F1: Toto Wolff arrepende-se de lançar Kimi Antonelli em Monza

Por a 10 Outubro 2024 10:00

Toto Wolff refletiu sobre a desafiante estreia de Andrea Kimi Antonelli na Mercedes durante o FP1 do Grande Prémio de Itália de 2023. Antonelli, que deverá substituir Lewis Hamilton em 2025, mostrou uma velocidade impressionante no início, mas despistou-se em Parabolica. Wolff sugeriu que poderia ter sido uma melhor decisão estrear o jovem de 18 anos num ambiente com menos pressão do que a sua corrida em casa, em Monza.

Apesar do acidente, Wolff elogiou a velocidade e a abordagem de Antonelli, referindo que ele foi rápido desde o início, mas que a sua inexperiência pode ter contribuído para que se esforçasse demasiado para as condições da pista. Wolff reconheceu que o impacto emocional do incidente seria uma experiência de aprendizagem para Antonelli.

“Não diria que foi um erro, mas acho que não estávamos completamente certos ao avaliar a pressão a que ele poderia estar sujeito”, disse Wolff. “O motivo é que falámos sobre isso e sobre como abordar a sessão. Ele tem sido brilhante nos testes. Nunca errou uma vez nos muitos milhares de quilómetros que já fez. Mas é um jogo diferente quando se é um piloto italiano, com 18 anos, em Monza, e é a sua primeira oportunidade. Talvez se tivéssemos considerado isso como um fator de risco face ao conjunto de dados que tínhamos dele, provavelmente teria sido sensato dar-lhe um TL1 num fuso horário totalmente diferente do de Itália. Mas ele vai aprender muito com isso”.

“Gosto da abordagem dele. Ele é rápido na primeira volta a sair das boxes, e foi isso que demonstrou. Obviamente, eu teria gostado que ele estivesse no topo da tabela de classificação e isso foi-lhe retirado porque saiu de pista- e algumas dessas velocidades só foram atingidas muito mais tarde durante o fim de semana. Obviamente, ele estava demasiado rápido para as condições da pista e do carro nessa fase, por isso foi preciso equilibrar a ambição, a motivação e a capacidade com a experiência. Eu sabia que isso o ia magoar, que o ia magoar emocionalmente.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 mês atrás

2023?

inox2002
inox2002
1 mês atrás

“Grande Prémio de Itália de 2023. Antonelli…mas despistou-se em Parabolica”. 
AutoSport, novamente grandes pérolas passam por essa redacção. O ano é este, 2024 e o Antonelli despistou-se na Parabólica, não em. Infelizmente o costume…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 mês atrás

Além de ser um piloto altamente promissor, o Andrea Kimi Antonelli é um viajante no tempo que consegue ultrapassar as barreiras do tempo e do espaço.
(Bem, a do espaço não, porque não ultrapassou aquela barreira «em» Parabolica.)

917/30
1 mês atrás

Ignorando as gralhas no artigo, a verdade é que com alguma sorte até podia ter corrido bem a AKA, mas tinha tudo para correr mal…e correu! Mantenho tudo o que disse antes do FP1 de Monza, o miúdo é bom mas ainda não está pronto, quem segue a F2 sabe do que falo. Mas o que achei giro na altura foi ler aqui comentários do tipo,”o Sainz e o Colapinto na mesma sessão também tiveram problemas na parabólica Alboreto”, esqueceram-se foi de dizer nem o argentino nem o espanhol nem um risco na pintura fizeram, enquanto o AKA partiu o… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  917/30
1 mês atrás

O desempenho na F2 não pode, só por si, ser bitola para avaliar o piloto, basta comparar com o colega de equipa, ambos muito abaixo do que a Prema nos habituou. Os erros da Mercedes foram não deixarem o miúdo fazer a escada normal, saltando a F3 e montarem-lhe pneus macios no primeiro contacto com o carro deste ano. Geralmente o primeiro contacto é de pneus duros.
PS: reparou que todos fomos corridos a negativos por termos aludido aos erros do texto? 🙂 🙂

917/30
Reply to  Pity
1 mês atrás

Sim mas quando falo do AKA na F2 não falo da sua rapidez, que não está em em causa, mas sim dos erros que tem feito. São erros típicos de uma mais que normal falta de experiência, daí afirmar que não está pronto é só a minha opiniã, vale o que vale.
Sobre os negativos é para o lado que durmo melhor, mas estará a insinuar que o AS veio dar-nos negativos só por termos falado nas gralhas? loool Seria giro isso, mas o mais certo é serem os parvalhões do costume.

Pity
Pity
Reply to  917/30
1 mês atrás

O Autosport tem mais que fazer do que dar negativos. Falei nisso por achar graça. Há uma criatura, pelo menos, que não lê os comentários, apenas dá positivo ou negativo conforme o nick e isso diverte-me.
Quanto à sua opinião sobre o miúdo, vale tanto como a de outro qualquer, toda a gente tem direito a opinar.

917/30
Reply to  Pity
1 mês atrás

Estava a brincar quando falei nos negativos dados pelo AS, mas lá que seria giro se assim fosse seria.

canam
canam
1 mês atrás

Este Antonelli para já tem uma boa imprensa, coisa que por exemplo, o Vestappen nos seus primeiros anos nunca teve. Tem tudo que demonstrar e geralmente estes fenómenos pré-definidos , são depois uma triste desilusão e ser lançado aos lobos tão cedo, é arriscadíssimo, dependendo obviamente do que se pretende que o jovem faça.
A Mercedes vive aprisionada ao legado do Hamilton, que, quer se goste ou não do personagem, é algo muito difícil de se aproximar.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado