F1: Zak Brown fala de “ambiente bastante tóxico” na Red Bull
O diretor-executivo da McLaren, Zak Brown, criticou recentemente a Red Bull Racing, descrevendo o ambiente atual na equipa de Milton Leynes como “bastante tóxico”, acreditando o norte-americano que os austríacos se debatem com problemas internos significativos que podem prejudicar o seu desempenho.
No ‘podcast’ Hot Pursuit da Bloomberg, Brown destacou os vários problemas que a Red Bull enfrentou na temporada de 2024. Apesar de liderar a classificação do campeonato, a sua vantagem em pista diminuiu, com a McLaren e a Ferrari a assegurarem vitórias este ano e a diminuírem constantemente a diferença de desempenho.
“Neste momento, a Red Bull é um ambiente bastante tóxico”, disse Brown, avisando ainda que “há mais para vir”. Na opinião do responsável da McLaren, “a saída de [Adrian] Newey é importante, porque muitas pessoas na Red Bull começaram a trabalhar com ele. Já mencionei que havia currículos a circular. Isso acontece a toda a hora, mas vemos um nível mais elevado de desconforto”.
Além da ‘fuga’ de elementos que prevê, Brown explicou que “também acho que no futuro vai ser mais difícil com os patrocinadores, porque vão examinar cuidadosamente aquilo a que estão associados”. Como tal, na Red Bull, e conforme o cenário traçado pelo responsável da McLaren, “é uma situação complicada”.
O diretor-executivo da McLaren abordou ainda a questão de Max Verstappen na equipa de Milton Keynes. “Vai ficar ou vai-se embora? O Max tem um contrato, mas o pai dele é muito franco. A Red Bull é uma grande equipa de corridas, mas está desestabilizada. Podemos ver isso com a saída de Newey”.
Mesmo não querendo subestimar a Red Bull, Brown considera que está fragilizada. “Como já disse, é uma equipa incrível, mas, segundo o meu raciocínio, já não é tão forte como era. Se eu olhar para quem tem o melhor caminho agora, é a Ferrari e a McLaren. Mas as coisas podem mudar rapidamente, por isso temos de manter os dois pés no chão”, concluiu.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Muito baixo e muito pequenino este Zak Brown. Pensava que era um chefe de equipa com algum nível. Afinal é apenas um activo tóxico. Percebe-se que os Bulls façam aparecer a necessidade de Rennies (inclusive aqui nos comentários), mas não me lembro de ver uma tal campanha contra uma só equipa.
Ele está lá, no padock, é natural que veja e oiça coisas que não chegam ao público…
Lol…
Ele disse simplesmente uma verdade.
No paddock fala se que Horner está colocado de parte.
Portanto é só uma questão de tempo até às portas se fecharem na RB.
O Helmut veio a público dizer que para ele já teria sido expulso.
A semana passada soube se que mais engenheiros vão sair.
O Newey já bateu a porta.
O zak como não tem papas na língua limitou se a dizer o que se passa no seio da equipa.
Além disso como CEO de uma equipa adversária faz parte do jogo colocar alguma destabilização nas outras equipas
Concordo a 100%!
Este personagem devia falar da equipa dele e não se meter no que não lhe diz respeito.Uma falta de educação e de nivel
este, e outros, no vale tudo para deitar abaixo.
Gente tão pequena, francamenre não fazem falta na F1.Mas infelizmente há quem goste.
Red Bull lives in his head.
P.S. Newey, contrato de 3 anos com a Ferrari, 105 M.
Eu começo a achar que ele se candidatou para diretor de marketing da Red Bull e foi recusado. Daí sempre comentar algo sobre esta equipa de forma maliciosa. Isso ou anda a aprender a ser baixo com alguém que lhe fornece umas coisinhas.
Espero bem que em breve ocupem o lugar que os batoteiros devem ocupar.
No próximo GP da Austria Jos irá conduzir um carro da Red Bull (o que levou Vettel a ser tri). Isto parece querer indiciar uma aproximação entre Jos e a cúpula dirigente da equipa.