F1, Valtteri Bottas sobre Lewis Hamilton: “Se alguém o pode conseguir fazer, é ele…”
Foi com a frase do título deste artigo que Valtteri bottas se referiu ao que pode acontecer com a passagem de Lewis Hamilton para a Ferrari, referindo-se à possibilidade de ser o inglês a fazer regressar a Scuderia aos títulos de pilotos o que já não sucede desde 2007, quando Kimi Raikkonen foi campeão.
Para Valtteri Bottas esta é uma “grande oportunidade” para o sete vezes campeão mundial adicionar outra camada ao seu legado na F1. Como se sabe, Bottas continua a ser o companheiro de equipa de Hamilton há mais tempo no desporto, com a dupla a correr lado a lado nas Flechas de Prata durante 100 Grandes Prémios de 2017 a 2021 – conquistando cinco títulos de construtores sucessivos durante esse período.
Falando no lançamento do carro da Kick Sauber, Bottas admitiu que achava que Hamilton ficaria com a Mercedes pelo resto de sua carreira na F1, em vez de optar por uma mudança, que ele também espera que “faça mexer” o mercado de pilotos.
Questionado sobre a sua reação inicial à mudança de Hamilton e sobre o quão chocado ficou quando soube, Bottas disse: “[Estou] surpreendido. Nunca pensei que isso pudesse acontecer, mas acho que é bom para ele. Estou feliz por ele.”
Sobre como Hamilton poderia lidar com o ambiente da Ferrari e seu novo ambiente, Bottas não antevê dificuldades: “Ele tem muita experiência no desporto, já lidou com muitas pessoas diferentes no desporto e penso que não há qualquer problema nisso.”
Numa altura em que a Ferrari procura o seu primeiro título de construtores desde 2008 e o seu primeiro título de pilotos desde 2007, Bottas sente que pode ser agora: “Tenho a certeza de que vai ser um projeto muito emocionante para ele tentar chegar ao topo com a Ferrari. Se alguém o pode fazer, é ele”.