Fernando Alonso: “Tentei apanhar o cone de ar do Gutierrez”

Por a 20 Março 2016 12:35

Apesar da gravidade da situação, Fernando Alonso diz que o aparatoso acidente que resultou do contacto do seu McLaren com o Haas de Esteban Gutierrez foi nada mais do que um “incidente de corrida” e que procurou apanhar o cone de ar do mexicano.

“Foi um grande acidente. Tentei apanhar o cone de ar do Gutierrez até ao ponto de travagem mas no último segundo uma combinação de factores resultou no que sabemos. Felizmente estamos ambos bem, e estou muito agradecido pela segurança do carro. Obrigado à FIA pelo seu trabalho e segurança contínua”, referiu.

Sobre as culpas a atribuir, o espanhol disse o seguinte: “Penso que foi um incidente de corrida. Ambos procurámos lutar um com o outro e obviamente às vezes esquecemo-nos que vamos a 300 km/h e que qualquer pequeno toque pode resultar em algo muito maior. Este foi particularmente desapontante porque começamos o ano com zero pontos e danificámos a unidade motriz, portanto muito provavelmente iremos ter que utilizar a segunda de imediato”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
8 anos atrás

Tradução para espanhol: “Perdí la referencia y frené demasiado tarde, me lo llevé por delante. Es difícil, cuando estás tan cerca eso puede pasar y como digo, los dos estamos bien” Fernando Alonso

dakosta
dakosta
8 anos atrás

Estou-me a lembrar dos muitos comentários feitos algumas temporadas atrás, quando o Grosjean voou sobre o Alonso. Os comentários de agora são muito “compreensivos”. Deve ser a malta que está mais civilizada, mais sensível.

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  dakosta
8 anos atrás

a diferença é a seguinte: uma foi no inicio de uma corrida com um monte de carros muito próximos e o outro foi no decorrer da corrida onde só teve dois envolvidos.
Há que perceber as diferenças 😉

dakosta
dakosta
Reply to  LeonardoM
8 anos atrás

E as diferenças, só ajudam a perceber o acidente do Grosjean, ao contrário deste do Alonso, emque não há explicação, a não ser que ele tenha perdido parte do campo visual, ou se tenha esquecido que à direita do bico do seu carro, tem ainda a uns 60 cms uma roda. No entanto, o Grosjean foi crucificado e até ameaçado de suspensão.

MVM
MVM
Reply to  dakosta
8 anos atrás

O Grosjean foi mesmo suspenso. Por um GP.
Este acidente pareceu-me ter por causa uma hesitação do Fernando Alonso, que à última hora – e já demasiado tarde – decidiu ultrapassar pela direita. Foi um erro de cálculo, mas concedo que é mais fácil crucificar o Grosjean…

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  dakosta
8 anos atrás

eu se não estou em erro…ele estava um pouco no cone de ar do Gutierrez e quando se sai de um cone de ar e neste tipo de situação os pilotos sentem sempre uma instabilidade no carro e por isso é que a saída num cone de ar deve ser progressiva e não instantânea.
Mas enfim não quero estar a defender nenhum piloto neste caso, mas paciência. Tentou passar, e este acidente contribuiu para agitar um pouco mais o GP.

wrcf1
wrcf1
8 anos atrás

Se tivesse sido o Felix da Costa,o Gutierrez era sacrificado.

anotheruser
8 anos atrás

A sério?!
Vai-se enveredar por esta linha de comentários de “spanish inquisition”?

MVM
MVM
8 anos atrás

Não seria tempo de o Fernando Alonso se reformar? Vamos ver as coisas objectivamente: a sua carreira já não vai a lado nenhum e os últimos dois grandes prémios que disputou resultaram em dois acidentes, ambos causados por cálculos deficientes da sua parte. Isto leva a pensar se ele não terá já ultrapassado o prazo de validade na F1 e se ainda terá capacidade de avaliação e reflexos para pilotar ao mais alto nível. O dinheiro não deverá ser problema: terá sempre o WEC ou, se ninguém o quiser lá por causa do mau ambiente que cria nas equipas, pode… Ler mais »

dakosta
dakosta
Reply to  MVM
8 anos atrás

Um comentário lúcido, embora eu, honestamente, e atendendo à sua aparente apatia desde o estranho encosto ao muro na época passada, já nem o ache apto para comentar o que quer que seja. O melhor mesmo, é ele calçar as pantufas e dormir a sesta.

danilo
danilo
8 anos atrás

Foi mesmo um erro de cálculo muito estranho. O que eu notei é que, comparado ao Gutierrez, o carro do Alonso estava mais para a sua direita, e, do nada ele resolveu tentar ultrapassar por fora, à esquerda. De repente é só uma fase dele. Nem o Massa ou Button que estão meio “vovôs” fazem coisas assim. Alias o Massa “vira-e-mexe”as vezes faz sim hehehe.
Mas de qualquer forma esse acidente é um dos mais espetaculares (sem gravidade) dos últimos tempos, assim como estes: http://www.superdanilof1page.com.br/acidentes/acidentes-na-formula-1.php

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado