F1: Williams diz que Haas é a ‘equipa B’ da Ferrari
O chefe de equipa da Williams, Jost Capito, rotulou a Haas como sendo a “equipa B da Ferrari”, dada a natureza uníssona em que as duas organizações trabalham.
Desde há algum tempo que o tema de ‘equipas B’ não é novidade na F1, como acontece com o caso da relação Red Bull/Alpha Tauri. Embora a venda de um chassis completo a uma equipa cliente reduzisse os custos de potenciais novas equipas, também exigiria alterações drásticas aos regulamentos, dado que cada fabricante tem atualmente de conceber a sua própria mecânica.
A Racing Point, agora Aston Martin, foi anteriormente criticada por copiar o Mercedes, com o seu carro a ser rotulado como ‘Mercedes cor-de-rosa’. Mas foi a Haas que atraiu a atenção de Jost Capito, com a enorme semelhança que as novas atualizações da equipa norte-americana têm ao F1-75 da Ferrari.
O departamento de design da Haas tem sede no mesmo local que a Ferrari, em Maranello, e embora confiante de que a FIA está a regular a relação para assegurar que tudo está a decorrer sobre as regras, Capito questionou esta proximidade.
“É preciso pensar no que ninguém sabe realmente, quão estreita é a relação entre a Haas e a Ferrari”, disse Capito. “Eles trabalham a partir de um edifício da Ferrari e têm engenheiros da Ferrari a trabalhar no seu carro. A FIA diz que eles fazem tudo bem, que está tudo bem, por isso deve estar certo. E acredito que para este ano, para começar do zero, uma estrutura que é como uma equipa B tem vantagem [sobre as outras equipas]. Como uma equipa totalmente independente como nós, não tivemos qualquer cooperação com ninguém e tivemos de fazer tudo realmente a partir do zero”, atira Capito.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A AlfaTauri é o quê? A Williams e a McLaren são o quê? … Estes cabeçudos só surgem para criar conflito, o conflito onde eles próprios se encontram… A comunicação social alimenta. Deixem-se dessas merdas….
A Williams e a Mclaren não são equipas B. Bastava ver os conceitos errados que fizeram este ano.
Que bela tentativa de desviar o assunto. A Williams e McLaren se fossem equipa B da Mercedes usavam o mesmo conceito. No entanto já mudaram para o conceito RB.
Já a Alpha Tauri usa exactamente o mesmo conceito da RB e até as actualizações foram similares – antes até da RB. A Haas a mesma coisa, conceito similar e agora até igual, quando copiaram por completo os flancos e chão. Sim, estas são equipas B de certeza.
Pena a Hass não andar ao nível da Ferrari para tirar pontos aos RB e mercedes….
Não sei qual é o espanto! A única equipa do campeonato que não fornece tecnologia e parceria com terceiros é a Renault. Mas já teve e terá no futuro novamente. A Alfa Romeu tambem tem uma relação estreita com a Scuderia. Assim como todos os outros construtores têm com os fornecedores de motores e outros componentes. Foi a F1 que desejaram para amortizar custos. Não entendo o porquê do Capito levantar esta suspeita. Vale apena falarmos doutros casos? A própria Williams é agraciada pela Mercedes e pela partilha de componentes e know how. Podem voltar aos tempos dos V10 e… Ler mais »
Pleno. Levei com um -1, na volta só 0.1℅ é que não concorda… Insignificante. Grave é equipas venderem ou serem pagas por alguém para passar projetos para o inimigo, como aconteceu na McLaren pagar alguém para passar projetos da Ferrari num passado recente… Isso é que é grave. O resto é só interesses… Comerciais e políticos.
A Alpine não fornece a ninguém porque ninguém está interessado. Admito que no futuro mude mas é a triste realidade.
O actual lugar da Red Bull (1º lugar) já foi da Williams… e não foi a Haas que os tirou de lá…
E lembrar que o conceito do Williams era igual ao da Mercedes no início da época… e já fizeram grandes alterações nele para se aproximarem do RB… ou seja… a única diferença entre a Haas e a Williams é que uma copiou bem e certo… e a outra copiou mal e errado…