F1, Toto Wolff: “Vamos ter que considerar criar uma equipa B”

Por a 2 Janeiro 2018 12:21
Toto Wolff mostrou-se impressionado com a Ferrari pela forma “visionária” como se aproximaram da Sauber, considerando ser uma hipótese para a Mercedes.

Em 2018, a Ferrari reforçou a sua parceria com a Sauber, através do patrocínio da Alfa Romeo, marca do Grupo Fiat, tal como a Ferrari. Este novo acordo permitiu colocar Charles Leclerc como piloto da equipa e Antonio Giovinazzi como piloto de reserva, apesar de o italiano já ter tido este cargo em 2017. A equipa italiana tem ainda relações muito próximas com a Haas, com colaborações técnicas.

“Penso que o que o Sergio Marchionne e o Maurizio [Arrivabene] estão a fazer é muito inteligente. As boas relações com a Haas ajudaram as duas partes e este acordo com a Sauber é muito visionário. O Fred [Vassuer] também está muito por dentro da Fórmula 1 e esta pode ser uma aliança perigosa para nós. Vamos ter que considerar copiar este modelo. Não é fácil porque não queremos distrair a nossa própria organização ao colaborar com outras equipas, mas não somos os únicos com ideias brilhantes”, disse Wolff à ESPN.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jose-goncalves
jose-goncalves
7 anos atrás

Bravo!! Só agora é que chegou a esta conclusão?? Deviam era ter comprado a Manor e resolviam dois problemas num só….. Tinham uma equipe B competente ( e a preço de saldo) e lugar como piloto nº 1 para o Pascal!!

ernie
ernie
Reply to  jose-goncalves
7 anos atrás

Atenção! A ideia brilhante não é comprar uma equipa endividada (falida) como a Manor, não foi isso que a Ferrari fez.
Comprar uma equipa a preço de saldo, mas “atolada” em dívidas, pode sair muito caro mesmo que tenha um director muito competente como é John Booth.
A Ferrari não comprou nenhuma equipa, vende tecnologia à HAAS, e a Alfa Romeo é apenas um patrocinador da Sauber, que também compra tecnologia à Ferrari.
Há que perceber a diferença.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ernie
7 anos atrás

Exacto, além que temos de ver o aspecto competitivo. De que serve comprar uma equipa que não consegue desenvolver chassis minimamente competitivos? É que a Sauber em 2017 este muito mal, era a cauda do pelotão, mas noutros anos demonstrou ter capacidade para mais. Já a Manor foi sempre a cauda do pelotão quando lá andou, só mesmo “batida” em ser a pior pela HRT…
Ora nesse tipo de equipa, como podes avaliar o potencial de futuros pilotos? Difícil.

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

É preciso olhar um pouco para o historial da Manor, e temos que respeitar o trabalho que foi feito para manter por tanto tempo uma equipa que nasceu como esta. Max Mosley tinha prometido que conseguia ter equipas a correr por 40.000.000,00 por ano, e apareceram 4 projectos baseados num motor low cost que a Cosworth fez porque era negócio. Dos 4 projectos aceites por Mosley (que não foram necessariamente os melhores na minha opinião), a USF1 nem sequer passou de conversa fiada, a Hispania também começou logo a estrebuchar e mudar de dono antes de ter carros em pista.… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  ernie
7 anos atrás

Belo texto, Ernie, já nem me lembrava da ligação da Virgin à Manor, que foi declarada insolvente há menos de 1 ano, e parece que recentemente a FOM devolveu o dinheiro despendido com a inscrição para o campeonato de 2017. Onde ponho um ponto de interrogação é no acidente do Ratzenberger. Houve a quebra de um apêndice aerodinâmico de 20 cm 2 da asa dianteira, o que originou o acidente, mas na volta anterior o piloto falhou a chicane das Acque Minerali, ou cortou-a para ganhar alguns centésimos, subindo o corrector, o que poderá ter causado algum dano, opinião, por… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Bem, a escolha é óbvia: Force India. Pelo menos até comprarem uma outra equipa para ser uma verdadeira equipa-B, tal como a Toro Rosso é para a Red Bull.

old-player
old-player
7 anos atrás

Mais fácil e barato criar uma equipa B de raiz, usar o mesmo chassis e restantes componentes dar-lhe outro nome e pronto.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  old-player
7 anos atrás

É proibido na F1 usar o mesmo chassi da casa mãe ou qualquer outra equipa que compita no mundial. A equipa B tem de ter capacidade de produzir e desenhar o seu próprio chassi.

old-player
old-player
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Nao se for uma equipa cliente, mas mesmo assim com algumas alterações e construção em outra casa penso que seja possível.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado