F1: Tsunoda de olho na Red Bull enquanto Lawson ‘treme’ sob pressão

A Red Bull está em alerta, os falhanços de Liam Lawson podem reabrir porta a Yuki Tsunoda
Apesar da Honda já ter deixado claro que não pode fazer muito mais por Yuki Tsunoda na F1 – as palavras são de Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation (HRC) – que disse claramente que neste momento da sua carreira tem muito pouca influência no que pode fazer pelo piloto da Racing Bulls, que tem de fazer pela vida.
O japonês perdeu para Liam Lawson a corrida para a Red Bull, pois foi o neozelandês a ser promovido para o lugar deixado vago por Sergio Pérez, mas o início desastroso de Liam Lawson na Red Bull, que enfrenta um começo de temporada de Fórmula 1 em 2025 muito aquém das expectativas pode ser uma janela de oportunidade para o piloto japonês, que tem nas suas mãos a possibilidade de impressionar o suficiente para a Red Bull olhar novamente para si. Os resultados demasiado fracos em qualificação (18º na Austrália, 20º na China) e na corrida (acidente na Austrália, 14º na corrida sprint da China) levantam fortes preocupações a Christian Horner e os seus pares, a pressão da Red Bull vai intensificar-se, mas se Liam Lawson não voltar às exibições que o levaram a ser a primeira opção da Red Bull, Tsunoda pode ver abrir-se de novo essa porta.
A outra oportunidade de Tsunoda, é algo bastante mais rebuscado, mas que se tem falado: a possível saída de Max Verstappen da Red Bull que iria para a Mercedes, mas aí acreditamos que a Red Bull teria forçosamente de ir buscar um piloto de topo a uma das equipas do top 3.
Voltando a Lawson, Helmut Marko, consultor da Red Bull, enfatiza que a Fórmula 1 é um desporto de performance, onde os resultados são cruciais, portanto o seu piloto sabe que já está em xeque, Lawson reconhece a pressão e a necessidade de melhorar rapidamente, e é o que vai fazer, tentar reagir, mesmo admitindo que nãso tem muito tempo para o fazer. Noutra equipa qualquer, talvez, na Red Bull, não tem…
A próxima corrida após a China é no Japão, e será até aí que a Red Bull lhe vai dar ‘rede’, até porque Lawson conhece bastante bem o circuito de Suzuka. Se tudo correr como até aqui, acabou-se, para Lawson.
Contudo, o neozelandês tem a corrida de amanhã, ainda para começar já a mudar ‘feelings’…
Como referimos, Yuki Tsunoda, pilotos da Racing Bulls, pode ser a primeira alternativa viável caso a Red Bull decida mudar. Por isso, também ele tem de ‘entregar’ até que eventualmente essa decisão seja tomada…
É assim mesmo a F1…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Drugovich is better than Lawson.
Pode até ser, mas ainda não teve oportunidade de mostrar o seu real valor na F1, pelo que a sua afirmação carece de objectividade. Não basta ter sido campeão de F2 (com justiça) ou bater o piloto do outro carro da equipa num treino livre, para se aferir do que vale um piloto na F1.
E é melhor pensar em esquecer o Drugovich na F1, pois se, este ano, não competir num campeonato que dê pontos para a F1, vai começar a perdê-los. O regulamento fala em 40 pontos NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS, algo que muita gente esquece.
É tão bom que nenhuma equipa o quis até agora…
Quando começamos a falar do valor de pilotos tendo em conta a nacionalidade do mesmo, logo percebemos que a objetividade “já era”…
Lembro-me de um piloto que, na sua primeira época completa, não pontuou nos primeiros cinco GPs, que foram pouco menos que desastrosos. Nesse mesmo ano venceu um Grande Prémio e, dois anos mais tarde, ganhou o primeiro de quatro títulos. Diante disto, pergunto: não será um bocado cedo para começar com especulações estúpidas?
Creio que na conjuntura atual, era a pior opção que o japonês poderia tomar, pois é certo e sabido que há alguns anos a esta parte o assento do monolugar número 2 da RBR virou uma “cadeira elétrica”! As configurações base da RBR estão centradas no execional talento do Max, que tem um estilo de condução peculiar e bem mais “agressivo”, diferente de qualquer outro piloto, e por isso a Redbull deixou de “dar asas” para se tornar num touro difícil de domar para a maioria do grid, se é que existe alguém lá que pudesse fazer os mínimos necessários… Ler mais »
O substituto de Lawson será Hadjar.
Seria o lógico. Mas o choro na último GP fez com que perdesse alguns pontos.
Na! Só granjeou mais impacto em marketing.
Se o Lawson não consegue entregar performance então o Hadjar vai pelo mesmo e com isso mata mais dois pilotos.
A Red Bull teve mais que tempo para encontrar uma solução, decidiram trazer o Lawson agora só têm que aguentar independentemente dos resultados que ele conseguir entregar a equipa.
Mata 2 e desde quando isso foi problema para a Red Bull?
Custa ver um miúdo tão perdido como Lawson, ele até se tinha portado bem até este ano. Espero que a equipa o consiga ajudar a encontrar uma afinação que lhe permita guiar aquele carro. Quanto a Tsunoda…duvido que o Japonês queira ir guiar aquele RBR! (digo isto meio a brincar meio a sério…)
“(digo isto meio a brincar meio a sério…)” Mas faz todo o sentido! Porque ele está a fazer um bom trabalho na RB2, mostrando que foi um erro não ser a primeira escolha para a Red Bull. E com isso está a mostrar a outras equipas que pode ser uma aposta segura. Ainda existe a possibilidade de o Max sair da Red Bull para a Aston Martin ou Mercedes que tanto se fala na imprensa, se acontecer a Red Bull iniciar uma época com Lawson e Hadjar jovens sem experiência e em um ano de mudança de regras seria um… Ler mais »
Os outros rookies têm estado mais ou menos a par com os companheiros, Antonelli, Hadjar, Bearman. Até o Bortoletto está com o colega nas últimas posições. Acho que o Lawson e o Doohan não têm o ritmo.