F1: Um dia recheado de rumores

Por a 31 Outubro 2023 10:45

Sabemos que o mundo atual vive à velocidade dos acontecimentos publicados na internet. E o dia de ontem foi vivido a uma velocidade quase vertiginosa, com as redes sociais associadas à F1 a debitarem a alta velocidade vários rumores e suposições. E tudo começou com uma publicação no antigo Twitter.

Albert Fabrega, reconhecido comentador de F1 publicou nas suas redes sociais o seguinte:

“Não quero acreditar no boato que me contaram agora no paddock. Não.” A partir daí, as redes sociais incendiaram-se com rumores e teorias sobre o que poderia estar a acontecer. E claro que a vaga na Red Bull foi uma das mais comentadas.

Um rumor que ganhou força foi a possível ida de Fernando Alonso para a Red Bull, numa mudança que seria espantosa de tão improvável. Mas como Fabrega é espanhol, tal como Alonso, a ida para a Red Bull deveria ser encarada com alegria. Mas o tom da publicação era negativo, como confirmou numa publicação seguinte:

“Vou dizer apenas uma coisa sobre o boato de que falei ontem. Pelo tom do texto, é evidente que não gostaria que isso acontecesse. A partir de agora, podem especular o quanto quiserem. E espero que continue a ser um rumor e não se torne notícia. Fim do tópico.”

Mais ainda, Antonio Lobato, jornalista espanhol com uma ligação forte a Alonso afirmou taxativamente que não há nada entre Alonso e a Red Bull. Mas a vaga de rumores avançou para uma possível reforma de Alonso ou até uma saída de Sergio Pérez da Red Bull. Ora Pérez não dá mostras de querer sair da F1 e a Red Bull continua a dizer que Pérez é para manter. É verdade que Alonso não está numa situação positiva e depois do excelente arranque da Aston Martin, a equipa claramente perdeu o norte, o que pode estar a desmotivar o piloto, mas Alonso tem dito repetidamente que se sente bem e que ainda não pensa em pendurar o capacete. Alonso sabia que este ano seria penoso e as primeiras corridas correram muito melhor do que todos imaginavam. Alonso entrou a pensar num projeto a médio prazo, e antes do carro ir para a pista estava mentalizado que este poderia ser um ano duro. Acabou por começar bem e está a acabar mal, mas Alonso já conseguiu mais este ano do que esperava. Faz sentido falar em reforma se o saldo, apesar de tudo, é positivo e a Aston mostra querer de facto tornar-se numa das grandes equipas?

No meio de todos os rumores, uma publicação no Twitter de Craig Scarborough, outro comentador de F1, mais ligado à área técnica, tal como Fabrega, também deu a sua “bicada”. O britânico publicou o seguinte:

“Este rumor pode estar relacionado com o meu perfil no LinkedIn 😉.”

De seguida, em resposta a um utilizador, publicou esta foto:

Aqui pode ver-se uma foto de Adrian Newey, mal disfarçada. Será que é Newey que se vai reformar? Será mesmo o rumor associado a Newey? Será apenas mais uma brincadeira, depois de alguém ter dito que o rumor era sobre Scarborough passar a ser diretor técnico (claramente uma brincadeira)? Um utilizador perguntou se Newey se iria reformar e Scarborough respondeu “Não”.

O que se sabe em concreto? Nada. E por isso alguns jornalistas se mostraram contra esta forma de comunicar sobre possibilidade. Levantar um rumor sem acrescentar qualquer dado não parece ser a melhor forma de comunicar, dando azo ao que aconteceu ontem, em que foram avançadas as mais diversas possibilidades. Fabrega é um comentador reconhecido e não faria o que fez sem ter de facto ouvido algo. Mas fazê-lo desta forma não parece indicado. A animação nas redes sociais foi grande, mas não foram mostrados factos que mostrem que algo de bombástico está para acontecer. E assim vivemos, no mundo dos rumores.

Foto: Dan Istitene/Getty Images

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Mdesign
Mdesign
1 ano atrás

Lindo lindo, era o Max estar aborrecido e reformar-se

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado