F1: Ultrapassar é menos problemático após a China

Segundo o ex-piloto de Fórmula 1 Marc Surer ultrapassar na F1 vai ser menos problemático após o Grande Prémio da China. Depois da primeira corrida do ano todo o ‘paddock’ ficou muito preocupado porque os novos carros eram rápido e espetaculares, com uma grande aerodinâmica, mas tornavam as ultrapassagens mais raras.
Contudo em Xangai a corrida foi bem mais interessante, com Max Verstappen e Sebastian Vettel realizarem duas provas sensacionais. E Surer ficou bastante impressionado. “Não vai o Vettel assim há muito tempo”, afirmou o suíço à cadeia de televisão alemã Sky. O alemão da Ferrari terá deixado os ‘puristas’ da F1 encantados, já que poucas vezes recorreu ao DRS para fazer as suas ultrapassagens. “Na corrida anterior era difícil os pilotos ultrapassarem, mas agora houve muito mais ultrapassagens. É o que devia ser – era preciso ser incisivo, que não se consegue facilmente, não foi só abrir os ‘flaps’ (DRS) e passar. Foi divertido”, afirmou Vettel após a corrida. Mas para o piloto da Ferrari admitiu que a F1 é um pouco como o futebol. “Nem rodos os jogos são ótimos”, observou ainda o germânico.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Isto é como tudo na vida: para os mais dotados é sempre mais fácil ultrapassar, para os menos dotados é sempre mais difícil. É evidente que uma pista nas condições mistas em que estava Xanghai no Domingo favorece sempre o talento natural dos pilotos, coisa em que o Vestappen se destaca obviamente. Aquela 1ª volta só era possível numa pista nas condições em que estava no Domingo. Como aquela tão falada 1ª volta do Senna em Donnington em 93, aconteceu em circunstâncias semelhantes. Numa pista seca isso seria impossível. Agora, repito, uma corrida não é boa ou má pela dose… Ler mais »
Quando resolverem a questão dos monolugares perderem eficiência aerodinâmica quando se aproximam do da frente (que desta vez o mais queixoso foi Verstappen, que até pediu ao Horner para tirar o Sauber da frente, isto também é para quem chamou “queixinhas” ao Hamilton pela mesma razão).
Então aí sim, a F1 estará num bom caminho para que os pilotos possam extrair o máximo das performances sem se verem aflitos porque assim que chegam perto, começam a perder a frente e com isso gastam mais os pneus e enfim, é um efeito em cascata.