F1: Zak Brown defende alteração regulamentar do direito de voto das equipas 

Por a 13 Agosto 2024 09:45

Zak Brown defende uma mudança significativa na forma como as decisões são tomadas na Fórmula 1, como parte do novo Acordo da Concórdia. 

Brown defende que seja alterado o direito de voto das equipas de Fórmula 1, uma medida que alteraria o atual processo de tomada de decisões no mundial, passando a FIA e a Formula One Management (FOM) a ter mais peso nas decisões. 

Atualmente, as principais alterações às regras na Fórmula 1, como a proposta de atribuir pontos até ao 12.º lugar, são submetidas a votação pela Comissão da F1, que inclui representantes das 10 equipas, da Fórmula 1 e da FIA. Se uma proposta for aprovada pela Comissão, é então enviada para o Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA para ratificação formal.

No entanto, Brown defende um sistema onde a F1 e a FIA têm a autoridade exclusiva para tomar tais decisões, retirando efetivamente às equipas o seu poder de voto. O seu raciocínio decorre provavelmente do desejo de simplificar os processos de tomada de decisões e reduzir o potencial de votação por interesse próprio das equipas, que por vezes pode impedir ou atrasar alterações importantes. 

Na Comissão da F1, presidida alternadamente pelo representante da FIA e da FOM, cada membro das equipas tem direito a um voto, enquanto a FIA e FOM dispõem cada uma de um número de votos igual ao número de equipas que participam no campeonato.

“Gostaria de ver as equipas com menos autoridade, mas ainda com a mesma voz, através da votação”, disse o diretor-executivo da McLaren. “Gostaria de alterar os votos por maioria e chegar a uma simples 50% [para aprovação], pois algo poderia ser aprovado porque todos nós estamos em conflito de alguma forma em algum momento e o limiar para as equipas serem capazes de se unir e bloquear algo está lá.” 

Uma vez que Brown considera que as equipas podem bloquear propostas uma das outras por uma questão política e não pelo impacto que pode ter na competição, o responsável da McLaren defende que “temos de devolver mais poder à Fórmula 1 e à FIA para fazerem o que pensam ser correto para a disciplina. Por vezes, somos o nosso pior problema. Nem todos concordam, porque querem conseguir influenciar os resultados e, por vezes, pode ser bastante embaraçoso nas reuniões dos diretores de equipa.”

Se for bem sucedida, a proposta de Brown marcará uma mudança substancial na governação da Fórmula 1, concentrando mais poder nas mãos dos órgãos diretivos da disciplina e conduzindo potencialmente a um processo regulamentar mais centralizado e eficiente.

Philippe NANCHINO/MPSA FIA FORMULA ONE AUSTIN GRAND PRIX(USA) 10/

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Marques
3 meses atrás

Isto já tem vários dias. Quando vi isto pela primeira vez fiquei com a mesma sensação de agora. Se a FIA ou a FOM estiverem bem controladas por algumas equipas até dá jeito tirar o “poder” a alguns equipas, de facto.

Last edited 3 meses atrás by Leandro Marques
Scb
Scb
3 meses atrás

Totalmente contra

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado