no capacete há uns anos que facilmente passava pelo meio deste andarilho. Pq não mesmo uma carlinga como nos caças até podem ter uma entradas de ar nas laterais, acho q fazia sentido agora isto só protege o piloto de peças muito grandes como pneus ou algo do genero.

sanmar
sanmar
Reply to  Grippen
8 anos atrás

Também acho. E bem desenvolvido a carlinga até era capaz de ficar bem nos carros. A ver vamos.

pokeralho46
pokeralho46
8 anos atrás

Isso, metam o halo, metam motores 50cc, metam pedais e rodas de apoio das bicicletas, metam tudo num caixote do lixo. O que ainda não se entendeu é que se está a perder a identidade da F1, sim é perigosa, carros com 1500cv, sim são perigosos, mas é essa a essência dos anos dourados que fez milhões de fãs, é isso que faz idolatrar os pilotos, eles fazem (faziam) no limite, ainda vamos ver as estrelas na box com comandos enquanto os carros na pista vão sozinhos…

Piedade
Piedade
8 anos atrás

Concordando com uns e discordando de outros, aqui vai a opinião, o mais objectiva possível, de quem é contra cockpits fechados, utilizando para isso exemplos de acidentes na F1 (e não só): com o cockpit fechado, Senna poderia ter sobrevivido sem ferimentos graves, pois o braço da suspensão não teria furado o capacete. também Massa não teria levado com a mola, Surtees e Wilson estariam vivos. com este “halo”, Surtees e Wilson estariam vivos, mas Senna teria o mesmo fim e Massa, só com muita sorte, se livraria da mola. Para Bianchi, porque o que o matou foi o impacto… Ler mais »

Cágado1
8 anos atrás

As fotos tiradas a partir do cockpit mostram uma grande interferência no campo de visão, mas os pilotos é que devem julgar e se eles acharem que é seguro – o que me custa a acreditar – então que se avance – feio ou não é irrelevante.

trabalhatumalandro
trabalhatumalandro
8 anos atrás

Esta moda, lembra-me do tempo de miúdo em que os carros tinham o o vidro da frente dividido.

Pity
Pity
Reply to  trabalhatumalandro
8 anos atrás

Jaime, vá ao seu Perfil e altere o nome, pois o que lá está é o seu mail.

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