F1: Toto Wolff contra os V10 num futuro próximo e aponta o dedo à Red Bull

Toto Wolff, continua a torcer o nariz ao regresso a curto e médio prazo motores V10 de aspiração natural à Fórmula 1, na sequência da sugestão do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, de que estes poderiam ser viáveis com combustíveis sustentáveis.
As equipas preparam a todo o gás a chegada de novos regulamentos em 2026, que conta com novos carros e novas unidades motrizes que deverá manter-se até 2030. Mas a sugestão de Ben Sulayem para a introdução de unidades V10, tendo dado que falar. A ideia poderia passar por manter as unidades atuais mais uns anos (o que não faz sentido dado o investimento já feito), ou encurtar a regulamentação nova. Wolff avisou para os riscos de uma alteração dos regulamentos demasiado cedo, uma vez que fabricantes como a Audi e a Honda já efetuaram investimentos significativos. Salientou a necessidade de estabilidade e fiabilidade no planeamento a longo prazo da F1.
“Corremos o risco de parecer tolos enquanto Fórmula 1, quando estamos a atrair empresas como a Audi e apresentamos um excelente motor híbrido com combustíveis sustentáveis e, de repente, dizemos que só queremos mantê-lo durante apenas três anos e não cinco” disse Wolff citdo pelo motorsport.com. “Temos de ser um parceiro estável e fiável que diga: ‘Estes são os regulamentos, este é o orçamento de investimento, têm de calcular para isso’. E depois as pessoas podem aderir ou não.
Mas – antes mesmo de os regulamentos terem começado – dizer vamos ver o próximo motor e a próxima unidade motriz, acho que faz com que a Fórmula 1 pareça um pouco errática. E é por isso que todos temos o mesmo interesse entre a FIA, a Fórmula 1 e as equipas; queremos que o desporto seja excelente, em vez de olharmos para o sucesso de uma única corrida ou época. Tem de haver um plano a longo prazo e todos estão a puxar para o mesmo lado”, insistiu o austríaco.
Wolff rejeitou a urgência de tais conversações, sugerindo que são alimentadas por equipas preocupadas com as suas unidades motrizes para 2026, particularmente a Red Bull, que está a desenvolver o seu próprio motor com a Ford pela primeira vez:
“Penso que as pessoas têm a sensação de que talvez não sejam tão competitivas como desejariam para o próximo ano. Lembram-se de 2014? As mesmas pessoas falaram mal dos regulamentos dos motores no passado porque o seu fornecedor de unidades motrizes não era competitivo no início. Agora estão a fazer os seus próprios motores e penso que há muito receio de que não esteja a correr tão bem e é por isso que, de repente, começa a manipulação e os V10 surgem como uma ideia”, acrescentou.
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Touchdown
Este foi dos melhores comentários que li nos últimos tempos do Toto Wolff e sobre o tema motores na F1. Estou totalmente de acordo quando ele diz que não faz sentido mudar, quando as empresas já gastaram muito dinheiro a desenvolver os nos novos motores para 2026.
Há indivíduos que só faziam bem se fossem embora da F1(estão a mais). É o caso deste politico /personagem. Na minha opinião.