F1: Williams mostra a sua nova máquina para 2018
A Williams lançou hoje imagens do seu novo carro para 2018, o FW41. A mais recente criação da equipa britânica com a assinatura de Paddy Lowe (diretor técnico) e Dirk de Beer (chefe do departamento de aerodinâmica).
É um claro romper com o passado recente da equipa, que apostou mais em carros com baixos níveis de arrasto (e por consequência, pouco apoio aerodinâmico), de forma a conseguir aproveitar ao máximo o motor Mercedes. A fórmula resultou nos dois primeiros anos da era turbo-híbrida, mais por demérito dos adversários do que por mérito próprio, mas tem-se revelado obsoleta no último par de anos, com a equipa a apresentar performances abaixo do desejável, o que levou os responsáveis a adotar uma nova filosofia.
À primeira vista notam-se muito pormenores semelhantes ao que encontramos nos Ferrari e nos Mercedes e o Halo é muito mais agressivo à vista, do que no carro da Haas (o plano mais escuro ajudou a disfarçar). É a segunda apresentação de um carro de F1, com a maioria a decorrer na próxima semana.
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Mais um carro em que o halo é discreto – mas estou farto daquele nariz ‘thumb nose’.
É notável o esforço que as equipas estão a fazer para disfarçar a presilha do chinelo com a livery do carro. Neste momento, a Williams leva vantagem, apesar do bom trabalho da HAAS. Creio que os designers este ano estão a cobrar mais pelo seu trabalho, uma vez que têm que fazer com que as pessoas não sintam dores nos olhos quando olham para os carros, para bem dos sponsors, que não vão gostar que as pessoas fechem os olhos quando os carros passam. Por falar em sponsors, acho que podiam vender o espaço nos halos a empresas de canalização,… Ler mais »
Estou curioso em ver como vai ficar o halo com o halonso atrás. Acho que muitos vão odihalo.
Em relação ao halo, acho que todos nós, os fans da F1, Vetthalo, não só para o Halonso, mas para todos os pilotos. Já vimos dois F1, e o Dallara Mécachrome de F2, mas ainda não vimos os monolugares pequenos de F3, GP3, GP4, esses é que devem ficar verdadeiramente ridículos. Vou odihalos ainda mais que os F1 e o Dallara de F2. Quanto ao Halonso, eu já passei a fase de odihalo, e passei a outra de admirhalo, porque acho que ele está hoje muito melhor no automobilismo, como pessoa e piloto, que o halo propriamente dito como equipamento,… Ler mais »
Ainda dizem mal do halo… À conta dos trocadilhos que vocês os dois fizeram com ele, já me ri à brava. Pelo menos para trocadilhos, o halo serve 🙂
Pity, mais vale rir que chorar. Eu quando vejo aquilo, até parece que estou a cortar cebola com as costas da faca.
Tirando o halo e o nariz o design está bem mais limpo e bonito.
Este ano parece-me que a Williams vai ter carro mas não vai ter pilotos.
Tirem o halo e cortem a barbatana e o monolugar era muuuuuito bonito. A nível de aerodinãmica parece ser inspirado no Ferrari, desde o nariz, aos apêndices laterais (que a Rb tinha já copiado também do Ferrari). As entradas de ar também, mais uma vez, uma ideia adaptada do ferrari, altas e estreitas. A entrada de ar superior inspirada pela Mercedes. Será isto o início da influência de Paddy Lowe? Porque parece-me um monolugar bem melhor a nível aerodinâmico que o do ano passado (embora com muita ideia importada). Esperemos que não seja só estética e que dêem um belo… Ler mais »
A barbatana já foi cortada, mas foi apenas um “bocadinho”. O tubarão ainda anda a solta!
Agora os pilotos já podem fazer umas elevações quando estiverem parados na grelha para aquecerem os músculos!! 😛
Há halo e halo, à ir e volthalo.
Peço desculpa mas não me lembrei de mais nada
Horrivel é um elogio ! Estas pinturas furtivas escuras deviam, isso sim,ser proibidas na competição. Mostra-se uma coisa,,, que pouco ou nada se vê! As partes “quentes”do carro estão totalmente dissimuladas.
Todos escondem o jogo e todos desconfiam de todos.
Este prototipo de Le Mans está mesmo giro, é LMP1 ou LMP2? Podiam era ter fechado o vidro todo porque senão podem levar com alguma mosca nos cornos.