Família de Bianchi processa FIA, F1 e Marussia
Perto de fazer um ano – será a 17 de julho – após o falecimento de Jules Bianchi, a família do piloto iniciou um processo contra a FIA, F1 e Marussia pela morte de Bianchi. Na altura, a investigação levada a cabo pela FIA apontou o piloto como culpado pelo sucedido , com o que a família não se conforma, como refere o pai de Jules, Philippe Bianchi: “Queremos justiça para o Jules e queremos estabelecer a verdade sobre as decisões que levaram ao acidente do nosso filho no GP do Japão, em 2014. Como família, temos muitas questões sem resposta e sentimos como se o acidente e a morte de Jules pudessem ter sido evitadas se uma série de erros não tivessem sido cometidos”, disse.
Segundo o advogado da família, Julian Chamberlayne, há variáveis mal explicadas: “Foi surpreendente e stressante para a família Bianchi que o painel da FIA, apesar de enumerar vários fatores que contribuíram, culpou o Jules. A família Bianchi está determinada, com este processo judicial, de que deve exigir respostas e que se tomem responsabilidades pelos atos cometidos.”
“A morte de Jules Bianchi era evitável. O Painel de Investigação montado pela FIA fez várias recomendações para melhorar a segurança na F1, mas falhou em identificar onde os erros foram cometidos na situação que levou à morte de Jules. Isso é importante se os pilotos de hoje e do futuro quiserem ter confiança de que a segurança será colocada à frente no desporto. Se fosse este o caso em Suzuka, Jules Bianchi provavelmente ainda estaria vivo e a competir hoje no desporto que”, finalizou.
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Porquê processar a Marussia? Ela não tem culpa do sucedido! Se os responsáveis pela organização não fizeram as coisas como devem de ser, são esses que devem apenas ser processados.
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Provavelmente vão alegar que o sistema de travagem em “modo de segurança” não entrou em funcionamento apesar da tentativa do piloto nesse sentido, parece que através dos 2 pedais. Será essa a razão.
A culpa é da FIA, dos stewards, do Charlie Witting, que permitiram a entrada da grua no perímetro da pista. Culpa da FIA, porque a regra do Virtual Safety car já devia existir à anos. A regra do VSC devia ser alterada e em vez de um delta a cumprir, devia ser uma velocidade máxima, controlada pelo director de corrida.
A FIA sabia que os pilotos não reduziam a velocidade perante bandeiras amarelas, nunca penalizou ninguém, agora é preciso ter lata ao dizer que não identificou onde foram cometidos erros.
Uma grua só poderia entrar na pista perante safety car efectivo.
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E só agora é que decidiram isso? Porque é que não meteram os processos logo que saiu a conclusão da investigação da FIA?
Isto de fazer Fundações com dinheiro dos outros está a tornar-se corriqueiro.
O resultado da investigação apontar o piloto como culpado, é uma anedota do mais grosseiro, mas é sobretudo o prevalecer da lei do mais forte, neste caso FIA versus família Bianchi. Não é preciso ser-se expert na matéria, para ver quem foi o culpado da morte do piloto, mas o poder da FIA neste caso falou mais alto. Só que, na minha opinião, a FIA cometeu um erro grosseiro ao apontar o dedo ao piloto. Podia sacudir a água do capote apontando outras causas, mas nunca o piloto. Acho muito bem que a família do piloto vá até às últimas… Ler mais »
Realmente a culpa foi da organização do GP e de quem autorizou (da FIA) a entrada da grua na pista… Uma grua só deve entrar quando há certezas que nenhum monolugar vai sair e embater nela, aliás, é o mesmo processo para quando (mesmo com bom tempo) entram stewarts na pista para limpeza de destroços, raramente eles entram sem estar o safety car em pista, aqui é exactamente o mesmo, a grua só deveria ter entrado com o safety car em pista, porque assim haveria certezas que os monolugares iam todos a uma velocidade reduzida. Mas pronto, agora claro que… Ler mais »
Se atirassem as culpas para o lixo, ainda era como o outro. Mas atirar as culpas para o piloto??? Só por isto, a FIA devia ser processada!
Atiram as culpas para cima do piloto porque não se pode defender, por isso para quem é culpado é a melhor defesa, afinal já faleceu, não pode dizer de sua justiça. Deviam ter vergonha, afinal Bianchi até pode ter tido culpa por rodar demasiado depressa numa situação de chuva, mas a grua estava lá para embater nela, quando não deviam estar, a pista devia ter uma drenagem melhor para evitar aquaplaning, coisa que não tinha, o safey car devia ter entrado em pista antes da grua, coisa que não aconteceu. Por isso se há culpados não é só um, são… Ler mais »
E é exactamente por a FIA atirar de forma vil, as culpas para quem não se pode defender, que apoio a medida da família do piloto.