F1: Zak Brown só vê uma solução para entrada da Andretti

Por a 2 Junho 2024 17:02

Zak Brown aconselha a Andretti a concentrar-se na aquisição de uma equipa existente na grelha da Fórmula 1, mas avisa que os norte-americanos terão de «abrir os cordões à bolsa».

O diretor-executivo da McLaren, Zak Brown, aconselhou Michael Andretti a considerar a compra de uma equipa de Fórmula 1 existente se quiser entrar no campeonato num futuro próximo. Esta sugestão surge à luz dos recentes esforços da Andretti Cadillac para criar a 11.ª equipa do mundial, que, apesar de ter sido aceite pela FIA, foi bloqueada pela Formula One Management (FOM).

Esta é uma solução foi sugerida por outros responsáveis das equipas da grelha e até proposta, recentemente, pelo Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem. No entanto, com o valor comercial crescente de todos os atuais intervenientes, poderá Michael Andretti querer voltar a esta fase, depois do falhanço das negociações com a Sauber em 2021? E falta saber até quando a Andretti-Cadillac terá ‘paciência’ para aguentar o cenário que se coloca à sua entrada. Parece que todos têm algo contra a entrada da equipa norte-americana, menos os próprios e a maioria dos fãs.

A proposta da Andretti de criar uma equipa sob a bandeira Andretti-Cadillac enfrentou obstáculos significativos. Embora a FIA tenha aprovado a entrada, a rejeição da FOM realça as complexidades e os elevados riscos envolvidos na adesão ao mundial, com forte dinâmica comercial e financeira atual.

Zak Brown, que foi um dos primeiros a revelar uma opinião favorável à entrada da Andretti, sugere que a compra de uma equipa existente poderá ser uma via mais viável para a estrutura. Embora nenhuma equipa esteja publicamente à venda, Brown salienta que, com a oferta financeira certa, o proprietário de uma equipa existente pode ser persuadido a negociar um acordo.

“Essa seria certamente a coisa mais fácil a fazer”, disse Brown à ESPN esta semana. “Não parece haver ninguém que queira vender atualmente, mas, dito isso, significa apenas que a oferta precisa de ser maior.”

No entanto, qual seria o valor necessário, recordando que em 2021 especulou-se que 350 milhões foram pedidos por Finn Rausing a Andretti e que não foram aceites. “Pelo que vejo, ninguém tem uma placa de ‘vende-se’ na porta de entrada”, reconhece Brown. “Mas há sempre um número. […] Penso que a Williams foi comprada por 150 milhões de dólares. Não creio que cinco anos mais tarde se possa comprar essa equipa por menos de mil milhões e meio. A criação de valor foi imensa”.

Sublinhando que no estado atual da gestão da Liberty Media é muito diferente de outros tempos, Brown insistiu que os detentores dos direitos comerciais estão “agora numa posição em que há dez equipas muito saudáveis. Por isso, vão submeter a 11.ª e a 12.ª equipas a critérios extremamente rigorosos e a uma diligência extrema, o que me parece correto.”

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
5 meses atrás

“…vão submeter a 11.ª e a 12.ª equipas a critérios extremamente rigorosos e a uma diligência extrema…,” Os critérios da FIA, que aprovaram a Andretti, não foram rigorosos?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado