Feroz e implacável: a filosofia de corrida de Max Verstappen na F1
Max Verstappen tem sido um Imperador em pista que impõe as suas regras de competição.
A mentalidade agressiva do neerlandês tem-no quase sempre colocado entre a vitória e a controvérsia, mas o piloto da Red Bull já deixou claro que vai continuar a desafiar os limites.
Max Verstappen recebeu muitas críticas quanto ao seu estilo de pilotagem na segunda metade deste ano de 2024, um tema que voltou à baila muito tempo depois de 2021, somente porque em 2022 e 2023, o neerlandês andava tão longe lá na frente, a concorrência nem sequer se aproximou, pelo que a questão quase nunca se colocou. Este ano foi muito diferente, e o que lhe valeu, claramente, foi a primeira fase do ano em que alcançou uma margem que pode gerir no final.
Em declarações à Viaplay, a emissora neerlandesa de F1, Verstappen reforçou não se arrepender de “cruzar a linha” em algumas situações na Fórmula 1, pois considera que isso foi necessário para vencer corridas. É opinião quase geral que o neerlandês está bem acima da atual concorrência na F1 em termos de pilotagem pura, mas o crescimento da McLaren, Ferrari e Mercedes este ano, levaram a que o piloto da Red Bull tivesse de “puxar dos galões” como só ele sabe, levando a que tenha existido muita discussão face ao que fez em pistap or diversas vezes.
Max Verstappen alega que quem não entende a sua postura não tem “mentalidade de campeão”, e reforça que irá manter a bitola sempre que as circunstâncias assim o exigirem: “mesmo que precise ultrapassar limites”, disse.
Só este ano teve vários ‘conflitos’ com Lando Norris, por exemplo, na Áustria, Austin e México, corrida onde recebeu duas penalizações de 10 segundos por manifestos exageros, ao empurrar Lando Norris para fora da pista.
Max Verstappen é de opinião que a McLaren, apesar de ter um carro competitivo, mostrou falta de experiência em lutar por campeonatos, o que os levou a oportunidades perdidas, especialmente quanto ao título de pilotos.
Na verdade, as polémicas que envolvem Max Verstappen revelam um padrão de comportamento agressivo e controverso em pista, que há muito gera críticas de adversários e observadores.
Verstappen já chegou a ser acusado de intimidação, por exemplo, George Russell afirmou recentemente que “as pessoas têm sido intimidadas pelo Max há anos” e o inglês foi mais longe ao sugerir incapacidade de Verstappen lidar com adversidades: “não consegue lidar com dificuldades sempre que algo lhe é desfavorável”
Críticos apontam situações como o final da temporada de 2021 e incidentes com Lando Norris em 2024 como exemplos de manobras do tipo “tudo ou nada”, já foi acusado de não respeitar outros pilotos e de se considerar “acima da lei”, e todas estas acusações sugerem que Verstappen, frequentemente, ultrapassa os limites aceitáveis de competitividade, resultando em situações perigosas e conflitos com outros pilotos.
Na verdade, e resumindo tudo isto, os adversários, pelo menos, já sabem com o que contam, e por isso sendo que Verstappen é implacável na pista, não muda, nem se importa com as queixas, ou os adversários jogam no mesmo tabuleiro, ou serão sempre ‘vítimas’ do seu estilo ‘feroz’…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não é novidade. Veja-se o caso daquele que é considerado por muitos o maior piloto de todos os tempos: Ayrton Senna. Tinha comportamentos em pista que deixavam muito a desejar. Grandes campeões têm que ter uma enorme sede de vitória. Meninos bem comportados vão á catequese não vão para a pista….e nem gramo muito o Verstappen…
O problema é que por estas bandas quase ninguém viu Senna em competição, pensam que era um “Santinho”.
Tem que indicar alguns exemplos desse comportamento que deixava muito a desejar (em relação ao Senna claro está). Tenho dificuldade em perceber de quais fala. O que muitas pessoas têm dificuldade em entender é que o Ayrton Senna correu numa época em que as regras eram totalmente diferentes das dos dias de hoje. Sendo assim, e tendo em conta as regras dos dias de hoje, o menino Max tinha que ter levado (pelo menos) já um banzito pelo comportamento deplorável que mostra em pista. Porque, se existem regras, elas são para cumprir – por todos os intervenientes presentes. Assim como… Ler mais »
Há inúmeros pilotos que servem como exemplo de que não é preciso ser uma besta para ser campeão, por isso não compartilho o tom apologético do autor do artigo nem as palavras do Max. É muito talentoso, sem dúvida, mas como desportista é deplorável – para ser brando.
Citando apenas três desses “inúmeros pilotos” ; Hakkinen, Vettel e Raikkonen.
Vi na pista coisas que não me agradam de todo, tipos de comportamento absolutamente anti-desportivos que considero inaceitáveis.
Se não apoiei o Schumacher, não posso apoiar Max.
Contudo, é justo dizer que o Max concluiu a sua melhor temporada na F1 com traços geniais.
Não chega para bater a temporada realizada pelo Alonso em 2012, continua a ser a melhor que vi um piloto realizar, mas sem dúvida que o Max se aproximou desse nível.
Estilo feroz? O termo é desonesto.
Muito frequentemente.
Será que esta peça jornalistas vem devido a esta entrevista?
Johnny Herbert disse que manobra de Max Verstappen contra Oscar Piastri, na primeira curva do GP de Abu Dhabi, mostra que o neerlandês quer intimidar rivais na pista para não ser superado.
https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/comissario-acusa-max-verstappen-intimidar-pilotos-f1-usa-todas-as-armas/