F1: Toto Wolff considera pouco provável alcançar a Red Bull com o regulamento atual

Por a 1 Dezembro 2023 17:50

A Mercedes lutou até ao final da última corrida do ano pelo segundo lugar, muito distante do que fez em Abu Dhabi em 2021, quando discutiu o campeonato mundial de construtores, e o de pilotos, com a Red Bull. Em 2023 não triunfou em qualquer corrida, algo que não se via desde 2012. 

Apresentando o mesmo conceito do monolugar do ano passado, o Mercedes W14 desenvolvido para tentar voltar à luta pelos primeiros lugares da classificação com a Red Bull nesta temporada, acabou por ser mais um tiro no pé da equipa de Brackley. Tudo teve de ser repensado e apesar de introduzir um pacote extenso de atualizações, o carro continuou a ser pouco performante comparativamente com o RB19 e frágil a mudanças de condições. A McLaren melhorou, a Ferrari encurtou a diferença no campeonato e a Mercedes chegou ao final da temporada com o mesmo problema que teve em 2022: precisa de colocar o carro na entrada da fábrica para todos se lembrarem como não produzir um monolugar de F1. 

A partir de certa altura no ano, ficou claro que para 2024 tudo tinha de ser mudado. Não servia desenvolver aquele conceito do carro. Por isso, para Toto Wolff, passar do ponto onde terminaram este ano até conseguirem lutar por vitórias, há que ultrapassar muitos desafios. O responsável da Mercedes comparou esse caminho, com escalar o Monte Evereste.

Depois de alcançar o vice-campeonato, Wolff sublinhou que “a Red Bull iniciou este regulamento de 2022 com uma enorme vantagem e conseguiu mantê-la [em 2023]”. Temos de ter muito respeito pelas suas conquistas, tanto a nível da engenharia como do piloto, e vencê-los sob o regulamento atual é improvável, isso é claro”.

O responsável da Mercedes mantém a esperança, apesar do enorme desafio que será dar a volta a esta situação. “A McLaren com uma atualização desbloqueou um segundo por volta e a AlphaTauri chegou forte ao final [da temporada] e a Aston Martin fez um bom trabalho durante o inverno. Há uma solução para ter muito mais desempenho”, disse Wolff. “Penso que fazemos uma avaliação honesta de que este carro nunca será suficientemente bom para lutar pelo campeonato, e tomámos a decisão na primavera que temos de voltar ao início e criar algo novo no próximo ano. Mas o Monte Evereste está à nossa frente”, admitiu.

Toto Wolff mantém-se cético sobre o futuro da sua equipa e com razão. Já esteve do ‘lado de lá’, quando vencia sem contestação e os adversários tentavam encurtar a distância. Não é só a Williams que pode tirar partido dos próximos regulamentos técnicos e das unidades motrizes, mas esse só entra em vigor em 2026, até lá a Mercedes tem de tentar alcançar a Red Bull.

Foto: Martin TRENKLER

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
9 meses atrás

Dominaram a F1 durante dez anos, algo nunca visto , e continuam recorrentemente com o choradinho habitual. Que queriam eles ?
Certamente que poderão colocar esses 10 anos num belo quadro no museu, porque isso certamente nunca mais se irá repetir. Até foram 2º este ano o que foi muito bom. No passado equipas que dominavam alguns anos a seguir vinham bem para baixo. Toca a todos e ainda bem que assim é, para a desportividade da F1.

Pity
Pity
Reply to  canam
9 meses atrás

Dez anos? 2014 a 2021, na minha matemática dá oito anos, não dez.

jacinto-18
jacinto-18
9 meses atrás

Façam o favor de criar um regulamento específico para o Sr. Wolff.

2020
2020
Reply to  jacinto-18
9 meses atrás

Já i teve, mas nessa altura era “tudo legal” e dava jeito.

2020
2020
9 meses atrás

“Criem um regulamento específico” para a Ferrari a ver se alguém concorda… Tb “já é tempo”… Algo que ninguém está interessado.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado