F1: A vida (quase) perfeita de Fernando Alonso

Por a 16 Novembro 2017 16:03

[soliloquy id=”341571″]

Há um ditado popular que diz “ganha fama e deita-te à sombra”. Alonso é um caso peculiar na F1, pois ganhou fama graças ao seu enorme talento e agora tem direito a uma ‘sombra’ bem confortável na McLaren. Zak Brown tem feito de tudo para manter o espanhol satisfeito, ao ponto de autorizar a ida para a Indy500 este ano, que quase resultava num brilharete.

Para 2018, a bússola de Alonso parece agora indicar o rumo dos protótipos, com a estreia nas 24 Horas de Daytona pela United Autosports, equipa de Zak Brown. Há também a possibilidade de Fernando Alonso participar já em 2018 nas 24 Horas de Le Mans, e foram muitos os rumores sobre a sua ida à fábrica da Toyota para fazer o assento, que poderá ser estrado no teste para rookies no Bahrein.

Para qualquer outro chefe de equipa isto seria um cenário impensável, mas Brown tem uma postura muito saudável em relação aos desejos de Alonso… em vez de os impedir, promove-os. É o primeiro a incentivar Alonso a tentar novos mundos e já se mostrou completamente aberto à possibilidade de o espanhol ir a Le Mans. É uma forma de manter o piloto motivado e de dar visibilidade à marca.

O cenário ideal era Alonso vencer tudo pela McLaren e no fundo deverá ser esse o desejo de Brown. São cada vez mais claros os sinais que mostram que a McLaren irá expandir-se para outras competições num futuro próximo, e a F1 deixará de ser o nicho exclusivo da marca. Não admira, portanto, que os riscos de uma participação de Alonso fora da F1 sejam esquecidos pois há uma vontade muito maior… fazer de Alonso a sua casa para que a sua glória seja também a da McLaren.

Alonso mostrou coragem ao arriscar na Indy500, uma competição muito diferente onde teve de se adaptar de forma rápida. Podia ter sido um fracasso, mas conseguiu com sucesso ultrapassar os desafios, os mesmos desafios que irá agora enfrentar nos protótipos.

É louvável ver um piloto sair da sua área de conforto para ir em busca de novas conquistas, sem medo de falhar e com uma confiança inabalável nas suas capacidades. E se os pilotos de F1 são os melhores do mundo, devem ter o direito de poder provar isso mesmo em pista. A forma como os contratos e as equipas impedem os pilotos de competirem noutros campeonatos são por vezes exagerada. A ida de Alonso para a Indy500 foi boa para todas as partes, principalmente a nível de visibilidade. Quem não gosta da IndyCar Series viu a prova pela curiosidade, e a F1 chegou a mais fãs americanos. Este tipo de intercâmbio devia ser totalmente fomentado e não impedido.

Alonso pode estar a criar as bases para um regresso ao passado, em que os grandes pilotos competiam nos mais diversos campeonatos, um caminho que voltou a ser falado com a ida de Hulkenberg a Le Mans, de onde trouxe o troféu de vencedor. A McLaren aproveita isso para lançar as bases para os seus projetos fora da F1. Quem ganha? Todos, principalmente os fãs. E Alonso é um privilegiado por ter um chefe tão aberto a este tipo de ideias, um privilégio que conquistou com as suas exibições em pista. Não é um título mundial de F1, mas este reconhecimento por parte da equipa das suas capacidades é um “luxo” a que mais ninguém tem direito na F1.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Afinal este aqui é que é o melhor piloto do mundo.

ernie
ernie
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Não é o melhor, mas está perto, e é o mais esperto. Fosga-se! Quase fazia uma uma quadra.

friederich
friederich
Reply to  ernie
7 anos atrás

Seu mal educado

ernie
ernie
Reply to  friederich
7 anos atrás

Mal educado porquê?

*RPMS*™
7 anos atrás

Alonso deverá ser o único piloto da actualidade que, com carros iguais ou equivalentes, conseguiria fazer frente a Hamilton.
Talvez Verstappen também esteja perto deste patamar.
O resto é conversa. Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Para mim são os três melhores, sem dúvida. Coloco o Ricciardo um furo abaixo, mas tal como o Rosberg tenho confiança que é capaz de se elevar perante as circunstâncias.

ernie
ernie
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Esqueça lá o Rosberg (rato de navio), e junte o Vettel! O homem tem decaído em termos de carácter para um tetra, mas não é nenhum atrasado, só anda um bocado atarantado, tipo Hamilton há uns anos… Será que há aqui algum problema familiar? Eu acho que ele só não conseguiu digerir as 3 secas que Ricciardo lhe deu em 2014 quando estavam juntos na RB. Isto apesar de eu considerar que Ricciardo está um furo abaixo dos quatro, mas dois acima de Rosberg.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  ernie
7 anos atrás

Não posso esquecer um piloto que venceu o “melhor” no melhor carro. O homem elevou-se e por muito bons que alguns sejam, não conseguem elevar-se perante as circunstâncias. Tem sido o caso de Vettel na Ferrari. Eu concordo que não é nenhum atrasado mas está em baixo psicologicamente e isso é o que separa os grandes do resto. Pode ser uma fase como bem disse e é verdade que Hamilton também já teve os seus altos e baixos e acabou por estabilizar lá por cima. O ano que vem será o tira teimas, para ele e para a Ferrari. Vamos… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Não percebi quem é quem se na sua resposta. Mas o que eu desejo em 2018 é: – Construtores/Teams: Mercedes, Ferrari e Red Bull ao mmesmo nível, com a Williams, Renault e Force India muito próximos, e a Toro Rosso/Honda bem juntinho. Se for possível ter a maralha toda dentro de 2 segundos, com os 3 escalões em guerra aberta, seria fantástico. Já agora vamos deixar a Sauber progredir um pouco, boa? Também já é um nome histórico, sem Peter Sauber (e Mario Illien) talvez não houvesse Mercedes na F1. – Pilotos: Vettel ao que era, Hamilton igual aos 3… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Também concordo. Ricciardo é muito bom piloto e a verdade é que com um carro igual bateu, inapelavelmente, Vettel em 2014.
Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Tenho muita pena mas Alonso não vai ganhar as 24 horas de Le Mans. Razão: O Toyota não é um carro inferior.

ernie
ernie
7 anos atrás

…o assento, que poderá ser estrado… 😀 Yeesss! … Quase resultava num brilharete? Eu acho que foi um brilharete que quase resultava num pódio (ou mesmo numa vitória)… Ok, se considerarmos o (baixo) nível dos pilotos americanos, para um campeão de F1, não é difícil brilhar. Alonso, por quem eu tinha um ódio de estimação há 3 anos atrás devido ao seu carácter, de repente transformou-se num dos pilotos mais tranquilos do mundo, e voltou a ser um dos três melhores. Alonso que odiei, é hoje um homem com quem gostava de beber um copo. Espero que consiga voltar a… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ernie
7 anos atrás

Eu acredito nesse Alonso tranquilo e agradável quando ele voltar a lutar por um campeonato do mundo e continue tranquilo e agradável. Ou se volta o Alonso das farpas, joguinhos mentais e jogos de bastidores. 😉

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Esperemos então que a Mclaren faça um carro pelo menos melhor que a Red Bull para 2018. Também ainda não sabemos qual vai ser o spec do motor que a Renault lhes vai fornecer, 2018 ou 2017?
Por mim, quanto mais gente lutar pela vitória, melhor. Quero é boas corridas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ernie
7 anos atrás

Isso sem dúvida, dá-me pena ver uma das minha equipas preferidas (a Mclaren) a não lutar pelos pódios… Agora tudo depende se acertam no monolugar e se a Renault evolui o seu motor sem ter problemas de fiabilidade.

Acredito que deverá ser o de 2018, a Mclaren não aceitaria ficar com um motor de 2017 e ver todas as outras com motor de 2018… Além que tanto Alonso como outros responsáveis estão muito confiantes na mudança, não fazia muito sentido estarem tão confiantes sabendo que iriam ter de usar um motor inferior ao da concorrência. Mas posso estar enganado.

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Acho que a Mclaren em desespero até podia aceitar um Renault cliente. De qualquer forma, vai ser sempre uma solução de transição, porque a Renault assim que a equipa oficial for competitiva, certamente não vai fornecer motores de primeira água a equipas como a Mclaren ou a Red Bull. Mas como já lhe disse, eu quero é boas corridas, com muitas equipas a virem á superfície, como a Mclaren e a Williams. Também gostava de ver a Sauber chegar-se ao meio do pelotão. São equipas históricas, a Williams e a Mclaren mais até que a Renault, e esta última, que… Ler mais »

FormulaTwo+1
7 anos atrás

Entende-se o conceito! O homem tem uma vida perfeita porque não ganha nada há anos, nem perspetiva ganhar coisa nenhuma nos próximos! Pasme-se com esta ideia de perfeição!!… Só gostava de entender o porquê da sistemática publicidade escancarada que lhe é feita por este semanário!… Será paga?… Ou ainda há alguém que acredite que não andam pela F1 muitos talentos (e tantos deles jovens) bem mais interessantes que este velho reformado, que liminarmente passou ao lado da carreira? Sinceramente, o futuro que vejo para ele é na bicha das promoções de bacalhau do Pingo Doce, todas as manhãs de terça-feira!!!

so23101706
so23101706
Reply to  FormulaTwo+1
7 anos atrás

Apesar de não concordar com a apreciação que faz do piloto, que é um dos três ou quatro melhores do pelotão actual (mas não o melhor), não posso deixar de lhe dar razão. Não me lembro de um único dia em que não apareça aqui pelo menos uma notícia sobre o homem. O que poderia compreender-se, atenta a sua qualidade e o número de adeptos, mas os artigos sobre o Alonso excedem largamente os que são aqui publicados sobre qualquer outro piloto. O valor dele não justifica este tratamento: há dois pilotos que têm o dobro dos títulos, mas recebem… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  FormulaTwo+1
7 anos atrás

Mas os artigos do AS não lhe agradam também tem bom remédio. Só faz falta quem cá está, e acrescento eu, quem gosta de cá vir!
Só não faça é como outros que são garotos (para não chamar outra coisa) ao ponto de fingirem que se foram embora e mudarem de nick para continuarem por aqui…
Cumprimentos

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Grande piloto, sim para mim é, nunca torci por ele, excepto quando era contra o Schumacher, se é ou não uma peste, isso é problema dele, não vou beber copos com ele, nem ele vem a minha casa jantar. Teve atitudes de prima donna, verdade, mas todos os grandes tiveram, sem excepção, alguns até bem piores! Está entre os melhores e só há um que lhe faz frente com o mesmo material, o Hamilton, o Max e o Ocon para lá caminham, mas ainda não estão lá. Não consigo perceber ódios de estimação a pilotos, certo é que é espanhol… Ler mais »

friederich
friederich
Reply to  MiguelCosta
7 anos atrás

Voces é tantos cópios com o Aionso que ainda embabedam o homem e ós depois adormece como outro no toyota

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado