F1 volta a ter voz portuguesa: Gabriel Bortoleto com boa recuperação na China

Desde que Pietro Fittipaldi fez quatro corridas em 2020 pela Haas que na grelha da Fórmula 1 não se falava português. Isso terminou este ano com a contratação de Gabriel Bortoleto pela Kick Sauber, com o brasileiro a garantir o 14º lugar no GP da China de F1, depois de se ter despistado em Melbourne na Austrália
Bortoleto fez uma boa prova de recuperação após um pião na primeira volta na corrida de domingo no Circuito Internacional de Xangai.

Gabriel Bortoleto, que faz a sua temporada de estreia na categoria, largou da 19ª posição e, após corrida de recuperação, concluiu a prova no 14º lugar. Depois de ter terminando a Sprint na 18º posição, largou de 19º para a corrida principal. Falando sobre a Sprint, Bortoletto disse que “lutamos com a degradação dos pneus e não conseguimos capitalizar o bom trabalho que fizemos na sexta-feira. Não consegui acompanhar o ritmo e o contato com o Doohan no final também causou alguns danos no carro. No geral, faltou aderência, o que tornou difícil manter a nossa posição. Ainda assim, estou gostando de correr neste circuito até agora, e aprendemos mais algo que será útil para a corrida de domingo”, explicou Bortoleto, que na corrida principal fez uma boa largada, em apenas duas curvas já tinha superado quatro concorrentes quando, em disputa com Oliver Bearman, acabou por ficar na parte suja do traçado e fez um pião, indo parar à gravilha. Foi às boxes trocar os pneus, foi recuperando e até que na volta 47 conseguiu superar Nico Hulkenberg assumindo, naquela altura, a 18ª posição, manteve um bom ritmo forte e terminou a corrida na 14ª posição, quase 10 segundos à frente de Hulkenberg: “não foi uma corrida ideal. Depois do incidente na primeira volta foquei-me em me recuperar e obter o máximo de informações possível sobre o carro. Embora a nossa posição não fosse favorável, foi bom poder continuar e terminar a corrida, já que foi minha primeira corrida principal completa. Encarei isso como uma oportunidade para aprender mais sobre gestão de pneus e o nosso ritmo, entendendo como estamos em relação aos outros. É difícil dizer onde poderíamos ter estado com uma corrida mais limpa. Obviamente eu queria algo mais positivo, mas vamos continuar a trabalhar e analisar o que aprendemos nestas duas primeiras corridas e preparar Suzuka. Estou realmente ansioso para correr lá”, disse Bortoleto.
Foto: Stake F1 Team | Kick Sauber
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Tendo em conta a inexperiência e o carro que conduz tem estado muito bem. De notar que é o único rookie a estar em vantagem perante o colega de equipa no frente a frente em qualficação.