F1: Um olhar mais aprofundado sobre as características do Ferrari SF-24

Por a 13 Fevereiro 2024 15:46

No momento da apresentação do novo monolugar da Ferrari, Enrico Cardile, diretor técnico de chassi da equipa italiana, explicou que “com o SF-24 quisemos criar uma plataforma completamente nova”. Esta afirmação, vai de encontro ao que tinha dito em dezembro Frédéric Vasseur, quando sublinhou que a maioria dos componentes do carro seriam novos. Por isso, analisamos de seguida as principais características do carro italiano.

Como temos vindo a reparar, conforme as equipas têm vindo a apresentar os seus projetos para a temporada de 2024 da Fórmula 1, tem havido alterações significativas aos seus monolugares, particularmente na mudança do desenho da suspensão dianteira, alterando os modelos push rod para pull rod, muito inspiradas pelo resultado que teve no Red Bull. No entanto, a Ferrari manteve a geometria que usou em 2023, apresentando a mesma opção pela suspensão push rod.

Ainda na dianteira do SF-24, o nariz tem um perfil mais largo com a ponta parecendo pairar acima da longarina da asa dianteira. Ao longo do carro, os flancos continuam a apresentar uma entrada de ar considerável, desviando-se da tendência para estreitar esta zona A Ferrari introduz um lábio inferior antes da entrada de ar, seguindo um pouco o usado pela Red Bull, mas de uma forma mais subtil. 

Na parte superior dos flancos, a Ferrari mantém as ranhuras para entrar ar para o seu compartimento traseiro, embora com um pouco menos profundidade. É preciso recordar, que esta é uma primeira versão do SF-24 e que a Ferrari espera ter muito por onde poder desenvolver o monolugar durante a temporada. 

Inalterada está a entrada de ar triangular por cima da cabeça do piloto, que já se tornou numa imagem de marca da equipa italiana. Seguindo o halo, a proteção para os pilotos, existem pequenos canais de ar de cada lado dos pontos de fixação, que parecem ter como função desviar o ar através da carroçaria para a asa traseira e a ‘beam wing’.

Como acontece com a Sauber, por exemplo, também que a forma do capô-motor, sugere uma estrutura mais compacta da unidade motriz italiana. 

Estes pormenores realçam a abordagem distinta da Ferrari, para a temporada de 2024 em relação à época passada. 

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