F1: Um Covid-19 positivo já não cancela Grande Prémio
Ao contrário do que sucedeu na Austrália, novo teste positivo na Fórmula 1 não vai impedir uma corrida de seguir em frente. Na Austrália, a McLaren retirou a sua equipa depois de um dos seus funcionários ter testado positivo para coronavírus. O fim-de-semana da corrida foi subsequentemente cancelado. Agora, Chase Carey, diretor Executivo da F1, diz que a disciplina está muito melhor preparada para lidar com um cenário repetido: “Um indivíduo que seja detetado com Covid-19 não levará ao cancelamento de uma corrida. Nós encorajamos as equipas a ter procedimentos em vigor, pelo que se um indivíduo tiver que ser colocado em quarentena, temos essa capacidade e a de substituir esse indivíduo. Há no entanto ainda coisas que teríamos que conversar e trabalhar nelas. A variedade de “e se” é muito ampla para resolver cada uma delas, mas uma equipa que não pudesse correr, não cancelaria a corrida. Acho que não conseguiria sentar-me aqui e expor as consequências. Mas teremos um procedimento a ser seguido para que encontrar uma infeção não leve a um cancelamento.
Se um piloto tem uma infeção, [as equipas têm] pilotos de reserva disponíveis.
Não avançaríamos se não estivéssemos altamente confiantes de que temos os procedimentos, a experiência e as capacidades necessárias para proporcionar um ambiente seguro e gerir quaisquer problemas que surjam”, disse Carey.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Quem são então, e quantos são então os pilotos reserva da Ferrari e Alfa?
Da Alfa é o Kubica, segundo o Guia de F1 do Autosport.
Pois, já falamos disto. Aparentemente o piloto de reserva da Ferrari é o kiwi, mas o Giovannazzi, por ser piloto Ferrari também pode ser requisitado. Aliás coloquei a questão por isso mesmo; acho que se as regras são estas as equipas deveriam fazer uma publicação oficial a informar quais são os pilotos de reserva, que às tantas até deviam ser dois.
O da Ferrari é quem?
Não dramatize. Ou acha que os pilotos são como certos jovens da nossa praça?
E os pontos do reserva vão para os pontos do principal? É que se não o campeonato pode perder a verdade desportiva em termos de pilotos. Eu colocava os meus pilotos principais em quarentena durante a época toda, o risco de perder o título por apanhar covid é grande.
E se o piloto tiver uma apendicite aguda e tiver de ser substituído, também altera a verdade desportiva?
É diferente, a apendicite não é contagioasa e não se apanha num surto mundial. Um piloto assintomático de covid pode ser banido das corridas durante 1 ou 2 meses, não por se sentir doente, mas por ser impedido. No moto GP há pilotos que sofrem acidentes com pernas partidas, que voltam a correr sem estar totalmente recuperados, com covid podes não sentir nada mas ficas em isolamento até ao fim. A melhor coisa que pode acontecer a alguns seria infectar os rivais de propósito.
E os pilotos não são testados, antes de partirem, à chegada e mais não sei quantas vezes? É praticamente improvável acontecer os cenários que apresenta.
https://www.autosport.pt/formula1/f1/f1-as-medidas-implementadas-para-o-regresso-as-pistas/
Leia bem o ponto 1
As equipas deviam fazer os testes de serologia, para saber quem tem já anticorpos. Porque vendo como a Covid-19 já estava bastante espalhada quando foi o GP da Austrália e provavelmente já andava pela europa antes do que se pensava. Pode haver vários membros das equipas que já apanharam Covid e nem souberam.
Por exemplo, o mecânico da Mclaren só soube que tinha Covid-19 porque testaram toda a equipa. Não teve quaisquer sintomas, aparentemente.